Seguimento Litoral Centro - Outubro 2015

Notável, 5ºC! Foi realmente a madrugada mais fria desde Abril talvez, aqui os 13ºC sentiram-se bem, em termos relativos claro. A subsidência da crista anticiclónica e o vento que ficou praticamente nulo criaram boas condições para inversões.

Praia da Rainha teve um mínimo horário de 6,5ºC; Colares, de 7,7ºC; Alcobaça 6,9ºC; Aljezur 5,8ºC; Zambujeira 7,0ºC; Alvega 6,5ºC; Dunas de Mira 6,0ºC; mesmo o Cabo Raso chegou aos 10,2ºC o que é extraodinário para uma estação a poucos metros do mar que estava a uma temperatura no mínimo de 18ºC!

Pelo Pisão e vale da Malveira da Serra / Guincho os valores devem ter sido interessantes :cold:, para estarem 10ºC no Raso!

Boas StormRic,

Sim é um valor notável, ainda que normal para o local em questão, é um vale muito frio, lembro-me de uma noite de Julho(2012) registar uma minima de 8ºC por lá, para não falar da minima brutal de -6ºC no inicio de Fevereiro de 2012, a estrada estava com uma camada brutal de gelo.
Quanto ao Pisão/ vale da Malveira, acredito que a minima terá caído aos 5ºC/5,5ºC .

Aqui já pingou, as estradas já estão molhadas!! Mas deve ter sido coisa pouca que nem se ouviu!!

Não tinha reparado é na cada de pressão que já aqui ocorreu, comecei o dia com 1011 e já vai em 1003,9!

Está previsto assim muito vento? É que nem o Ipma emitiu nenhum alerta, nem onde costumo acompanhar está a dar assim algo de muito perigoso!!

Parece que Peniche vai levar primeiro com chuva, está cada vez mais escuro e frio.
E levou sim senhor!!! Tal como eu havia dito, e embora tivesse posto em dúvida, chegaram cá uns pingos sim! Foi pouco, mas choveu. E não foi em toda a Península.

Peniche, Cabo Carvoeiro
18h30

46cf7453e61ff9b99a59c9350b107968.jpg

2edd181f30c58a0a6c39b4c5a479555e.jpg

Peniche, Cabo Carvoeiro
18h30

:D lindo! O céu aqui estava parecido mas o panorama daí não se compara, essa panorâmica com todos ficou espectáculo. Boa visibilidade para a Berlenga.

A história do dia e da chegada dos arautos do Ex-Joaquin foram assim por aqui:

Amanhecer de céu limpo e parecia ir ser um dia de céu azul, mas os primeiros cirrus a chegarem bem depressa, :

A meio do dia desfilavam os tufos de cirrus espessos precursores das frentes em dissipação e já havia cruzamento com vento de sul nos níveis baixos, embora à superfície ainda fosse do quadrante oeste:

E ao poente a panóplia de nuvens cobria 7/8 do céu. Muita virga a vários níveis, crepúsculo curto:

E eu tive uma mínima de 11,8º C, hoje temperatura já mais fresca a não deixar andar apenas de camisinha ou manga curta, ao fim do dia ao sair do Leroy junto ao Dolce Vita Tejo pelas 20:50h e após ter entrado no carro começou a pingar :lol:, mas relativamente grossos, e assim foi até chegar a casa, mas nem precisei de ligar o limpa-vidros ( uma fartura ),
quando saí do trabalho pelas 19:00h pouco depois tinha o céu com umas belas cores, lá está, não dava para parar e fotografar, mas a descer da Pontinha aproveitei em como não vinha ninguém atrás de mim abrandei e tirei umas fotos, mas não ficaram nada de jeito e já não estava como inicialmente tinha visto pelo que não vale a pena publica-la,

actualmente, vento nulo, céu quase limpo, 16,4º C e 83% Hr.

Aquelas células a sudoeste do cabo de são vicente já enfraqueceram bastante, mesmo assim há células a Oeste e Sudoeste de Lisboa, que talvez tragam chuviscos:

Agora talvez já sejam mais do que chuviscos. Tudo acelerou a velocidade de aproximação, está a chegar bem mais cedo do que eu tinha estimado.

Vento moderado de sueste aqui em Carcavelos. Céu a encobrir rapidamente mas são ainda nuvens médias. Cascais parece já ter precipitação.

Se houver disponibilidade de tempo, vale sempre a pena até pelo documento e comparação de locais. :D

Já cá mora, até tenho vergonha de publicar estas "belezas" de fotos :lol:, não tinha perto um local onde pudesse parar para tirar com melhores condições,

21437925444_63a2fe7aa9_o.jpg

aparentemente a temperatura está ligeiramente a subir pois já está nos 17,0º C, e céu já todo encoberto com o céu muito "amarelado".