Seguimento Litoral Centro - Novembro 2013

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Boa noite

Por aqui a temperatura já esteve nos 3ºC, mas com o aumento da intensidade do vento subiu até aos 4,1ºC actuais.

Máxima: 12,7ºC
Mínima: 2,2ºC

Extremos térmicos de ontem (23-11-13)

Dia frio.

Temperatura máxima: 11,1ºC
Temperatura minima: 7,4ºC
_______

T.actual: 8,4ºC :calor:

O vento vai impedindo a ocorrência de inversões em vários locais.
Noutros casos o arrefecimento tem sido intenso, principalmente nas 2 ultimas horas.

2i8wvhx.jpg

Espantosos os valores por esta hora, no eixo Tomar/Fátima!

Sim, a noite promete ser :cold::cold:
Neste momento aqui pela Barosa o termómetro marca 0.5 ºC .
Tomar: 0.3ºC e a Barreira de Agua:1.4 ºC.

Boa noite pessoal.
Por aqui sigo com 8.7ºc e 81%HR, este vento é que tá muito desagradável, sempre na casa do 20Km/h.

Sim, a noite promete ser :cold::cold:
Neste momento aqui pela Barosa o termómetro marca 0.5 ºC .
Tomar: 0.3ºC e a Barreira de Agua:1.4 ºC.

Barreira de Agua esta me surpreender, não pelo valor de temperatura em si, mas a relação Temperatura/ quadrante actual do vento (Norte), ou seja, a inversão nem está a ser "muito intensa", pois não ocorre o habitual fluxo de ar frio do quadrante sul, criado pela inversão.
Se tal acontecer, vento sul, a temperatura cairá num instante para os valores negativos, veremos o que vai acontecer.
________

T.actual: 8,1ºC

Por aqui, temperatura da treta, estão 8,2ºC.
Enfim, o vento é que manda. :sono:
______

O vale da ribeira de Colares vai gelando. :cool:

3356yk5.png

Boa madrugada.

O vento vai impedindo a ocorrência de inversões em vários locais.

Numa zona próxima da ribeira das Jardas (a cerca de 1,5 km de minha casa), pude verificar a destruição da camada de inversão, ao realizar duas passagens pelo mesmo local (38.79183332325382º N, -9.313600659370422º W) a horas distintas:

22:30 - 4,5ºC
01:35 - 7,7ºC

O vento aumentou significativamente depois das 23h.

---

Sigo actualmente com 8,8ºC e 48% de humidade.

1014 hPa de pressão.

• Gosto
Reactions: Dan
Boa madrugada.

Numa zona próxima da ribeira das Jardas (a cerca de 1,5 km de minha casa), pude verificar a destruição da camada de inversão, ao realizar duas passagens pelo mesmo local (38.79183332325382º N, -9.313600659370422º W) a horas distintas:

22:30 - 4,5ºC
01:35 - 7,7ºC

O vento aumentou significativamente depois das 23h.

Curioso, neste caso, esse pequeno vale está bastante exposto ao vento predominante,dada a sua orientação N-S, o que facilita a destruição da camada.Essa construção toda(Oeste) na encosta, diminui bastante a intensidade da inversão,teoricamente aquela encosta pouco contribui para a acumulação de ar frio.

Quando andei a estudar a zona do Pisão, deparei-me com grandes diferenças de temperatura, devido às diferentes orientações do vale. Em determinados sectores do vale do Pisão, o aparecimento/aumento do vento durante a noite destruía a inversão, noutros nada, pois o vento não conseguia entrar nas zonas mais abrigadas.

Estou curioso para ver até onde vai a minima em Colares, está bem lançada.
_____

T.actual: 7,6ºC

Ver a estação de Colares,Sintra com valores negativos é uma novidade. :D
E a estacão nem está localizada na zona mais fria. :cold:

2hn6wls.jpg

Bom Dia! :)

Finalmente uma madrugada fresquinha aqui por Cabanas, temperatura mínima de +1,1ºC :cold:
Alguma geada nos carros. Agora com sol +3,5ºC.

Bom dia

Apesar do vento fraco, que fez oscilar a temperatura durante a noite, a mínima ainda desceu até aos 0,3ºC.

Agora sigo com 10,5ºC, céu limpo e vento fraco.

Ver a estação de Colares,Sintra com valores negativos é uma novidade. :D

Chegou mesmo a atingir os -1,6ºC às 8h!

0ay8.png

---

Por aqui, mínima de 7,3ºC.

Actuais 13,1ºC, com apenas 38% de humidade.

1017 hPa de pressão e céu limpo.