Seguimento Litoral Centro - Novembro 2013

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Temperaturas às 7h

1425734_579020318835922_1003364211_n.jpg

No Parque da Ribeira na Qta. do Conde (zona mais baixa da vila) registava-se aproximadamente 1ºC. Foi ainda possível assistir à formação de alguma névoa nos lagos do parque :thumbsup:

zyukRNe.jpg

Bons dias

Por aqui, minima da treta, 11,4ºC.

Madrugada bem fria nos locais habituais. :cold:
Às 7:00 Alcobaça e Coruche lideravam.
Infelizmente faltam muitas estações...
2i9a2a.jpg

_________

Boa iniciativa Geiras, fizeste a medição em que parte desse parque, mesmo junto à ribeira?
Para teres registado 1ºC, faço ideia lá nos confins da Arrábida. :cold:

Bons dias

Por aqui, minima da treta, 11,4ºC.

Madrugada bem fria nos locais habituais. :cold:
Às 7:00 Alcobaça e Coruche lideravam.
Infelizmente faltam muitas estações...
2i9a2a.jpg

_________

Boa iniciativa Geiras, fizeste a medição em que parte desse parque, mesmo junto à ribeira?
Para teres registado 1ºC, faço ideia lá nos confins da Arrábida. :cold:

A zona baixa e arenosa (mas algo desabrigada) da Quinta do Conde, deve ser uma das zonas melhores para mínimas baixas da região.

A zona do Alto das Vinhas/Quinta dos Catralvos, também tem descampados bons para estes efeitos.

Já a Serra da Arrábida, depende muito, pois por vezes a temperatura dispara para valores bem mais altos, em poucos metros.
Isto relativo às zonas baixas antes da vertente Norte da Serra, pois acima e no lado oposto, as temperaturas nestas ocasiões, são mais altas.

No verão e na zona da Piedade, durante a noite, cheguei a ver carros com orvalho e temperaturas na ordem dos 18ºc, enquanto na vertente sul e em certas partes, soprava um genéro de «fohen» local, que mantinha certos lugares na ordem dos 24/25 graus senão até mais.

Boas Belem,

Interessantes esses relatos, já foram aqui discutidas(entre mim e o Geiras) inúmeras vezes algumas ideias sobre o porquê destas minimas na Quinta do Conde, e o fenomeno está compreendido.

A Quinta do Conde recebe bastante ar frio vindo dos vales da vertente norte da arrábida, o ar frio é conduzido pelo vale da ribeira de Coina,até ser despejado na vila, prova disso, é a brisa nocturna do quadrante sul, mostrando claramente o movimento do ar frio.

2ynm97p.jpg

Quanto à arrabida, já foram feitos varios estudos, como por exemplo este http://revistas.rcaap.pt/finisterra/article/view/1870/1550. :thumbsup:
________

T.actual: 13,4ºC

• Gosto
Reactions: Miguel96
Boas Belem,

Interessantes esses relatos, já foram aqui discutidas(entre mim e o Geiras) inúmeras vezes algumas ideias sobre o porquê destas minimas na Quinta do Conde, e o fenomeno está compreendido.

A Quinta do Conde recebe bastante ar frio vindo dos vales da vertente norte da arrábida, o ar frio é conduzido pelo vale da ribeira de Coina,até ser despejado na vila, prova disso, é a brisa nocturna do quadrante sul, mostrando claramente o movimento do ar frio.

Quanto à arrabida, já foram feitos varios estudos, como por exemplo este http://revistas.rcaap.pt/finisterra/article/view/1870/1550. :thumbsup:
________

T.actual: 13,4ºC

Exato, tal como esperava, essa zona é propícia a movimentações de ar frio.

Quanto à Arrábida, pelo que li rapidamente, parece que se confirmam os valores mais altos nas encostas e também na vertente sul, ainda que eu tenha feito trabalho de campo na zona, não tanto no inverno como no verão.

Vou depois ler, com mais tempo, porque agora não posso.

Obrigado!

É de facto interessantíssimo esta situação de inversão... Azeitão registou uma mínima de 6,0ºC!!

Às 7h30 estavam 3,2ºC na zona urbana da Qta. do Conde onde tenho a estação, a essa hora já não me encontrava no parque pelo que acredito que a temperatura tenha mesmo descido aos 0ºC!!

Não foi bem junto à ribeira, jonas_87 , talvez a uns 40m de distância :D
Mas este parque é de facto o espaço mais baixo da Qta. do Conde... de uma próxima vez tento mesmo junto à ribeira, que ainda fica mais baixa :)

À vinda para casa, passei por outro parque mas que está mais elevado, no entanto "descoberto" e os carros que estavam na zona tinham gelo nos vidros...um pouco mais acima, onde moro já não tinham gelo... A ver se vou medir também a temperatura nessa zona :)

Boas

Sigo com 16,7ºC, nebulosidade alta e vento moderado.
______

Falei na ribeira pois junto à mesma, à partida, será o local mais indicado para fazer a medição,caso o objectivo seja registar um valor mais baixo, claro.

Terá de ficar para uma próxima :p
Quem sabe já na próxima madrugada eheh
____

Por agora sigo já com 16,0ºC.

A máxima está registada, 17,3ºC.
Na ultima meia hora a temperatura caiu mais de 2ºC, por acção do vento forte e da nebulosidade alta.

T.actual: 15,0ºC.

Está fresco.

Boa tarde.

Mínima de 10,7ºC e actuais 14,5ºC, depois de máxima de 17,2ºC.

Humidade nos 53%, 1021 hPa de pressão, vento moderado do quadrante Este e céu muito nublado por nuvens médias/altas.

Finalmente alguma frescura.

T.actual: 13,8ºC
Vento forte do quadrante NE.
________

Mais uma madrugada muito fria,no 2ºlocal de seguimento, segundo me contaram às 7:00h a temperatura era de 0,5ºC. Formou-se uma bela camada de geada, assim sendo, é o 3º dia com formação de geada.
Comparando os registos entre aquele local e as estações meteorológicas de referencia(IPMA e Wunderground),já não restam grandes duvidas, o vale da Mangancha é mais frio( 4ºC em termos de minimas) que Dois Portos e a própria cidade de Torres Vedras.