Seguimento Litoral Centro - Março 2018

PROTECÇÃO CIVIL MUNICIPAL 10/3/2018
26a0.png
⚠ AVISO
SUBMERSÃO DA E.N. 365, FREGUESIA DO POMBALINHO E DA C.M.1 (LÁZAROS), FREGUESIA DE AZINHAGA.

Todas as situações registadas ontem 9/3, no Concelho da Golegã, com que o nosso Serviço Municipal de Protecção Civil se confrontou, nomeadamente, nas Estradas Nacionais 243 e 365, entre outras, estiveram sob controlo, sendo resolvidas com sucesso e com a maior brevidade possível, evitando-se, assim, acidentes!
FOI ACTIVADO PELA COMISSÃO DISTRITAL DA PROTECÇÃO CIVIL, O PLANO ESPECIAL DE EMERGÊNCIA PARA CHEIAS NA BACIA DO TEJO, DESDE AS 9.00 HORAS DE HOJE, em nível Amarelo. O maior caudal lançado pelo conjunto das barragens com influência no Rio Tejo foi de 2297m3/s às 07 horas de hoje\\CDOS Santarém.

 
Fiquei perto desse registo, com 45.8mm, foi o segundo dia mais chuvoso do evento.
Por aqui foi ontem o dia mais chuvoso, o segundo foi no passado sábado! dia do teu melhor acumulado desde que fazes registos! Pareceu-me que ontem isso aconteceu por aqui a muita gente :) dia de recordes de acumulados ;) dia épico portanto, só faltou mesmo a cereja no topo do bolo :trovao:

Quanto ao dia de hoje um sol agradável pela manhã, também faz falta! Temperatura actual: 16.1ºc HR:87% , vento fraco de SW 9.3kl/m, Pressão: 997.8 hpa! A bonança , antes da tempestade :p
 
Última edição:
Tu mandaste lá alguém? - Eles também não

pic_D16023C1_309667DF.jpg


Ponte do Lamego (na foto), Ponte Nova, rio acima, rio abaixo: em todos os locais em que há um qualquer estrangulamento causado pela subida das águas, é o que se vê. Sempre que chove mais, anos após ano.

O rio Almonda, neste tempo de cheia anunciada com dias de antecedência, é o exemplo acabado da incúria total e da política do foguetório e da “selfie”. Tudo o que implique trabalho a sério e planeamento, não interessa.

Durante anos, desde a última limpeza do rio em 2000, nunca mais uma palha foi limpa. Entretanto, caíram muros, casas inteiras, árvores, cresceram ilhas, tudo dentro do leito, e lá jazem, a fazer barragens subterrâneas ao escoamento das águas. A impunidade foi e continua a ser total, com a conivência de quem pode.

O rio Almonda não passa de um fait-divers de campanhas eleitorais e há uma terra triste, cujos responsáveis não lhe ligam pevide. É todos anos a mesmo conversa. Há dois, há cinco, há 10, há 15!

http://www.jornaltorrejano.pt/sociedade/noticia/?n-d16023c1

E assim está o rio Almonda, dentro da cidade de Torres Novas.