Seguimento Litoral Centro - Novembro 2014

• Thread starter Thread starter Zapiao
  • Data de início Data de início
Acumulados 50,4 mm no fecho do dia.

Boa noite!
A chuvinha fraca de à pouco fez-me subir o acumulado aos 50 mm certinhos!!! :D
Assim acaba um dia memorável pela quantidade de precipitação apenas num dia e durante tantas horas seguidas (cerca de 11h).
A juntar aos 18 mm de ontem, já la vão 68 mm em 2 dias pondo assim a Amadora quase colada nos 200 mm este mês: uns magníficos 196 mm!

Por agora tudo calmo e assim deve ser a madrugada. De notar a subida da temperatura que já está nos 17ºC, a máxima do dia.

Boa noite:thumbsup:

Sim caiu bastante agua

Só quero informar que o pluviómetro não esta entupido pois foi feita a manutenção a pouco tempo ou seja na semana passada.
O que acontece e que na zona onde a estação esta montada por vezes há um micro clima (Serra do Monsanto) ainda ontem chovia bastante na zona da Boa-Hora e na zona do polo universitário da Ajuda onde esta montada a estação caia umas fracas pingas estou a falar de 500 metros de distancia.
Quero também informar que há outra estação montada no mesmo local e os pluviómetros medem a mesma precipitação esta ultima estação não debita dados via internet e só para uso da estação de Radioamador.

:huh: Mas ninguém disse que a estação podia estar com mau funcionamento. Pelo contrário, o registo sustentou a existência daquele evento de chuva de uma forma que estava perfeitamente de acordo com o que se via no radar. Penso que não estou a entender bem esta mensagem. Estamos a falar de que estações? É que o meu comentário não foi sarcástico, mas sim de entusiasmo por encontrar uma estação que estava a registar o que realmente as pessoas estavam a observar nas ruas.
Espero que não tenhas percebido de outra forma. E dou os parabéns pelo funcionamento correcto e trabalho de manutenção.
E volto a sublinhar: a estação Ajuda Monsanto CT2IUL IAJUDALI2 foi protagonista de um evento notável, felizmente registou-o!

• Gosto
Reactions: Sandie e Candy
Hmmm... vamos ter surpresas na madrugada?
Está a aparecer mais qualquer coisa no radar.

Talvez mais logo para a madrugada sim. Tenho estado também a observar o movimento disso e parece ser sul-norte com uma ligeira componente para Leste, mas tão ligeira que vai levar tempo até se aproximar. Noite calma portanto :)

Resumo dos máximos e acumulados de precipitação. Para todas estas estações começou a chover depois das 15h de dia 18 e pelas 22h de dia 19 já tinha terminado em todas também (Lisboa, Ajuda continuou a debitar registos já não havendo precipitação, deve ter alguma avaria). As três estações sublinhadas a cor diferente têm tido funcionamento irregular e os registos podem ser inválidos.
z0nGfxN.jpg

Assinalam-se as cores dos critérios de avisos atingidos pelos máximos em 1 hora e em 6 horas.

O intervalo de tempo mais significativo é o das 12h para o qual foram atingidos valores máximos superiores a 60mm em seis estações.

e a propósito
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=746279

Entretanto voltou a chuva à região norte de Lisboa.
Têm estado a cair alguns aguaceiros.

Agora com a presença de vento fraco a moderado que fez subir a temperatura.

Sim, dispersos e em geral fracos mas muito localizadamente parece que podem ser moderados:

qXHRGvJ.jpg
wMclYRh.jpg
U5GxFYu.jpg

Na sequência pode apreciar-se a velocidade de aproximação da frente a sudoeste:
chegada prevista ao litoral, a manter-se aquele ritmo, talvez ao nascer do sol, 7h.

Para os aguaceiros locais o movimento é de sul para norte, mas evoluem individualmente.
Um a chegar agora aqui a Carcavelos

Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000