Foto tirada por um amigo esta tarde na Figueira da Foz

Na Análise das 18h, STS-Alpha (Sub-Tropical Storm) e as linhas de instabilidade associadas.
Note-se a formação dos dois novos centros depressionários desta depressão complexa que inclui a Alpha.
Entretanto os restos de Paulette mantém-se isolados desta depressão por uma fraca crista anticiclónica, se é que se pode chamar assim, e desloca-se rapidamente para Sul/SSE e vai passar sobre o Grupo Ocidental dos Açores esta noite.
![]()
Olá Alpha!No espaço de 2 anos é mais uma a ficar para a história, dá que pensar.
Muito vento e chuva por Leiria. 25mm numa estação netatmo dos arredores da cidade.
Para recordar...
![]()
Mais uma vez o trabalho impediu-me de relatar o que aconteceu por aqui. O que tenho a dizer é que há muito tempo que não via uma tempestade com este calibre, provavelmente desde dezembro de 2019! Ao longo da manhã ocorreu chuva forte e por momentos com o céu a desabar, acumulando 9,7 mm. Apesar de não ter sido o que eu esperava, já que o grosso passou todo a noroeste da zona, 9,7 mm para dia 18 de setembro é muito bom! Com este acumulado, o valor mensal segue nos 17,5 mm, o que corresponde a 103% do valor mensal - desde 2014 que por aqui não se ultrapassava esta marca!
Grande parte da chuva ocorreu durante a manhã. À tarde apenas caiu um aguaceiro por volta das cinco da tarde. O vento, esse sim, foi bem forte durante a tarde - registei uma rajada máxima de 49,7 km/h. Apenas não é a mais forte desde ano porque, no dia 19 de janeiro, registei uma rajada de 51,5 km/h.
Em suma:
Charneca da Caparica
Máx: 22,1ºC
Mín: 17,3ºC
Prec: 9,7 mm
Rajada máxima: 49,7 km/h S
Entretanto o vento abrandou com o afastamento do centro da tempestade e a temperatura está, neste momento, nos 19,6ºC.
Como já alguns aqui falaram, a transição entre o calor/tempo de verão e este tempo chuvoso e instável foi brutal. Depois de dois dias que acumularam 18 mm e com temperaturas outonais as folhas das árvores de folha caduca já começam a ficar amareladas, em certas zonas já se nota o chão algo "ensopado", já começaram a nascer ervas verdes nos campos (embora poucas)... quem diria que há uma semana estava eu a regressar do Algarve com calor e lestada!![]()
A nível de vento acompanhado por chuva este evento foi bem pior, mas atenção que ainda falta bastante para acabar o mês!Choveu intensamente de manhã, mas nada a ver com aquele período de instabilidade em Maio. Nesse período houve um dia em que esteve cerca de duas horas a chover sem parar, lembro-me que foi ao final da tarde. O de hoje foi mais em regime torrencial intercalado por períodos de acalmia.
Todos os Setembros que se seguiram a esse de 2014 foram secos e quentes.
O acumulado total deve andar pelos 11 mm, mas ainda não está fechado, a ver se amanhã ainda acumula alguma coisa.
A nível de vento acompanhado por chuva este evento foi bem pior, mas atenção que ainda falta bastante para acabar o mês!![]()