Seguimento Litoral Centro - Novembro 2010

Reflexo do tempo que vivemos. As temperaturas mínimas na estação mais monótona do continente (Cabo Carvoeiro) caíram 5ºC neste episódio de tempo frio. A amplitude térmica aumentou para 8ºC, talvez das mais elevadas do ano.

obssuperficie140000531t.png

A Temp. é que podia baixar mais um pouco..
Agora 4ºc, ceu limpo e muito frriiioo!
Pela serra de Aire vao surgir boas noticias de mais alguns aguaceirozitos de neve ou nem por isso?! :unsure:
Também queria saber!
Por aqui sigo com 6.0ºC e 12.0mm acumulados hoje.

Chegaram mesmo a cair os tais aguaceiros de neve?

Só tu o poderás dizer. Esse volume de água só é compativel com fortes chuvadas.

Por ex: 2 horas de chuva forte consecutiva, dará esse valor.

por aqui caiu bastante granizo e chuva muito forte durante 20min, ao meio-dia.
depois só voltou a chover as 15h, um aguaceiro moderado a forte de cerca de 15min. depois voltou a cair um aguaceiro muito curto mas forte! foi isto, mas retirando o que acumulei durante a noite(10mm) da 30mm durante o dia...

Também queria saber!
Por aqui sigo com 6.0ºC e 12.0mm acumulados hoje.

Chegaram mesmo a cair os tais aguaceiros de neve?

Oh Yeah! Por volta das 10h30, uma colega minha estava comigo ao telefone e mais tarde mostrou-me o video. Depois quando mo passar, posto aqui.
Era bom, acredito que la em cima esteja no limite para tal.

depois só voltou a chover as 15h, um aguaceiro moderado a forte de cerca de 15min. depois voltou a cair um aguaceiro muito curto mas forte! foi isto, mas retirando o que acumulei durante a noite(10mm) da 30mm durante o dia...

É bem provável que os dados estejam correctos.. =) Foram poucos aguaceiros mas fortes! ;)

O teu pluviómetro é caseiro ?

Pelos teus relatos, dificilmente se atingiria 20mm.

sim, mas tem dado sempre certo, e eu tiro sempre 3mm de margem de erro :S

Como calculas isso ? atenção que o teu pluviómetro pode ter uma fuga qualquer onde possa entrar água, que foi o que aconteceu comigo, um pequeno furinho na tampa (que acumulava água quando chovia muito) vazou por esse furo e num dia acumulei 67mm :lmao:

Atenção também à zona onde o colocas... afasta-o de telhados, árvores etc ;)