StormRic
Furacão
As últimas células resistentes (únicas descargas registadas depois das 22h locais até à 22h14)
Imagem radar das 22h20 locais
Imagem radar das 22h20 locais
Samora Correia
Aí está uma descarga de respeito, quase 100kAmp! (às 20:09 locais)
Não tenho dados para afirmar a qualidade da informação das descargas do IPMA, mas essa descarga, se foi a que me mandou o disjuntor "a baixo" certamente não foi nessa localização, já que após o clarão nem um segundo passou até ao som do trovão, talvez tenha sido mais uns 500/1000m para este. Após esta descarga houve outra, essa sim poderá ter sido nesse local, mas se foi o caso, uma delas não aparece.
De qualquer forma tenho estado a observar dentro do possível o "festival eléctrico" e são claramente mais as descargas que na realidade aconteceram do que as que aparecem no mapa (estive agora mesmo a ver a versão actualizada do IPMA). Desde as 20h tem sido um festival, não passa um minuto sem duas ou três descarga eléctricas (a maioria intra-nuvem).
É bem verdade que os detectores do IPMA deixam passar uma grande parte das descargas. As falhas de corrente julgo que acontecem quando as descargas atingem ou as linhas de alta tensão ou os postos de transformação e fazem saltar os disjuntores nas estações de distribuição. Nem precisam de ser as descargas mais fortes. A falta de detecção é mais flagrante nas zonas urbanizadas, então pela área da grande Lisboa já se assistiu a "festivais" de muitas dezenas de descargas e aparecem apenas meia dúzia no registo.
Mas neste caso a falha não foi só na rua nos disjuntores da distribuição (o que considero perfeitamente normal e aconteceu), mas o disjuntor que também saltou foi o cá de casa.
Acerca do seguimento, por aqui céu estrelado, 19.1ºc 91%Rh (). Uns relâmpagos espaçados e distantes a norte.
Bem, já vi que a tarde foi fértil em acontecimentos, ia a caminho da lagoa de Albufeira quando pelas 16:30h aprox. começa a chover na zona de Fernão Ferro, mas a chegar a lagoa pouco tinha caído, havia muita água acumulada, mas possivelmente da chuva da manhã,
esta tirada pelas 19:00h
acabei por não ir a banhos pois estava um pouco ventoso e tinha arrefecido bem, embora a agua estava quase morna,
tirada perto da praia do Meco, um quarto de hora depois
já depois de vir do Espichel, começo a ver pequenos clarões mas eram longe, mas ainda apanhei um, pouco visivel ( não tinha tripé para ver, coloquei a máquina no tejadilho do carro, tinha pouca visibilidade do que tirava )
e assim foi um dia interessante, embora aqui pela zona costeira teve pouco significado em termos de mau tempo, o mais notável foi a diminuição da temperatura,
vamos ver como será o dia de amanhã, espero fazer Alcácer - Comporta e talvez Melides.
Hoje pelas 15:00 fui até á Serra da Amoreira mesmo aqui em cima. Tirei umas fotos para Sul das quais deixo aqui 2. Tarde abafada por estes lados. Se a situação assim justificar vou tentar ir lá de novo tirar mais umas fotos á maçarico.