Seguimento Litoral Centro - Março 2016

Esta amiga fez cá um estrondo...!! :lol:
8SjnkT6.jpg

A bomba que estava a falar...
Baixem o volume se estiverem de fones :lol:

Cá está a marota que me furou os tímpanos. :lol:
Amp: 165,2 !!
VJYU95K.jpg

Entretanto aqui no eixo Amora-Paio Pires, pouco ou nada se passou de extraordinário, para manter a infeliz média do ultimo ano, sem qualquer evento relevante....... apenas de salientar as bonitas cores de fim de tarde!!

Boa noite, hoje presenciei realmente uma trovoada das antigas, estava eu ainda a beber o meu café antes de entrar ao serviço ás 14h quando reparei nas enormes torres que se aproximavam ali da zona do Saldanha. Nisto quando entro ás 15h começo a ver flash's quase de 5 em 5 segundos, obviamente que tive de ir a correr lá pra fora e quando lá cheguei pronto, autênticas bombas por todo o céu e houve uma que se destacou que penso ser a do vídeo do Tiagolco que foi mesmo por cima de mim e muito violenta, não houve carro ali que não ficasse a apitar. Entretanto começam a cair pedras de gelo do tamanho de berlindes(abafões) mas por pouco tempo. "Sorte" teve a minha namorada que trabalha ali mesmo ao lado em Entre-campos e teve a amabilidade :p de me filmar a tempestade de saraiva que por ali passou. Entretanto e para terminar o dia em grande um duplo arco-íris fantástico enquanto atravessava o Tejo. Deixo-vos aqui as fotos e o vídeo da brutal trovoada (É favor não ligar ao rapaz que diz "Olha está a nevar") :lol: .

Rd4kJG6.jpg

cThxrXX.jpg

e3ThuWP.jpg

R5yasbR.jpg

de3u5KA.jpg

z6Wekan.jpg

Ok, obrigado. :-)
E temperatura, qual será a actual em Lisboa agora??? Sinto muito frio na rua...
Um amigo meu que tinha uma estação instalada na rua, disse-me que na altura, a temperatura caiu dos 12 para os 5 graus, será possível???

Por volta das 15:00, no IC17, o meu carro marcou 3.5ºC, mas o piso estava como se sabe cheio de gelo

:thumbsup:

Sim, sendo muito raro pode efectivamente acontecer quando se estabelece uma corrente descendente até ao solo, de forma rápida em que não dá tempo que o ar descendente aqueça.

Se em alguns pontos a temperatura desceu para os 3,5 ºC, provavelmente foi uma situação de quase transição de granizo para neve...

A estação de Alvalade (Lisboa) do IPMA passou de 17,2 ºC às 13h00 para os 8,3 ºC às 16h00.

Última edição:
Fotos de hoje. Output directo, sem quaisquer edições. Qualidade de telemóvel, e o enquadramento não foi o melhor possível. Mesmo assim ainda perdi o "melhor", passo a explicar já a seguir.

Primeira e segunda fotos - a estrutura que eu vi (independentemente do que seja, tinha rotação) descer até muito perto do solo, a foto foi tirada quando esta se encontrava já a subir novamente :( o timing não foi o melhor...

k9zvqa.jpg

97o6px.jpg

Terceira foto - era muito notório o updraft intenso (posso dizer-vos que era tão intenso - isto é, na rapidez do movimento - como neste vídeo )

ka2ss5.jpg

Quarta e quinta fotos - formação de um "whale's mouth" (confirmem-me se isto é realmente esse fenómeno)

ng1t9z.jpg

b4apsi.jpg

Lightning não me espanta mesmo nada que a célula tenha tido alguma rotação, antes de entrar ao serviço e mesmo estando rodeado de prédios consegui visualizar um movimento atípico na base da nuvem mas tive mesmo de entrar e acabei por não ver o resto. Não descarto nada neste momento, mas que foi muito intensa foi.
Começa um novo dia com 11,2ºC e céu muito nublado com algumas torres à vista a Oeste.