Seguimento Litoral Centro - Setembro 2014

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Boas noites

Poente com ambiente ainda húmido, cumulus que embora vindos de SSW expandem-se para ENE parecendo assim que andam "de lado".
bvwkGrN.jpg

a colecção de fotos do dia é bastante extensa, por absoluta falta de tempo não consegui ainda mostrá-las. Irei pondo ao longo da noite.

Dia muito chuvoso e abafado fazendo lembrar os trópicos! Uma coisa em que reparei e que não me lembro da ultima vez que aconteceu é começar a ver as ervas a brotar, mais uns dias e os campos estão verdes. O que para mim é quase novidade visto que ainda estamos no verão.. :D Ah e espero que a chuva faça uma pausa não quero Festas da Moita molhadas :thumbsup:

Esta é para rir... é a terceira das únicas três fotos desta noite em que se vêem descargas, a 50 Km de distância o que é que eu estava à espera?? Pelo menos dá para ilustrar que nestas condições, com chuva pela frente mas horizonte aberto sobre o mar, essa deve ser a máxima distância a que se vê actividade eléctrica.
PF3Pjvq.jpg

detalhe com contraste exagerado para mostrar que estava ali um raio nuvem-mar
zEBXFbw.jpg

registo de descargas da hora em que esta ocorreu
XnvTLpD.jpg

para a próxima coloco a lente 250mm... e mesmo assim...

Encontrei ainda outra, também muito longe, 50 Km, mas está identificada no registo do IPMA: -12,3 kAmp.
A anterior não consegui encontrar correspondência no minuto/segundo exacto (o relógio da câmara tem de ser acertado frequentemente, pode daí advir a falta de sincronização, embora os tempos afixados nas imagens já tenham sido corrigidos mas o processo não é rigoroso ao segundo)
qN5qAwZ.jpg

TiURUbr.jpg

T0HA0ur.jpg

Estas imagens foram tiradas com a câmara a fazer automaticamente uma rajada de 10, com exposição regulada manualmente (13 segundos neste caso). Neste modo de rajada os intervalos entre fotos são de menos de um segundo. É um dos processos de tentar cobrir quase totalmente um longo intervalo de tempo sem exposição demasiado longa, para não sobre-expôr a iluminação que não provém da descarga. No fim de cada rajada, no entanto, pode-se perder alguns segundos a verificar minimamente se a exposição está adequada e a iniciar nova rajada. Em duas ocasiões desta transição perdi duas descargas das melhores, foi azar. Com as imagens obtidas, mesmo que não tenham registos de raios, fazem-se animações time-lapse muito interessantes. Ainda não tenho um programa adequado para o efeito.

Neste momento as nuvens, alguns cumulus, continuam a deslocar-se de SSO para NNE. Daqui a cerca de duas horas poderão entrar alguns aguaceiros na costa Cascais-Lisboa, mas são pontuais e não parecem sequer fortes. As nuvens correspondentes não têm desenvolvimento significativo, até agora.
As ondas aumentaram durante a tarde e ainda se ouvem bem.

• Gosto
Reactions: joselamego
Obrigado, Stormy, é um grande elogio. Tenho aprendido muito aqui e o teu trabalho de análise e previsão é seguramente um dos grandes pilares desta entusiasmante comunidade. :cheers:

Concordo com o Stormy, grandes fotos, dá gosto de se ver
Já que aqui em Lamego não tem havido trovoada, ao menos consolo-me de ver aqui estas fotos... É um regalo para os olhos!!!!!

Enquanto não vem mais actividade, vamos actualizando os momentos significativos do dia aqui por Caracavelos.
Cerca das 7 horas da manhã o nascente tingiu-se de laranja avermelhado dando um aspecto dantesco às células que chegavam à Costa da Caparica. O efeito durou cerca de vinte minutos e é observado em condições como as de hoje, atmosfera com elevado conteúdo de vapor de água e nuvens de grande desenvolvimento vertical.
qSpQ7SW.jpg

No lado oposto as cores ainda eram as da alvorada luarenta; a linha de instabilidade funcionando como uma barreira perfeita entre ambas as fontes luminosas:
pXkTQuY.jpg

O efeito foi esbatendo-se ao mesmo tempo que a célula avançava. Como é hábito as gaivotas mudam de poiso, à cautela, do litoral para as ribeiras e para os campos. Havia cerca de uma centena no parque de terra.
m8AK9Xu.jpg

As ondas em Carcavelos estão a ouvir-se como se fosse inverno. Mantém-se tudo na mesma, alguns cumulus pequenos e fractus a correrem de SSO. Não havendo radar do IPMA desda a meia-noite, apenas observando as imagens de satélite se pode talvez concluir que os aguaceiros que vinham a caminho estão a dissipar-se; as nuvens têm diminuído de extensão.