Seguimento Litoral Centro - Outubro 2015

Boas.

As noites vão ficando mais frescas, mas os dias têm-se mantido algo quentes, a máxima deve ter rondado os 26ºC.
Sol durante todo o dia, apenas ocultado momentaneamente durante a tarde pelo aparecimento de cúmulos.

Mínima de 13,9ºC.

Um dia semelhante aos de verão, sem dúvida!

No entanto aqui em Carcavelos praia não aqueceu devido à brisa marítima de oeste:

Máxima de 22,9ºC pelas 16h; mínima foi 16,9ºC pouco depois da 8h.
Mais seco do que nos dias anteriores, variou entre 57% e 74%.

Bruma e cumulus sobre terra mas longe, a sueste.
Dois curtos vídeos para ilustrar o dia, cumulus mediocris a tentar ser congestus mas a durarem pouco, ou seja, convecção fraca em lume brando:

17,4ºC nesta altura, vento nulo.

Bom dia

16,3ºC, que é a mínima até agora, com 71% de humidade neste momento.

Vento nulo. Céu com alinhamentos de cumulus humilis, mas talvez altocumulus castellanus, e altostratus também.

Ontem o poente da Lua apenas uma hora depois do sol revelava muita humidade nos níveis médios.

YbzVFFB.jpg

Antes do nascer do sol hoje estava assim a calmaria com uma visibilidade velada por névoa fraca:
dv9OqMQ.jpg

Última edição:
Mínima: 16,2ºC (ainda desceu um pouco depois de nascer o sol).

Para se ver o aspecto que revela a humidade nos níveis acima da superfície, duas imagens mais abrangentes:

Antes do nascer do sol:
Yxn2qsQ.jpg

Depois do nascer:
Zt0wIdg.jpg

Com este aspecto atrevo-me a dizer que espero um fim-de-semana deveras interessante, com possíveis trovoadas aqui.
Já nem me lembro de como é ver um raio! :lol:

Boas!
Não sei quantos graus estão porque o serviço do wunderground está em baixo :facepalm:
Parece que o Verão não quer deixar-nos porque hoje foi um dia perfeito, como o de ontem :D
Ao desenrolar da tarde foram aparecendo alguns cumulus mediocris (creio eu) e tirei algumas fotos:
Diminui o brilho e aumentei o contraste só para dar mais ênfase aos contornos das nuvens...
yoQTTz2.jpg

FZAkT8J.jpg

F6DUHmS.jpg

Ao desenrolar da tarde foram aparecendo alguns cumulus mediocris (creio eu) e tirei algumas fotos:

:thumbsup: boas fotos! Cumulus mediocris, sim, e com evidências de humidade a criar pequenas faixas de pileus nas camadas estáveis empurradas verticalmente pelo desenvolvimento cumuliforme.

Deste lado, virado para o mar, não me apercebi destes cumulus. Foi um dia de sol, a nebulosidade matinal dispersou-se rapidamente, manteve-se bruma e névoa. Ao fim da tarde começaram a aproximar-se nuvens altas e o horizonte do poente estava carregado delas, poucas cores logo muita nebulosidade a centenas de quilómetros da costa.

Pôr-do-sol "enfarruscado" pela bruma e neblina no oceano, e umas caudas de cavalo...

6GGcVsW.jpg

Vento nulo neste momento.

Lua linda a ver-se perfeitamente a luz cendrada.

Boas,

T.minima: 13,6ºC
T.máxima: 21,5ºC
T.actual: 17,2ºC

Ao inicio da manhã andei por Odivelas, interessantes as inversões por lá, era notório o muito orvalho nas áreas de vale, parecia que tinha chovido. Estava algum frio.

Última edição: