Seguimento Litoral Centro - Outubro 2015

Mas quem "alimenta" a Grande Lisboa é a Zona Oeste, e essa não viu chuva. Para sair da seca são necessários vários dias de chuva e não apenas umas trombas de água durante dois dias. Onde moro não existe um único poço que tenha água que possibilite uma actividade agrícola minimamente normal. Tiago, interessa é a água que fica retida nos terrenos e não a água que corre nas ribeiras em direcção aos rios e posteriormente ao mar. Abraço.
Ok já percebi mas uma coisa é certa, a situação de seca já desagravou, apesar de não ser muito
 
Depois de um evento de "mau tempo" pela região de Lisboa, porque para mim mau tempo é chover a sério e durante algum tempo, pelo menos mais de uma hora, mas pelos vistos vamos de ter.nos contentando com breves períodos de chuva forte, e somente e apenas hoje vi qualquer coisa a cair durante a tarde na zona de Benfica - Lisboa, com mais intensidade uns breves minutos :lmao:, ainda filmei com o telemovel, mas tem pouca resolução, foi tão rápido que nem tive tempo de "gamar" o da minha irmã que já um pouco melhor,
visto assim até parece um fenómeno raro, hehehe,

,

bom pelo menos serviu para lavar a traseira do jipe que estava cheio de pó entretanto agarrada pelo "chuveiro" provocada pelo andamento, da volta de ontem, sim pó, pois os caminhos mais junto a Roca estavam secos até +- pelas 21:30h,

por agora está parcialmente limpo, pouco vento, 18,6º C e possivelmente mais de 90% Hr ( tenho de o que se passa com o higrómetro ),

e pronto, foi este o "mau tempo" por Lisboa, vai voltar novamente o bom tempo possivelmente por tempo indeterminado, aqui a minha pessoa é que anda com chuva persistente, uma constipaçãozita :lol:
 
Agora imaginem quando vou para lá com rajadas de 70... :D
Ok podem-me chamar doida... :D

E dois...

Quanto a chuva, efectivamente na região oeste está escassa:

12vrH63.gif



Houve um bloqueio das precipitações nesta zona:

Valores desde 1,4 /1,9 nos Cabos a 3,2 / 3,7 em Colares e Torres. Alcobaça 7,2; Rio Maior 10,7 mm, tudo isto é escasso para um evento de dois dias e é uma região essencialmente agrícola.
 
Última edição:
A história destes dois dias em auto-timelapses (sempre que tinha oportunidade punha a GoPro a fazer vídeo). Cada um equivale mais ou menos a 2 horas e meia, à razão de 5 ou 2,5 minutos por segundo de vídeo.

Domingo, 04

Amanhecer e manhã com ventos cruzados de sul à superfície e de sudoeste nos níveis médio-baixo:


Sol e humidade com nuvens altas, a meio da tarde:


Entardecer e crepúsculo. O sol é velado e depois oculto por nebulosidade cada vez mais espessa, cairam alguns pingos:



Segunda, 05

Manhã com altostratus de WSW e estratos de sul com vento forte e mar agitado:
 
Continuação de dia 05

Meio do dia, os altostratus abrem-se em altocumulus espessos e cumulus, começam a aparecer nimbostratus e nuvens rasgadas pelo vento; dois aguaceiros rápidos terão deixado cerca de 2 mm, primeiro "banho" da câmara:


Do meio da tarde ao crepúsculo, a frente com chuva forte mas que não durou mais que meia hora. A GoPro devia ter instalado um limpa pára-brisas...
Final da frente muito bem delineado e céu aberto a 2/8 com muita humidade até ao poente velado:


Ver em máxima resolução para, virtualmente, "sentir a chuva na cara" :) , já há muito tempo que não tinha esta experiência, soube bem... :hehe:
 
Por aqui o dia acordou parcialmente nublado, embora agora o sol está a começara aparecer.
Sigo agora com 20.4ºC
mínima de 17.3ºC
Á cerca de 1 hora atrás apareceu aqui uma praga de formigas de asas, e até cobrem o chão, são aos montes...
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000