Seguimento Litoral Centro - Março 2010

Aqui está bastante sol e vento nulo.

Céu nublado por nuvens médias e altas e 21,1 ºC.

Nada de precipitação.

boas tardes a todos:D
desloquei-me para Arruda dos vinhos para almoçar com uns amigos, tenho uma célula a W a vir pra cá direitinha:D
neste momento vento nulo, ceu muito nublado por torres, C.Congestus e "cogumelos" em rapida expansão, o carro marca 20.5º

Embora já esteja a abrandar, a chuva mantém-se forte.

26,4mm e temperatura nos 13,9ºC!

22,5mm registados pela RUEMA do Cacém.

cacem.jpg

Quantidade de precipitação estimada pelo radar:

lis100321140000.jpg

-----------------------

Vai chuviscando aqui, com o vento a soprar moderado de NO.

A nordeste de mim, a estação de Bucelas já vai com 17mm acumulados na última hora.

Boas,

Hoje cerca das 14:00 começou a escurecer e ao olhar em redor da minha casa detectei uma "chaminé" de furacão na direcção Norte, aí para os lados Fanhões / Freixial por cima daquelas serras.

Chamei um vizinho a assistimos á sua dissipação, transformando-se np tipo de cauda da animal, ainda tirei foto com o tlm mas era muito longe e não ficou nada dejeito.

Olá boa tarde! ;)

O dia tem sido marcado por algum sol e aguaceiros como o que ocorreu ao início da tarde com alguma intensidade.
De momento existem muitas nuvens com boas formações em destaque a SE com Cumulunimbus incus, Cumulus congestus e Stratocumulus castellanus; contudo por aqui o céu está pouco nublado.

A temperatura permanece bem primaveril e já chegou a uma máxima de 20.0ºC; o vento sopra fraco de NW.

Valores actuais: 18.3ºC / 69% HR

Tromba de água inunda baixa do Cacém
Hoje
Uma intensa chuvada nesta zona de Sintra provocou várias inundações naquela localidade. Os bombeiros acorreram a dezenas de chamadas
Ao final da manhã o Cacém, uma das zonas mais povoadas do concelho de Sintra,esteve so intenso temporal. Terá sido, segundo os metereologistas, um fenómeno de uma tromba de água.O temporal inundou as partes baixas da localidade, causando várias inundações. Os bombeiros receberam dezenas de pedidos de ajuda. A baixa do Cacém está em obras, o que agravou os danos

Fonte : DN PORTUGAL

Belos Cumulus congestus ainda bem visíveis e com bom potencial a SE, enfim, a faixa privilegiada destes eventos... :(

Aqui muito poucas nuvens mas à base de Cumulus fractus, maior compactação a norte e o vento permanece fraco de NW.

Valores actuais: 17.6ºC / 67% HR

Tromba de água inunda baixa do Cacém

Um fenómeno bastante curioso tendo em vista a distância do mar... :rolleyes:
Deve ser uma expressão também a colocar no saco dos mini-tornados! :lol:

Voltei do passeio á Serra da Arrábida, que teve bastante sol e algum calor.
A temperatura "mínima" que por lá encontrei, foi nos 20.2ºC, e a "máxima" nos 23ºC.
Havia também algum vento.
Aqui estão as fotografias:

sdc11139z.jpg

sdc11140.jpg

sdc11141.jpg

E claro, não podiam faltar os instrumentos dum meteolouco:D

sdc11167h.jpg