Seguimento Litoral Centro - Setembro 2023

Algés inundou durante a madrugada. Expectável, foram quase 30 mm em meia hora.

Essa zona é um degredo. Dos terminais mais importantes de Lisboa/Oeiras e fica nesse estado... Já a estação é o que é, e nem com as obras de requalificação da Linha de Cascais vai mudar. Enfim.

Por Belas passou tudo de raspão, tenho 5,3 mm em Vale de Lobos e 35,1 mm na Amadora. Fiquei neste limbo.

Estação Davis na Escola Secundária da Costa Primo, Amadora, com rainrate de 180 mm/h! 28,8 mm acumulados.

Essa zona é um degredo. Dos terminais mais importantes de Lisboa/Oeiras e fica nesse estado... Já a estação é o que é, e nem com as obras de requalificação da Linha de Cascais vai mudar. Enfim.
Foi uma repetição mais "suave" de dezembro de 2022. Choveu muito aqui em cima e choveu ainda mais na baixa de Algés. Toda a água que vem da serra de Carnaxide e Monsanto é drenada por esta ribeira, claro que já está com estes níveis. Mesmo depois do que aconteceu no ano passado, pouco ou nada foi feito...venha a próxima tragédia.

Não deve porquê? Não é só o Montijo que está em seca...
Houve períodos de maior torrencialidade mas a chuva foi bem vinda.

Tarde calma, de céu pouco nublado. Acredito que ainda chova mais um pouco amanhã. Veremos.
Meti um smile a rir no final da frase mas pelos vistos o fórum é limitado no que toca a emojis... Estava-me a referir a ter chovido em demasia na zona de Algés mais concretamente na zona da estação...

Se o dia de ontem acabou por ser um fiasco, com a instabilidade a morrer e apenas 2,2 mm acumulados, esta madrugada a situação foi bem diferente...
Fui acordado por 2 aguaceiros muito fortes que caíram aqui na zona, sem trovoada, que deixaram um acumulado total de 27,7 mm!
Desde o início da manhã que a situação acalmou e não mais choveu. A instabilidade atmosférica é assim mesmo...

22ºC actuais e vento fraco de SE

Boa tarde,
Ao contrário do que aconteceu na Margem Norte, por aqui a chuva resumiu-se a um aguaceiro fraco de madrugada, que acumulou 0,5 mm. O dia tem sido de céu pouco nublado ou quase limpo e um tempo bastante agradável. :)
Para já o mês de setembro segue com 9,4 mm, ainda abaixo da média mensal. :rain:

Na costa oeste Santa Cruz final de tarde ameno com céu pouco nublado e vento fraco de SW.
Registo do poente a oeste:
20230909_195024.webp

20230909_201144.webp

Um resumo da tarde de hoje, imagens captadas perto do Cabeço de Montachique, Alqueidão e serra da Archeira.
Esplêndidas! Obrigado por estas reportagens, especialmente nos cimos dos montes. A penúltima foto é uma composição muito bem vista e realizada.

"Serra da Archeira" não conhecia, qual é mais ou menos a localização?:confused: