Seguimento Litoral Centro - Outubro 2014

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Neste momento, que se inicia a noite, terminou toda a precipitação, a cobertura de nuvens abriu-se e o céu está azul crepuscular com apenas cordões de nuvens no horizonte de oeste a sul, movendo-se de ONO.
O vento caíu completamente, é apenas fraco neste momento ou um pouco moderado.
Quer o radar quer a imagem de satélite parecem fazer esperar uma noite calma, provavelmente sem mais precipitação aqui pela costa de Cascais/Oeiras.
Desenha-se, isso sim bastante bem, a frente vigorosa que entrará amanhã, talvez a partir das 12h.

Alguem viu o evento de hoje por aí ? É que da parte da tarde depois da 14h 30 nem uma pinga por Coimbra.

Não-fenómenos de hoje:

Não, não é uma tromba...
7nmh2fD.jpg

e também não, não é uma funnel cloud...
RHmkHkb.jpg

c1bVQyP.jpg

são apenas aspectos banais da chuva a cair, no primeiro caso, e do recorte da base de um cumulus ou simplesmente um efeito de sobreposição de uma pequena nuvem por trás :)

Servem para ilustrar algumas das ilusões que nos fazem ficar empolgados porque estamos sempre desejosos de observar indícios de fenómenos extremos. :w00t:

Temp máxima: 17,4ªC Só de pensar que há uma semana a temp. minima era esta...:shocking::shocking:
Temp. minima: 14,3ºC

As temps. frescas vão continuar amanhã mas depois sobem para a semana e o IPMA até prevê 27ºC, provavelmente devido ao sistema de alta pressão ou massa de ar quente vindo de África, quem sabe...

Vento começa a diminuir de intensidade e a pressão atmosférica já está quase nos 1010 hPa, de manhã estava nos 1000 hPa. Vamos ter uma noite e manhã calmas, já a tarde vai ser lindo...
Amanhã a previsão aponta chuva intensa entre as 15h-18h o que confirmo pelos modelos de precipitação. O espetáculo deve começar às 12h.

Alguém daqui sabe se alguma localidade não passou dos 10ºC de temp. máxima?

• Gosto
Reactions: StormRic
Off topic -
Alguém se lembra das cheias de Queluz e Belas de Fevereiro de 2008?

Lembrei-me agora e fui ver no wunderground a precipitação desse dia, 18 de Fevereiro de 2008... e não é que tinham!

Isto diz que 113,3 mm foram acumulados mas deve ter sido mais, pois também tinha chovido bastante no dia anterior por isso deve ter sido uns 150 mm ou mais acumulados, obviamente que o rio transbordou...

Vejam só o que acumulou em 5 minutos, 26 mm!
iDjqaF7.png

Deixo aqui o link do dia
http://www.wunderground.com/persona...D=IQUELUZ1#history/s20080218/e20080218/mdaily

Tive sempre curiosidade em saber quanto tinha chovido nesse dia e finalmente soube!

Off topic -
Alguém se lembra das cheias de Queluz e Belas de Fevereiro de 2008?

Essa estação é minha, mas podes usar os dados para o que quiseres e divulga-los aqui se não me vires por cá :p.

P.S - Se quiseres podes ir ver o tópico de Fevereiro de 2008, ver os registos do pessoal que já estava por cá. Muitas imagens daquela altura não aparecem porque o local onde o pessoal faz upload das imagens faliu, logo as imagens muitas delas foram-se. Mas foi um evento épico :D.

Última edição:
Este evento rendeu por aqui 40 mm(Ontem 16 mm, Hoje 24 mm).
Os bombeiros tiveram 5 ocorrências relacionadas com inundações.
Ontem a tarde houve muita trovoada, destaque para DEA de 100 kAmp junto a Malveira da Serra.
_____

T.actual: 16,0ºC

• Gosto
Reactions: StormRic
Essa estação é minha, mas podes usar os dados para o que quiseres e divulga-los aqui se não me vires por cá :p.

P.S - Se quiseres podes ir ver o tópico de Fevereiro de 2008, ver os registos do pessoal que já estava por cá. Muitas imagens daquela altura não aparecem porque o local onde o pessoal faz upload das imagens faliu, logo as imagens muitas delas foram-se. Mas foi um evento épico :D.

Não sabia que era tua! :shocking: Tenho sempre acompanhado a tua estação diariamente! Não há nenhuma aqui em Belas... Vou ver esse tópico e ver as imagens! Obrigado :)

• Gosto
Reactions: Mário Barros
Primeira vez que fiz uma timelapse!

Fiz um vídeo de mais de 30 minutos para mostrar os padrões de precipitação, rajadas de vento e a nebulosidade. É possivel ver altas rajadas de vento e chuva fraca, moderada e forte por breves instantes.

Gravei entre as 16h-17h
O vídeo está acelerado 8x. Enjoy. ;)

Edit: Desculpem ter posto a câmera na vertical :/