Seguimento Litoral Centro - Março 2025

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Bom dia

Choveu bem durante a manhã, sigo já com 6 mm acumulados.

Como estava a dormir, não me apercebi de nada, mas há relatos da queda de um raio na zona do Pinhal Novo :unsure:

Neste momento não chove e o céu encontra-se bem negro a leste, mesmo com aspeto de trovoada :)

Está à mais de 1h a chover entre moderado a forte. Arrisco-me a dizer que cairam 20mm na ultima hora.
Não sei em que zona do Montijo vives, mas há uma estação na Atalaia que acumulou 21,6 mm. Portanto essa "estimativa" tua, se é o caso, nem está assim tão longe da realidade. Agora, se estás no centro do Montijo, então esses 20 mm estão muito acima daquilo que realmente foi o acumulado da célula. :rain:
Por aqui não chove desde o último aguaceiro, por volta das oito e meia. Esta pausa, no entanto, será de pouca dura, porque já se vê no radar bastante atividade a vir de sudoeste. Para já sigo com céu nublado, algumas abertas, vento moderado de sudoeste e uma temperatura atual de 15,7ºC. :)

Não sei em que zona do Montijo vives, mas há uma estação na Atalaia que acumulou 21,6 mm. Portanto essa "estimativa" tua, se é o caso, nem está assim tão longe da realidade. Agora, se estás no centro do Montijo, então esses 20 mm estão muito acima daquilo que realmente foi o acumulado da célula. :rain:
Por aqui não chove desde o último aguaceiro, por volta das oito e meia. Esta pausa, no entanto, será de pouca dura, porque já se vê no radar bastante atividade a vir de sudoeste. Para já sigo com céu nublado, algumas abertas, vento moderado de sudoeste e uma temperatura atual de 15,7ºC. :)
Pelo aquilo que o radar mostra, o grosso passou pela zona do pinhal novo e seguiu para NE, passando pela zona leste do concelho do Montijo, daí talvez esse acumulado elevado da Atalaia.

Agora aqui pela cidade choveu bastante bem, a minha estação rendeu 6 mm, no entanto ainda não fui ver as outras estações dos arredores para ver se estão em sintonia, mas parece me que este valor não foge à realidade.

Pelo aquilo que o radar mostra, o grosso passou pela zona do pinhal novo e seguiu para NE, passando pela zona leste do concelho do Montijo, daí talvez esse acumulado elevado da Atalaia.

Agora aqui pela cidade choveu bastante bem, a minha estação rendeu 6 mm, no entanto ainda não fui ver as outras estações dos arredores para ver se estão em sintonia, mas parece me que este valor não foge à realidade.
Passei agora mesmo na Atalaia e realmente passou algo intenso por lá.
No Montijo as estradas já estavam todas secas, mas ao passar a Atalaia e seguindo o percurso até ao Alto Estanqueiro, ainda havia bastantes lençóis de água com escorrencia e estava tudo bem molhado :shocking:

De facto, o valor daquela estação retrata bem o que por aqui deve ter passado.

Vivo na parte Este da cidade portanto faz sentido pois vivo perto da Atalaia. Sim, quanto mais interior mais forte era a precipitação!

Outro aguaceiro por aqui... 4,1 mm. :rain:

Centro da Laurence aproximadamente nesta posição, em movimento para ENE.
Daqui resulta uma circulação no Litoral Centro que está a virar para Sueste e depois Leste:

Rad-RLC-Sul_20250317-1630.webp

Ou um pouco mais a sul?

1640.webp

Animação do radar aqui.

Última edição: