O esplêndido dia azul que ficou aqui em Carcavelos, a neblina desapareceu, resta uma fina camada de poeira mal visível no horizonte. A visibilidade é agora muito boa para a Arrábida.
Máxima chegou ao previsto, 28ºC, dia calmo, poucos cirrus e agradável e vai se manter assim até Domingo. Para a semana as máximas só devem chegar aos 24ºC mas nem preveem chuva
Edit: Acabei de ver na SIC a migração das libélulas para Norte, que afirmam como ser a causa do aparecimento de tantas. Disse isto porque vi muitas imagens e pessoas a falarem sobre as libelinhas
Aspesctos dos efeitos de refracção e reflexão que as camadas superficiais de humidade e poeira produziram na imagem do sol no ocaso:
Interpretação da sequência acima: há uma linha divisória entre duas imagens do sol, a de cima, real, e a de baixo, refractada e com reflexão total na superfície de separação das camadas. A imagem de baixo mostra na primeira foto o bordo inferior do sol invertido. Esse bordo já está abaixo do horizonte. À medida que a imagem real, acima da linha, vai descendo, a imagem abaixo da linha vai subindo.
Na segunda sequência, o bordo superior da imagem real vai descendo e está quase a desparecer. Simultâneamente a imagem refractada, abaixo da linha, ia subindo. Assim o que finalizamos por ver na última foto, é a imagem invertida do bordo superior. Há ainda uma terceira imagem, muito fina e colada à superfície do oceano e que pode ser a imagem directa através desta camada de baixo, sem reflexão. Aceitam-se outras interpretações.
Já tive mais mínimas tropicais este mês que no verão todo, e praticamente tudo esta semana, já vai em 5 com a de hoje no total do mês já são 6, no verão só tive 4.
Sim, acho que temos fazer destaque às minimas, tem sido impressionante, noutros episódios de calor em Outubro, á noite arrefecia sempre alguma coisa de jeito.