Seguimento Litoral Centro - Março 2025

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Temos um registo na rede Clima.AML que aponta para um dos maiores acumulados de hoje: Barreiro com 20,6 mm até às 18:30, dos quais 15,6mm na meia hora das 17:30 às 18:00.
Ali mesmo ao lado, a EMA de Lavradio confirma marginalmente, com 9,6mm na mesma meia hora, dos quais 8,9 mm em 20 minutos e acumulado total de 13,7mm até às 19:10.

Na estação que sigo acumulou 17.30 mm entre as 17:24 e as 18:00.

Muitos roncos ao longe audíveis em Peniche
Células com trovoada estão a passar a norte:

Rad_RLC_20250305-1920.webp
Rad_RLC_20250305-1925.webp

Boa noite,
Depois de vários dias de descanso na Galiza (e depois de apanhar chuva quase constante entre Pontevedra e a Mealhada entre as 10:00 e as 13:30, e entretanto muita chuva e trovoada desde Santarém até casa, a partir das 16:30, com um bocadinho de "sol de trovoada" ali em Tomar e Entroncamento), finalmente estou de volta ao seguimento meteorológico. :D

Parece que houve por aqui alguma instabilidade nestes dias... Os primeiros 4 dias de março acumularam um total de 4,6 mm aqui na Charneca, e hoje o acumulado situa-se nos 7,8 mm. :rain: Neste momento não chove, e não parece que vá chover durante algum tempo olhando para as imagens de radar. Está céu nublado, vento fraco, e a temperatura atual encontra-se nos 12,2ºC. :)
Os próximos dias prometem bastante precipitação para todo o país. Veremos no que é que dá. :pray:

entretanto André do Tempo postou outra de Torres Vedras

@AndréFrade, estás famoso por aqui! :rolleyes:

Boa noite,
Depois de vários dias de descanso na Galiza (e depois de apanhar chuva quase constante entre Pontevedra e a Mealhada entre as 10:00 e as 13:30, e entretanto muita chuva e trovoada desde Santarém até casa, a partir das 16:30, com um bocadinho de "sol de trovoada" ali em Tomar e Entroncamento), finalmente estou de volta ao seguimento meteorológico. :D

Parece que houve por aqui alguma instabilidade nestes dias... Os primeiros 4 dias de março acumularam um total de 4,6 mm aqui na Charneca, e hoje o acumulado situa-se nos 7,8 mm. :rain: Neste momento não chove, e não parece que vá chover durante algum tempo olhando para as imagens de radar. Está céu nublado, vento fraco, e a temperatura atual encontra-se nos 12,2ºC. :)
Os próximos dias prometem bastante precipitação para todo o país. Veremos no que é que dá. :pray:

@AndréFrade, estás famoso por aqui! :rolleyes:

Aqui o André do Tempo já participa no MeteoPT desde 2009 muitos e longos anos de família com o fórum.

Lisboa com forte instabilidade atmosférica neste final da tarde, com precipitação forte e por vezes persistente, e trovoada. Agora mais calmo.

Continuam os roncos a norte!

Sim, parece que foram as últimas, nos 10 minutos seguintes nada mais houve.
Aquela perto de S.Martinho foi a mais potente desta trovoada: 76 kA.

DEA_Peniche_20250305-195747.webp

O arqueamento da linha de instabilidade já leva algumas células para o distrito de Coimbra.
Continua a chover em todo o Oeste, quase nada no entanto pela AML.

Rad_RLC_20250305-2005.webp

Última edição:
Rio Maior teve um dos mais fortes aguaceiros e segue com um dos maiores acumulados do dia: 25,5 mm até às 20:30, dos quais 24,0 mm desde as 18:30.
Nos 10 minutos entre as 18:40 e as 18:50 esta EMA recebeu 11,1 mm ! É raro um registo destes nas EMA do IPMA.

Registos horários das 19h e 20h. Lamentável os pluviómetros/estações de Santa Cruz, Cabo Carvoeiro e S.Pedro de Moel não funcionarem.
Chamusca já poderia figurar no mapa ("estação em testes"). Pluviómetro de Ourém desapareceu dos "testes". Alvega é intermitente. Coruche atrasa-se (último registo às 19:20, 12,9mm total do dia)
Prec-RLC_20250305-19.webp
Prec-RLC_20250305-20.webp

Última edição:
Fantástico! Grande foto. Terá sido um pouco antes das 19h, certo?
Exacto.. 18h44..
A célula era enorme.. mesmo com a grande angular do tlm, não consegui colocar tudo no ecrã.. na canon então, nem sei que fotos consegui fazer..
Com o fascínio do que estava a ver, nem me lembrei de fazer uma panorâmica..
Deixo-vos mais este frame que retirei de um vídeo..

A outra foto era virada mais ou menos para N, e esta S/SE..

Depois veio a trovoada e chuva com pinga grossa, que me impossibilitou de fazer mais registos..

Já agora.. a forma mais fácil de colocar vídeo, é carregar no YouTube e colocar aqui o link?
c1e133f12190883a800999ac10c868be.jpg

Enviado do meu ELI-NX9 através do Tapatalk

Aqui o André do Tempo já participa no MeteoPT desde 2009 muitos e longos anos de família com o fórum.

Lisboa com forte instabilidade atmosférica neste final da tarde, com precipitação forte e por vezes persistente, e trovoada. Agora mais calmo.

já não tinha a certeza do nome aqui no fórum :lol: há vários Andrés :p

entretanto por aqui ainda chove, fraco agora, sigo com 14.6mm

a forma mais fácil de colocar vídeo, é carregar no YouTube e colocar aqui o link?
Sim, mas ficas sujeito ao leitor de vídeo do próprio Youtube e à publicidade.
Tenho usado o Imgur, não tenho a certeza se tem funcionado bem para todos os que visitam o fórum.
Se clicares no ícone 'media' dos comandos no topo da mensagem tens uma enorme lista de outros sites.