Inadmissível as cheias na Capital. 30mm em pouco tempo claro que é complicado em termos de escoamento de água, mas são cenários que se repetem sempre que chove um pouco mais...só pode ser explicado pelo mau planeamento... No dia da tempestade que se abateu sobre o Porto (jogava o Porto-Boavista) choveu bastante mais e apesar de algumas inundações localizadas não tivemos o caos que se repetiu em Lisboa. Talvez os políticos devam estar mais atentos a isto...
Sem querer ser chato e repetitivo, e sem ignorar o problema de escoamento que existe e é por demais evidente e preocupante,não são exemplos comparáveis.
Como a escala diz, 20mm/h ou 20 L/m2...
Se por exemplo numa bacia de escoamento com cerca de 100km quadrados caírem cerca de 20mm apenas numa zona limitada com apenas 10km quadrados, ou no segundo caso se supor que em toda a área dessa bacia choveu nessa ordem, o total de água que caiu na bacia de escoamento no segundo caso é 100X superior ao primeiro.
Posso ter feito um exemplo parvo e até feito alguma conta mal à pressa, mas onde quero chegar, e insisto que não estou a ilibar o mau planeamento e o problema de fundo, é que a quantidade de água caída hoje em Lisboa, e não só, Setúbal, etc, é muito, mas mesmo muito superior por comparação com os casos que estão a referir atrás, em termos de escoamento. É que neste caso, fosse bom ou não o escoamento, para onde quer que a água fosse, também nesse local tinha caído a mesma quantidade de chuva.
Já que estou numa de exemplos algo tolos... É como comparar os danos feitos ao deixar entornar um só copo de água num pedaço de chão da casa, ou deixar entornar um copo de água em cada espaço da casa toda... De facto em cada sitio entornado a taxa de água entornada é a mesma, um copo.... mas a consequência na casa, é igual...?
E já agora para rematar, e apesar de não entender muito do assunto, parece-me que será muito relevante o acumular de tanta chuva nestes dias e último mês para agudizar o problema dos escoamentos. Certamente boa parte da água que caiu seria absorvida por superfícies não impermeáveis, não estivessem estas provavelmente já saturadas, encaminhando assim toda a água para o já por si problemático sistema de escoamento.