StormRic
Furacão
Novamente trovoada intensa na praia da Areia Branca, Lourinhã. O bordo oeste da célula ergue-se espectacularmente.
Foto panorâmica de uma célula sobre a Serra de Montejunto, tirada hà pouco nos arrabaldes do Cartaxo:
Tornado???????????
Penso que não chegará aqui, deve passar a Norte. Veremos.
o ipma parece que não detectou aquele estalo muito próximo do Cartaxo por volta das 19:26h, foi clarão azul/aroxado e quase em simultaneo um estalo tipo morteiro mas potente, que até estremeceu tudo!! Que adrenalina
Câmara de Lisboa diz que não foi alertada para tanta chuva
O vereador da Proteção Civil da Câmara de Lisboa, Carlos Manuel Castro, e o diretor da Proteção Civil Municipal, Manuel Ribeiro, dizem que não receberam os avisos necessários por parte da Proteção Civil Nacional para prevenir as consequências das fortes chuvadas que ao início da tarde desta segunda-feira caíram na capital.
Manuel Ribeiro diz que tiveram de "atuar no terreno", não "tendo sido possível prevenir" a situação porque os "alertas" não foram feitos a tempo e horas.
O pico da preia-mar às 15h15 é outra das explicações invocadas pelos dois responsáveis pela Proteção Civil Municipal para a situação de caos que se viveu na Baixa, Avenida da Liberdade, Praça de Espanha e outras zonas da cidade.
Vários comerciantes da Baixa dizem que a situação se agravou porque as sarjetas estavam todas entupidas e que já deviam ter sido limpas no final de um mês de setembro em que se registou uma precipitação anormalmente elevada.
No site da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o último aviso disponível tem data de 18 de setembro e alerta para fortes condições de instabilidade climatérica em todo o território continental nas 24 horas seguintes. De então para cá não foi colocado mais nenhum comunicado nem feito qualquer alerta específico para esta segunda-feira na zona de Lisboa.
Miguel Cruz, da ANPC, diz ao Expresso que o aviso de dia 18 "ainda continua disponível na medida em que as medidas de prevenção continuam atuais". Miguel Cruz disse ainda que o IPMA - Instituto Portugês do Mar e da Atmosfera "emitiu vários avisos" durante esta segunda-feira e que todos "os alertas emitidos, um de nível amarelo às 9h e outro de nível laranja às 15h19, foram remetidos para os serviços municipais de Proteção Civil de todo o país".
O maior pico de chuva ocorreu depois das 13h30. Os Sapadores de Lisboa registaram "156 ocorrências, 121 das quais relativas a inundações que aconteceram na cidade de Lisboa a partir das 14h00".
No seu site, o IPMA tem um alerta laranja para Lisboa [e outros quatro distritos do Continente], que se estende até às 21h desta segunda-feira.
Fonte: Expresso