Seguimento Litoral Centro - Março 2025

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Bom dia.
Por Peniche muito vento! Às 8h30 já a EMA do Cabo Carvoeiro registava rajadas de 83km/h. Agora parece estar um pouco mais calmo. Pouco, mas...
Ao ver a imagem de radar parece que aqui na costa oeste "estamos a ser lambidos"!
Lembrar que está a decorrer o Campeonato Mundial de Surf na praia dos Supertubos onde estão montadas todas as estruturas de apoio à prova.

Provavelmente a sermos salvos por meia centena de kms em termos de precipitação!
Provavelmente? Quase certamente. Eu gosto de tempestades, sou o típico meteolouco, mas tenho noção e não tenho a menor dúvida de que, se aquela frente estacionária estivesse ao longo da costa ao invés de ao largo haveria sérios problemas hoje em Lisboa e arredores. :confused:

Pode não estar a chover mas está um temporal de vento como há muito não se via por aqui. :surprise: Entretanto o vento rodou de sul/sudoeste para sudeste nas últimas duas horas, o que também é um sinal de que a frente não vai entrar.

Provavelmente? Quase certamente. Eu gosto de tempestades, sou o típico meteolouco, mas tenho noção e não tenho a menor dúvida de que, se aquela frente estacionária estivesse ao longo da costa ao invés de ao largo haveria sérios problemas hoje em Lisboa e arredores. :confused:

Pode não estar a chover mas está um temporal de vento como há muito não se via por aqui. :surprise: Entretanto o vento rodou de sul/sudoeste para sudeste nas últimas duas horas, o que também é um sinal de que a frente não vai entrar.
Sem dúvida, a minha maior preocupação prende-se de facto com o vento neste momento.
Principalmente aí na Aroeira, não antevejo um final de tarde muito famoso para os pinheiros bravos dessa zona, muitos deles isolados em quintais e por isso super expostos às rajadas.

Pelas imagens de radar parece que na ultima hora a aproximação da frente ao continente acelerou e já está quase a entrar pela AML, vamos ver

1742378617181.webp

Bom dia. Bastante vento também por aqui desde cedo, muita coisa já pelo ar, e o céu começa a escurecer significativamente a Oeste e Sudoeste.

Por aqui ainda não chove mas parece que a frente estacionária vai, sim, entrar por terra adentro, ao contrário do que diziam as últimas previsões. Pelo menos é isso que se consegue observar pelas últimas imagens de radar. :rain::hmm:

O vento, esse continua forte, mas parece que a intensidade travou nos 50 km/h e não tem subido mais na última hora. Ah, e houve uma nova mudança de direção do vento, de sudeste para sudoeste. Quererá dizer alguma coisa? Veremos... :intrigante:

Última edição:
Setúbal na minha estação rajada máxima até agora de 56km/h, de noite não me surpreendia se tiver rajadas acima dos 100km/h pouco antes da entrada da frente e no mesmo momento dessa entrada. Não espero chuva aqui durante grande parte do dia, a frente para mim está dentro do esperado até agora.