Seguimento Litoral Centro - Março 2018

Aqui nas ruas da Póvoa (Casal da Serra, zona alta) medi algumas rajadas superiores a 50 Km/h, vento sustentado por vezes superior a 30 Km/h. Não está agradável mas abrigado e ao sol está-se muito bem.

Sem grande confiança no registo, a estação WU da Póvoa indica 11,4 mm acumulados entre as 3:43 e as 12:43; rajada máxima de 31 Km/h (é uma zona baixa).
A estação de Fanhões mostra 14,7 mm acumulados até às 13n; rajada máxima de 44 Km/h (encosta pouco exposta).
Montemor, na serra acima de Odivelas, apenas 9,4 mm e rajada de 22 Km/h.
E não há mais estações WU aqui perto com registos credíveis.
 
Em Sesimbra, o maior mar desde vários anos. Ondas com cerca de 3 m de altura. Galgou para a marginal em vários pontos, encheu a estrada e os passeios de areia e algas, mas não houve estragos de maior, excepto nos passadiços de madeira e pequenas estruturas de praia.

Agora não tenho tempo, mas amanhã deixo fotos e vídeos.
 
Céu parcialmente nublado e o vento tem vindo a enfraquecer.
O acumulado do dia segue nos 6,8 mm.

T. Atual: 14,5ºC
HR: 55%

Vento moderado de Oeste 11,9 Km/h
 
Última edição:
Extremos do dia:

Mínima: 13,1ºC
Máxima: 16,1ºC
Vento médio máximo: 27,0 Km/h
Rajada máxima: 35,6 Km/h
 
Almada
Casas inundadas e carros arrastados pelas ondas na Trafaria

image.aspx


Uma dezena de casas no Bairro do 2º Torrão, na Trafaria, sofreu inundações devido à forte ondulação que destruiu a barra de proteção e empurrou entulho e pedras para a estrada que separa as casas do mar.

Os bombeiros voluntários da Trafaria receberam o alerta para inúmeras casas na orla costeira inundadas e carros que foram arrastados pelas ondas, e pelas 15.30 horas estavam a caminho do local.

Paulo Faísca, presidente da Associação de Moradores do Bairro do 2º Torrão, conta que o carro dos bombeiros não conseguiu chegar à zona mais afetada do bairro porque a estrada de acesso está danificada pelo mar. "Há muitas casas inundadas e os bombeiros nem conseguem lá chegar", disse ao JN.

https://www.jn.pt/local/noticias/se...rastados-pelas-ondas-na-trafaria-9154326.html

O vento aqui continua sem dar tréguas.
 
Mais uns aguaceiros vão caíndo por estes lados.
Fui agora espreitar os poços da horta, e já subiram cerca de 1 metro o seu nível, alías um deles está apenas a 50 cm de deitar fora pelo buraco.
As valas dos terrenos já vao correndo, mesmo sendo só um fio, já é sinal que se estão a aguentar umas horas depois de chover.
Os vários buracos que tenho abertos para plantar as árvores de fruto estão cheio e a deitarem fora, é sinal já de alguma saturação dos solos, até pode ser que amanhã já estejam secos, indica assim também que os solos que começam a absorver ainda mais lentamente, mesmo o terreno sem ter sido mobilizado.