Seguimento Litoral Centro - Novembro 2016

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Boa noite,

20-11-10.jpg

20-11-11.jpg

A estação de Barcarena tem problemas na leitura da precipitação...já aqui foi dito n de vezes,não compreendo a insistência.
Porto Salvo vai com 14 mm...

Mas com a quantidade de precipitação que tem caído e de forma persistente não acho nada descabido o valor! E não se deve comparar com uma estação que está perto ao mar (Porto Salvo) com esta zona onde me encontro, mais interior e com alguma orografia à volta... E dada a característica desta chuva (estratiforme), bem sabemos como pode variar imenso com a orografia e em poucos kms de distância!

Mas com a quantidade de precipitação que tem caído e de forma persistente não acho nada descabido o valor! E não se deve comparar com uma estação que está perto ao mar (Porto Salvo) com esta zona onde me encontro, mais interior e com alguma orografia à volta... E dada a característica desta chuva (estratiforme), bem sabemos como pode variar imenso com a orografia e em poucos kms de distância!

A estação de Porto Salvo (cota 103 mts) está a 3,7 kms do mar, a de Barcarena(cota 131mts) está a 4,4 kms do mar.
Estamos a falar de Barcarena, não de outros sitios com mais altitude do concelho de Sintra/Amadora, essa estação já vai com 89 mm de acumulado mensal...enfim pesquisa, que faz bem.

Mínima a ser feita agora, ainda uns calorentos 15,2ºC

14,7 mm acumulados, belo aguaceiro à pouco depois das 20h.

A estação do Cacém deixou de funcionar, estou às cegas quanto a vento.

Durante a madrugada deve passar a segunda frente fria, com uma passagem bem veloz devido ao movimento da depressão. Depois é ter sorte nos pós-frontais durante o dia e na Terça-Feira, felizmente é mais provável no litoral :)

A estação de Porto Salvo (cota 103 mts) está a 3,7 kms do mar, a de Barcarena(cota 131mts) está a 4,4 kms do mar.
Estamos a falar de Barcarena, não de outros sitios com mais altitude do concelho de Sintra/Amadora, essa estação já vai com 89 mm de acumulado mensal...enfim pesquisa, que faz bem.

Talvez tenhas razão e se calhar o vento forte não permite uma leitura mais correcta. Existe uma estação WU ainda mais perto da minha localização (a de Benfica) e também não me parece que o pluviómetro esteja correcto. Até as 0h de ontem deu acumulado de 6 mm e hoje está perto nos 10 mm ate agora... Parecem-te fiáveis estes valores?

• Gosto
Reactions: TekClub
Talvez tenhas razão e se calhar o vento forte não permite uma leitura mais correcta. Existe uma estação WU ainda mais perto da minha localização (a de Benfica) e também não me parece que o pluviómetro esteja correcto. Até as 0h de ontem deu acumulado de 6 mm e hoje está perto nos 10 mm ate agora... Parecem-te fiáveis estes valores?

Pode haver locais de Lisboa onde a chuva é mais intensa, provavelmente graças a uma deslocação Oeste-Este da chuva, por isso deve ser normal.

O melhor mesmo era ter uma estação meteorológica minha, talvez um dia. Também acho que já sugeri a colocação de estações WU por esta comunidade, como crowdfunding, mas é muito difícil. (quem é geria isso, quem é que colocava, etc)

A chuva estratiforme é aquela que precisamente gera valores mais homogéneos entre estações. Existem diferenças significativas é em situações convectivas.

Boa noite

Por Coimbra, manhã e tarde de chuva em geral moderada, que só parou por volta das 16h.

Precipitação acumulada nas estações da zona:
Moinho de Vento: 64mm
Coimbra (Aeródromo): 56,3mm
Celas: 41,1mm
Quinta da Nora: 40,1mm
São Martinho do Bispo: 39,8mm
Pólo II da UC: 35mm
Coimbra, Bencanta: 32,9mm

Maiores acumulados da zona Sul da cidade. Apesar do valor bastante elevado na estação do Moinho de Vento poder levantar algumas suspeitas, não está muito longe do registado na EMA do Aeródromo.

Neste momento, já estamos em regime de aguaceiro. 13,7ºC
Máxima: 16ºC
Mínima: 12,5ºC