Seguimento Litoral Centro - Março 2025

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Aqui pelo oeste chove agora moderado a forte.. pinga grossa..
Isto enquanto, o que penso ser o centro da 'Jana', passa diante de mim..
Neste momento não é fácil localizar o centro, alonga-se S-N e tanto parece estar em frente à Lourinhã como mais acima até de Peniche.
Se essas bigornas mais ao longe na foto estão a mover-se para Sul, para a esquerda da imagem, então anda por aí.

Sat24_20250308-1910_Jana II.webp

Muito bons acumulados!
A Clima.AML da Amadora vai com 24,0 mm às 17:30.
Venda Seca (Belas) tem 28,6 mm às 17:00.

Mais a Oeste, Algueirão 28,4 mm às 17:30.

E a Leste, Loures 23,6 mm, 17:30.
Lisboa/Carnide 27,8 mm, 17:30

Bastante a norte, Cheleiros segue com 22,6 mm, e a nordeste Vila Franca de Xira tem 13,0mm às 17:00 ambas.
A sul, na costa de Lisboa/Cascais, S.Pedro do Estoril 19,2mm e Oeiras 23,6 mm, 17:30 ambas.

E é este o panorama desta rede pela margem norte do Tejo.

Este eco laranja forte das 16:00 deve estar relacionado, movimento para ENE.

Ver anexo 20120
Sim seguramente. Veio a acompanhar-me na linha em direcção Este.

Entretanto há uns 20 minutos caiu outro forte aguaceiro que desconfio ter tido granizo aqui na Charneca. E vem lá mais água.

mais um aguaceiro passou e lá vem mais, sigo com 18.3mm
quero os meus 20 antes da meia noite! :p
Não te preocupes, que vais ter os 20mm nas 2 próximas horas.

P.S. sim eu vi a minha bola de cristal. :lol:

Pelo radar, o centro de Jana II estará em frente à Lourinhã, às 20:00.

Rad-RLC_20250308-2000.webp

Na carta de Análise das 18:00, tem uma identificação algo incerta, mais perto de Peniche talvez:
PPVA_20250308_18.gif

E a imagem de satélite às 18:00 confirma a posição aproximada na carta: a rotação das nuvens era perfeita em torno dessa localização a oeste em frente ao Cabo Carvoeiro:

Sat24_20250308-1800_Jana II.webp

Última edição:
situação aqui no concelho de Coruche, na zona da Branca, por volta das 21h há relatos de vento forte onde há telhados "arrancados" e árvores caídas, uma das árvores caiu em cima de um carro onde causou 1 ferido, aqui Notícias do Sorraia a acompanhar. Eu por por essa hora também tive um bom aguaceiro de precipitação, tal como estações amadoras perto como no Biscainho e uma da própria Branca, onde já vai com 27.2mm mas não registou rajadas fora do normal

Mas as imagens radar nessa hora mostram algo forte na zona:

Capturar.webp

Aquela célula que entrou pela zona de Alcácer do Sal tem tido boa atividade elétrica. Pela A2 entre a Ponte 25 de Abril e o Barreiro ainda vislumbrei vários relâmpagos.

Este sábado pela AML foi marcado por aguaceiros fortes e ainda ouvi trovoada a meio da tarde em Lisboa. No entanto, o aguaceiro mais forte que apanhei foi no Montijo ao início da tarde. Esteve sempre um ambiente fresco, principalmente devido ao vento.