Seguimento Litoral Centro - Novembro 2014

• Thread starter Thread starter Zapiao
  • Data de início Data de início
Isto, meus amigos, é uma supercélula..
Tipicas caracteristicas de reflectividade em forma de feijão, com uma ponta mais enrolada ( seta vermelha), reflectividade com topos altos ( acima de 12km) e notavel resistencia do nucleo ao fluxo em altura, muitas vezes desviando-se para a direita ou esquerda do vento predominante em altitude.

IWog3nt.png

Isto, meus amigos, é uma supercélula..
Tipicas caracteristicas de reflectividade em forma de feijão, com uma ponta mais enrolada ( seta vermelha), reflectividade com topos altos ( acima de 12km) e notavel resistencia do nucleo ao fluxo em altura, muitas vezes desviando-se para a direita ou esquerda do vento predominante em altitude.

IWog3nt.png
Foi a super celula que se desenvolveu em Lisboa

essa supercelula que estão a falar, passou lá perto da Fajarda e Coruche, a minha irmã disse que havia muitos relampagos, penso que passou mesmo por cima da estação de Coruche, esperar pela proxima hora para ver o acumulado

entretanto na hora passada:

Santarém, fonte boa: 12.4mm
Lisboa , g. coutinho: 15.8mm

Fui ao Montijo é saí de lá por volta das 18.30. Ja se via atividade elétrica. Vim para Almada pela A33 e ainda apanhei clarões por cima de mim. Na zona de Coina / Charneca começou a chover torrencialmente, mal via a estrada. Saí na penúltima saída para evitar a via rápida (confirmei depois que estava parada) e as ruas pareciam rios e lagos. A seguir à estrada para o Alto do Índio parecia um lago. Entretanto desde que cheguei a casa tem estado tudo normal.
Uma amiga minha que vive na Moita diz que por volta das 19.10 houve uma ventania que levou parte do algeroz!

É só ver a passar, na Parede e Oeiras choveu a potes.
Por aqui, 16,6ºC , chuviscos e 5,1 mm.

E já agora na estrada da Mula para a Malveira da Serra, bem em cima de mim :lol::facepalm: desta não me esqueço tão cedo, divertidíssimo! Entre as 18:10 e as 18:45, na mesma altura em que em Lisboa caíam três descargas cujos relâmpagos conseguiram ser vistos através do nevoeiro e da bátega de água na serra. A propósito, a albufeira da Mula ainda não está cheia, longe disso, faltam dois metros para começar a descarregar mas notava-se que estava a subir, cerca de um a dois centímetros por hora. Por Carcavelos também terá chovido bem, mas nada como aquele exagero na Amadora/Lisboa. E vem lá mais. Parece-me no entanto que esta actividade eléctrica ainda estava associada à primeira frente que afinal só acabou de passar pelas 18h na região de Lisboa. A segunda frente ainda vem a caminho, mas não parece ter trovoada.
RPzOSGZ.gif

Apesar do aspecto na imagem de satélite, o radar não corresponde, praticamente nada de chuva nas próximas horas.
Cwzuu64.jpg
7aqTAwT.jpg

mas isto é acontecimento:
clCyR0F.jpg
dAhWj4C.jpg

Aqui o fiasco de dia termina com 11,2mm e uma rajada de 63km/h, avistei dezenas de clarões dessa célula para os lados de Coruche ...

Por agora 18,0ºC, 92%Hr, 1007,6hpa e vento fraco

Esperar amanha pelos aguaceiros que mais uma vez vai ser melhor para os mesmos de sempre do Norte e Centro...

Alguém falou em abertas e sol hoje à tarde? É que acabou de cair o céu há poucos minutos. Isto pouco depois do alerta amarelo ser levantado, quando durante a tarde mal pingou -.-

:lol: mea culpa! Aquela aberta ao início da tarde fechou logo e nunca mais abriu, que eu tivesse visto. Mas também a chuva veio já depois do sol posto ;). O fluxo é tão rápido que não nos podemos fiar na configuração das nuvens na imagem de satélite num dado momento e extrapolar para as horas seguintes, está constantemente a evoluir com novas formações.

• Gosto
Reactions: vamm
mas isto é acontecimento:
clCyR0F.jpg
dAhWj4C.jpg

Essa descarga que mencionaste... Não ocorreu. Uma descarga a 3km daqui e eu não vejo o relâmpago nem oiço o trovão, estando eu em casa com janela aberta e quase total silêncio? Há muito que desconfio da fiabilidade das descargas apresentadas pelo IPMA. Também me arriscaria a dizer que a DEA que está marcada perto do aeroporto também não ocorreu, mas para isso temos membros que moram por aquelas bandas que poderão confirmar.

• Gosto
Reactions: vamm e StormRic
  • Gosto
Reactions: vamm e guisilva5000
Essa descarga que mencionaste... Não ocorreu. Uma descarga a 3km daqui e eu não vejo o relâmpago nem oiço o trovão, estando eu em casa com janela aberta e quase total silêncio? Há muito que desconfio da fiabilidade das descargas apresentadas pelo IPMA. Também me arriscaria a dizer que a DEA que está marcada perto do aeroporto também não ocorreu, mas para isso temos membros que moram por aquelas bandas que poderão confirmar.

A posição pode não estar correcta mas eu vi o relâmpago exactamente à hora/minuto indicada quando estava pela zona da serra de Sintra, lado da Malveira da Serra.

• Gosto
Reactions: Duarte Sousa
Em modo pedinte...
Importam-se de mandar alguma coisinha para aqui?
Viram as minhas fotos à volta de Peniche? É que era mesmo só ao redor!!! Devia ter fotografado o céu por cima de Peniche para verem com estava lindo de tão azul!!!
Caiu um aguaceiro minutos antes das fotos. Passou e... puffffff... nem chuva nem vento nem nadaaaaaa...