E depois de uma madrugada bem fresca e húmida, esta tarde segue bem quente, com a temperatura a rondar os 30ºC, é "insuportável", estar debaixo de sol pleno, até causa dores de cabeça.
Estou farto deste tempo. Ponto...
Quando é que vem a chuva? Posso simplesmente lançar um furacão no Atlântico para que possamos ter alguma chuva? De qualquer das formas, se querem ter atividade meteorológica, emigrem...
Os modelos retiraram alguma da chuva prevista para os próximos dias, prevendo agora uns fantásticos 5 mm. A chuva que os modelos previam desvaneceu.
De qualquer das maneiras, hoje o dia tem sido muito quente e quase sem vento (contrastando com o dia de ontem). Que aborrecimento!
Boa noite, e chegou aos 32ºC incrivel que saturado eu estou disto, as paisagens aqui são de cortar a respiração, as ervas praticamente que estão castanho escuro não há nada.
Boa inversão esta manhã no Pisão.
Saí de casa com 17 graus, e registei no 9,6 no vale do Pisão, e 9,1 graus num valeiro próximo. Um caso muito interessante e pouco comum em que um valeiro consegue estar mais frio que o próprio vale. Ver se passo lá mais vezes para confirmar se é sempre assim.
Na foto é o local dos 9,1 graus.
Aparentemente nada de especial não é verdade, mas surpreendentemente é um sitio com forte inversão. Da minha experiência julgo que ha muita acumulação de ar frio pois o valeiro passa de perfil em U (aberto) para V(fechado), ou seja fica muito ar frio ali retido.E como é normal há uma pequena linha de água.
Ainda assim nao deixa de ser irónico, pois é um sitio com mais altitude que o vale principal.
São valores interessantes pois as mínimas andaram nos 17/18 graus, estes são 9 graus pouco representativos em termos gerais, mas em termos específicos representam o sitio mais frio do concelho de Cascais. @Dias Miguel ainda no outro dia falámos nisso, aparentemente sítios banais mas que escondem inversões bem fortes.
Ao contrário de ontem o dia hoje amanheceu ameno , nebulosidade alta, e com a mínima a subir cerca de 3ºc em relação a ontem! Neste momento sigo com 27.2ºc , lestada fraca a marcar presença, e 40% de HR, ou seja, mais um dia a contar para a secura Contínuo muito desconfiando/preocupado em relação ao dia de amanhã, fluxo bem intenso de Sul,com rajadas que podem chegar aos 85/90km´h, tempo quente e humidade baixa! A acontecer alguma precipitação será muito localizada, nada de chuva generalizada como alguns meios de comunicação social já estão a fazer passar, será muito importante fazer chegar esta informação à população, pois o risco de incêndio será mesmo muito grande
Ao contário do dia de ontem, esta tarde segue com céu parcialmente nublado, o sol ainda se avistou mas apenas durante a manhã.
Até que enfim, um dia de mudança.
Hoje pela Figueira, dia parece-me mais fresco que o que tenho apanhado por Coimbra, mesmo assim estou fartinho deste tempo estival a meio de outubro...