Seguimento Litoral Centro - Setembro 2023

Alguém consegue vistas sobre esta célula?
Está a produzir um dilúvio apenas registado por uma estação, Vale da Pedra entre Azambuja e Cartaxo.

VzdNciP.png


Tem mais de 30 mm na hora, e continua. Teve um pico de intensidade de 13,5 mm em 10 minutos, entre as 15h44 e as 15h54.
 
116mm desde Janeiro é de facto muito pouco. Incrível como quase nunca tem chovido no Litoral de Setúbal para Sul. :(
De facto o concelho de Setúbal tem recebido pouca precipitação este ano de 2023. Hoje, inesperadamente, acumulou perto de 4 mm entre as 11h30 e as 12h30, fruto de uma célula quase estacionária no eixo sudoeste/nordeste, desde a Arrábida à zona mais oriental da cidade. Mas foi precipitação local. Um quilómetro para sul ou para norte e pouco choveu.
 
Por volta das 14:35 apanhei uma chuvada perto de Aveiras de baixo. Ás 15:30 sensivelmente pareceu-me ouvir trovejar em Aveiras de cima.
 
Boa tarde!

Tarde com um algum calor quase sem vento e apenas alguns cumulus no céu aqui por Rio Maior. :cool:
Boa tarde, ainda de Verão!
Subida bastante sensível da temperatura, excepto nos locais costeiros do costume.
A EMA de Coruche já leva uma máxima de 33,1ºC, e deve ser a estação que lidera as máximas hoje, Alvega talvez atinja mais.
e89iKmA.png


Cumulus congestus dispersos, que não conseguem formar uma base plana por falta de humidade.

Eólicas paradas.

WNW
20230913_152658.jpg


WSW
20230913_153032.jpg
 
Última edição:
Boa tarde,
Na passada segunda-feira estive na zona da Azambuja e apanhei aquela célula intensa que houve entre a Azambuja, o Cartaxo e Aveiras de Cima. As imagens de radar são enganadoras: como só estava (e ainda só está) a funcionar o radar de Arouca as células pareciam ser muito menos fracas do que na realidade foram. Na Azambuja, por exemplo, que nem sequer era o sítio mais intenso, estava a chover torrencialmente: :surprise:


Ainda cheguei a ver dois clarões que me pareceram relâmpagos, mas a chuva intensa ofuscou completamente a visão destes. A nível de precipitação a coisa foi um bocado medonha: há muitos anos que não via tanta chuva a cair em tão pouco tempo, literalmente. Houve zonas em que a visibilidade era extremamente reduzida e o caráter torrencial estava já a causar vários lençóis de água em zonas baixas. :uau:
A minha ideia inicial era chegar à zona mais intensa, entre Vale da Pedra e o Cartaxo, mas dada a situação e por questões de segurança decidi ir em direção a Valada para depois cruzar o Rio Tejo na Ponte Rainha Dona Amélia. Ainda assim, na zona do Vale da Pedra, consegui filmar a chuva torrencial numa zona razoavelmente segura:


O facto de haver falta de radares também prejudicou a noção do tamanho da bigorna. A realidade é que a célula que ocorreu foi muito maior do que aparentava no radar. Mesmo do outro lado do Tejo, em Muge e na Glória do Ribatejo, estava literalmente a chover e até com alguma intensidade nalgumas zonas, apesar de o radar não mostrar grande coisa. Na zona da RARET tirei esta fotografia onde se vê que ainda chovia razoavelmente bem: :rain:
9fc5mZjh.jpg


Posteriormente, entre a Glória e a Fajarda, o céu abriu-se temporariamente e até houve algum sol. Cheguei até mesmo a apanhar um comboio de mercadorias na passagem de nível do Ramal de Vendas Novas na estrada entre a Fajarda e Coruche: :nicephoto:


Ao mesmo tempo que eu seguia da Glória do Ribatejo para Coruche começou a formar-se uma célula de grandes dimensões a leste de Coruche. Estava bem escura quando a fotografei na zona ribeirinha do Rio Sorraia:
zdSvBzBh.jpg


Tentei apanhar esta célula, indo pela Estrada da Erra (que era para ser parte da N119 entre Coruche e Montargil segundo o Plano Rodoviário Nacional de 1945 mas cujas obras foram abandonadas por algum motivo e ainda hoje a estrada termina num local completamente isolado e longe de tudo), mas quando cheguei ao fim a célula não só já se encontrava em fase de dissipação como tinha-se deslocado para leste. Ainda apanhei algumas pingas grossas mas não passou muito disso, e notei que quando cheguei tinha literalmente acabado de chover bastante apenas alguns minutos antes. :dry:
Depois desta derrota estava a voltar para casa, mas por surpresa pelos vistos surgiu um aguaceiro do nada por cima de Coruche, e eu tive a sorte de o apanhar, ainda que não na fase de precipitação mais intensa. Foi mesmo um aguaceiro bem localizado e que surgiu de forma bastante repentina, eu não estava nada à espera:

___________________________________
Ao contrário da passada segunda-feira, hoje o dia foi de céu pouco nublado e limpo. Foi, aliás, quase que um dia de verão, com uma temperatura máxima de 27,1ºC. Neste momento são 21:25 e ainda estão 23,0ºC. :calor:
 
Bom dia

A instabilidade dos últimos tempos trouxe apenas alguns aguaceiros pontuais, que renderam 3,9 mm até agora. Tirando o dia de domingo, a chuva ainda não nos visitou de forma decente :D

Esta semana tem sido mais quente, soalheira e seca, mas ainda assim é bem notória a presença de instabilidade no horizonte :nicephoto:

A partir de amanhã o tempo deverá voltar a mudar com a chegada de uma nova depressão. Vamos lá ver se é desta que caiem uns bons mm para assentar o pó :D
 
Última edição: