Seguimento Litoral Centro - Outubro 2015

Já está o ambiente típico das sudoestadas, aquele vento que quase cheira a mar e aquela humidade e calor insuportáveis. Vai pingando esporadicamente.

Ontem ( Sábado ) dia de bike, objectivo chegar ao Guincho, eventual previsão de chuva fraca para o fim da tarde, mas há que andar, pois hoje em principio estará pior, não tenho reportado voltas anteriores por terem sido mais do mesmo, vento e mais vento, e temperaturas amenas, excepto no Raso,

a de ontem, temperatura aparentemente mais fresca que nas voltas anteriores, mas amena tipo 22º - 23º, mas mais humidade, transpirei muito, pouco vento e encoberto,
desta vez vou colocar umas imagens ilustrativas do dia enquanto não chega mais acção :lol: ( espero ),

paragem quase habitual em Carcavelos,

21301707103_0711b3d36c_o.jpg

a passar o forte de São José,

21734990478_08259a68ed_o.jpg

Raso,

21932559191_a51399f5e4_o.jpg

e o conhecido Guincho, numa rara, mas aparente calmaria porque do lado oposto ao Hotel Fortaleza do Guincho, já soprava com alguma intensidade,

21896673006_a2cfd45ebc_o.jpg

já no regresso, uma visão que não aprecio muito, as cores alaranjadas do céu, eventual sinal de chuva, onde no fim do passeio marítimo pelas 20:30h senti uma pingas grossas :lol: e ainda com 20 km para fazer, o que vale é que se ficaram por aqui, em alguns pontos antes de Carcavelos estava algum vento, mas passado Oeiras quase calmo e temperatura na casa dos 21º - 22º , no carro marcava ainda 23º,

21910818762_4409860bd2_o.jpg

mais logo, após o almoço deverei ir dar a voltinha Sintrense para uma eventual caçada :lmao:, pois já tenho saudades de apanhar intempéries, vamos lá a ver o que ai vem ( pelo menos já está alerta amarelo a partir das 18:00h ).

Ja seria muito bom que isso se confirmasse @Tiagolco! A regiao está mesmo a precisar ao máximo... Devido à situação ser de regime convectivo, localmente os acumulados em algumas zonas até podem ser superiores a isso! Agora os locais afectados é que ja nao se sabe quais...
Por enquanto a noite segue calma com apenas alguns chuviscos esporádicos e um aumento da intensidade do vento! Temperatura estável nos 20,5 graus

Ja seria muito bom que isso se confirmasse @Tiagolco! A regiao está mesmo a precisar ao máximo... Devido à situação ser de regime convectivo, localmente os acumulados em algumas zonas até podem ser superiores a isso! Agora os locais afectados é que ja nao se sabe quais...
Por enquanto a noite segue calma com apenas alguns chuviscos esporádicos e um aumento da intensidade do vento! Temperatura estável nos 20,5 graus
Acho que toda a região de lisboa vai receber algo, porém presumo que as regiões com mais altitude recebam mais

Estão a aparecer nuvens muito baixas e o vento já está a aumentar

Precisamente o que caracteriza a situação em Carcavelos praia, vento de sueste moderado, nuvens baixas, nimbostratus possivelmente, mas ainda tudo seco, nem um pingo.

umas imagens ilustrativas do dia enquanto não chega mais acção

:thumbsup: boa reportagem como sempre, belas composições nos pontos chave! E que calmaria o mar estava no Guincho e Estoril.

Para descrever o dia aqui em Carcavelos, os vídeos onde se observa a dinâmica das nuvens, com ventos e jogos de sombras cruzadas nos diferentes níveis.

Amanhecer:

Manhã

Tarde e entardecer, desta vez não houve mesmo cores algumas ao poente mas apenas jogos de luzes:

19,4ºC e 91% de humidade neste momento.

Vento sueste ou SSE em todas as estações aqui da zona.

Saudades do tópico de Discussão e Previsão do tempo e modelos...
Acho que não devo ser só eu! Principalmente neste eventos. Era tudo de tão fácil seguimento, como as previsões de quem mais sabe da coisa :'(
Desculpem, foi só um desabafo. Mas aquilo assim, não tem nada a ver com o que havia. Não faço previsões, mas há MUITO tempo que consultava o tópico. :(

Bem, em Peniche, temos estruturas montadas na praia dos Supertubos (virada a SW) que... cá p'ra mim é isso mesmo!... puffffffff...
Por agora seguimos, com vento moderado. Nada de mais para esta santa terrinha tão habituada a vento. Veremos com o passar da madrugada.
Só quero que São Pedro e seus amigos me deixem ir depositar o boletim de voto a alguma hora do dia de amanhã. Ah, e fazer umas fotos no Cabo Carvoeiro :D hehe... Se lá em cima não estiverem com muitas portas abertas! :)