Seguimento Litoral Centro - Outubro 2014

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Logo após o pôr-do-sol, homogeneidade das temperaturas interessante, com o Jardim Botânico a liderar o arrefecimento :)
Z1bwV6v.jpg

Logo após o pôr-do-sol, homogeneidade das temperaturas interessante, com o Jardim Botânico a liderar o arrefecimento :)
Z1bwV6v.jpg

Se o vento se mantiver nulo na estação de Almada(Praia da Rainha), vamos assistir a um arrefecimento bem acentuado.
Nas ultimas noites o vento tem estragado as inversões e respectivas (baixas) minimas habitualmente registadas por lá.

• Gosto
Reactions: StormRic
Se o vento se mantiver nulo na estação de Almada(Praia da Rainha), vamos assistir a um arrefecimento bem acentuado.
Nas ultimas noites o vento tem estragado as inversões e respectivas (baixas) minimas habitualmente registadas por lá.

É mesmo, aquela pequena planície costeira ao longo da base da arriba fóssil parece que tem condições particulares de arrefecimento e inversão.
Gostava de saber se esse fenómeno é generalizado a toda a sua extensão, de S.João à Fonte da Telha.

Pormenores do complexo conjunto de nuvens médias e altas ao poente, com um contrail que se converteu em alto-cumulus e projecta uma sombra extensa:
ILoxTja.jpg

E a imagem do Sol filtrada pelas nuvens e neblina, no momento em que uma segunda erupção potente (M9.5) emanava da mancha solar AR2192 (não visível na foto :hehe:)
UmwWZe6.jpg

Última edição:
Foi através de alguma notícia? Em que local mais exactamente do Cabo da Roca?

Já encontrei http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=739780
deve estar dominado ou extinto pois já não aparece no http://www.prociv.pt/cnos/Pages/ListaFogos.aspx

Provavelmente foi na zona do Espinhaço, para falarem em pinhal :mad:, descuido ou fogo posto? Há quem queira construir ali. Como o vento estava de Leste é natural que não houvesse habitações em perigo na Azóia.

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/201...tem-incendio-no-Parque-Natural-Sintra-Cascais

Exactamente onde eu pensei...

O acesso a viaturas termina no topo do cabeço mas depois os acessos a pé até nem são maus, mas muito difícil levar equipamento.

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2014-10-25-Dominado-incendio-no-Parque-Natural-de-Sintra-Cascais

Vou estar atento ao que vão fazer ali... grande coincidência o vento estar de Leste, e fraco.

Esta mensagem talvez deva ir para o Seguimento de incêndios, pedia o favor ...
Por acaso tem me cheirado a queimado o dia todo...

OFF TOPIC

OMGGGGGGGG Desculpem a minha exaltação mas acabei de ver no céu coisas a piscarem, tipo parecia uma bando de aves com luzes a cintilarem no céu, luz branca, isto é normal? Acabou de passar por Belas e muita gente ficou de boca aberta, mais alguem viu?

Tou a tentar pesquisar por isto mas não encontro nada relacionado...

• Gosto
Reactions: JoãoLuísAguiar
OFF TOPIC

OMGGGGGGGG Desculpem a minha exaltação mas acabei de ver no céu coisas a piscarem, tipo parecia uma bando de aves com luzes a cintilarem no céu, luz branca, isto é normal? Acabou de passar por Belas e muita gente ficou de boca aberta, mais alguem viu?

Deve ser mais um bando de balões com led's de um casamento qualquer.

OFF TOPIC

É off-topic. Mas o mesmo foi visto em Mafra! Estava na esplanada e eu e mais 2 pessoas vimos o mesmo...

• Gosto
Reactions: guisilva5000
Boa noite!
Noite agradável, mais fresca que em dias anteriores...
Dados actuais (Mafra - 00h45):

T= 14,6ºC
Humidade 79%
Cobertura de nuvens: 82%
Probabilidade de precipitação para as próximas 8 horas: 0%
Precipitação actual (mm): 0,0
Precipitação (mm/últimas 3h)= 0
Precipitação (mm/24h) = 0,0

Visibilidade de 10 km
Índice de UV = baixo: 0 de 12

Vento= NE - 1,4 km/h (Rajadas de 2,4 km/h)
PA= 1019,2 mBar

Nascer do Sol: 07h57
Pôr do Sol: 18h44

Lua: idade de 2.3 dias e luminosidade de 4,9%.
Quarto Crescente: 6 noites (31 Out - 02:48)
Próxima Lua Cheia: 11 noites (6 Nov - 22:23)
Quarto Minguante: 20 noites (14 Nov - 15:15)
Próxima Lua Nova: 27 noites (22 Nov - 12:32)

Solstício de Inverno: 21 Dez - 23h03 (UTC)

Bom dia

As mínimas continuam a descer por aqui, desta vez o registado foi 12,5ºC.

Manhã segue fresca, com vento nulo e algumas nuvens altas dispersas.