Seguimento Litoral Centro - Setembro 2011

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Há pessoal a queixar-se mas olhem que eu apenas tenho 3mm acumulados :hehe:

Façam como eu esperem o dia ainda agora começou!

Ri-me imenso com vocês a discutirem o "flop" HotSop "Cuidem-se" :lmao::lmao::lmao:

Neste momento e apenas tem momento o unico sitio que aparentemente e digo aparentemente foi um flop é a zona norte ou litoral norte ... isto de acordo com as estações (pouicas do IM que consultei) e por aquilo que vi ....

Não fiquem desiludidos e aproveitem o evento dado que depois não vêem nada tão cedo (previsão a 15 dias ) !!

Sinceramente duvido que hoje alguém no litoral veja alguma coisa ... parece-me que as células formar-se-ão agora mais pela tarde em especial no interior tal como no dia de amanhã !!

Sinceramente duvido que hoje alguém no litoral veja alguma coisa ... parece-me que as células formar-se-ão agora mais pela tarde em especial no interior tal como no dia de amanhã !!

Tenho algumas dúvidas Aurélio... Por um lado o ECM mostra o que afirmas coma instabilidade a concentrar-se mais no interior. Por outro lado o ALADIN volta a mostrar algo que já vem inalterado desde ontem... Uma faixa de forte instabilidade praticamente a cruzar o território horizontalmente na zona centro. Por exemplo (e puxando a brasa à sardinha) para Coimbra a ideia é reforçada pelo gfs para as 18h com valores de CAPE e LI muito favoráveis à ocorrência de trovoadas e, acima de tudo, valores de temperatura a 500hPa a descerem consideravelmente o que poderá indicar queda de granizo ou saraiva... Esperar por próximas saídas e sobretudo continuar a seguir o satélite... estas situações têm sempre o seu quê de imprevisibilidade.

A depressão deve seguir agora lentamente para cima de nós. Actualmente a banda mais activa da frente vem de sudoeste, mas está a entrar já pelo golfo de Cádiz. Sendo assim penso que só o interior alentejano, Algarve e oeste de Espanha é que devem ter mais alguma animação. A não ser que se formem células do nada com o CAPE a ajudar. Para o litoral penso que é para esquecer daqui para a frente, pelo menos é o que diz o HIRLAM.

14:00 1 Sep

Por esta imagem há alguma precipitação intensa a atravessar o território continental, mas como vem de sul/sudoeste, penso que o litoral norte e centro pouco verão. Espero enganar-me. :hehe:

Bom dia!

Madrugada de aguaceiros, que renderam 6mm. O evento segue assim com um acumulado de 18,2mm. :)

De momento, 21,3ºC em rápida subida. Humidade nos 85% e pressão a 1009 hPa.

O vento sopra fraco, e o céu encontra-se povoado por Cumulus e Cumulus Congestus.

Mínima de 16,8ºC.

Boa rega na grande Lisboa.

Últimas 24h, estações do WU.

Margem norte:
29,4mm - Portela
27,6mm - Moscavide
24,9mm - Amadora (Damaia)
18,3mm - Mira-Sintra
17,3mm - Caneças
17,0mm - Amadora (Venteira)
16,5mm - Parede (Cascais)
15,0mm - Barcarena (Oeiras)
13,7mm - Cais do Sodré
11,2mm - Queluz
10,2mm - Nova-Oeiras (Oeiras)

Margem sul:
29,0mm - Charneca da Caparica
25,1mm - Aroeira (Marisol)
24,9mm - Almada (Sra. da Piedade)
21,6mm - Várzea, Setúbal
20,0mm - Corroios, Seixal
19,1mm - Benavente, Santarém
13,7mm - Moita

Synops (Das 6h às 6h)
35,3mm - G.Coutinho
32,6mm - Geofísico
22,0mm - Montijo

Boa rega na grande Lisboa.

Últimas 24h, estações do WU.

Margem norte:
27,6mm - Moscavide

E desde as 0h estão acumulados 12,4 mm.

O sol volta a aparecer por entre as nuvens e a esta hora ainda está uma humidade bastante elevada, 71 %.