Seguimento Litoral Centro - Setembro 2023

Até agora estão assim os acumulados nas EMA.
Muito mal distribuídos. Lisboa e Sintra/Cascais quase a zero.

Acumulados das EMA da RLC
2023-09-16 (6:50utc)

3,7 mm Coimbra aeródromo
----------- Coimbra Santa Clara
2,6 mm Coimbra Observatório
8,6 mm Figueira da Foz / Vila Verde
1,8 mm Lousã aeródromo
2,4 mm Lousã Candal (621m)
0,8 mm Lousã Trevim (1167m)
2,5 mm São Pedro de Moel
7,8 mm Leiria aeródromo
4,0 mm Alcobaça.
1,5 mm Cabo Carvoeiro.
----------- Ourém
1,9 mm Rio Maior
15,0 mm Torres Vedras Dois Portos
4,6 mm Santa Cruz aeródromo
3,8 mm Arruda dos Vinhos.
0,0 mm Chamusca
0,3 mm Coruche
2,3 mm Colares
0,0 mm Cabo Raso
0,5 mm Lisboa Amoreiras
1,1 mm Lisboa Geofísico
1,0 mm Lisboa Ajuda
20,6 mm Barreiro Lavradio.
1,4 mm Alcochete Campo de Tiro
3,2 mm Pegões

Última edição:
Barreiro e Montijo foram, na AML, o polo da chuva.
Terá havido no Barreiro as habituais inundações urbanas, 18,4 mm em meia hora é complicado para uma ampla zona plana urbanizada e a poucos metros de altitude. A preia-mar foi às 4h41 e bastante elevada (3,6m) mas o pico da chuva ocorreu já mais de 2h30 depois, portanto nesse aspecto não foi mau.

Rede Clima.AML
2023 Set 16 (8h30)

0,0 mm Vila Franca de Xira (entupido?)
4,6 mm Mafra.
1,8 mm Sintra Algueirão
6,0 mm Amadora.
----------- Odivelas.
9,6 mm Loures.
4,2 mm Lisboa Carnide.
0,4 mm Cascais.
0,4 mm Oeiras.
12,8 mm Almada (9,4 mm/30 minutos, 8h00-8h30)
19,6 mm Montijo (10,4 mm/30 minutos, 7h30-08h00)

7,6 mm Alcochete.
26,2 mm Barreiro (18,4 mm /30 minutos, 7h00-7h30)
0,0 mm Moita (entupido?)
14,2 mm Seixal S.Marta Pinhal (9,2 mm/30 minutos, 6h30-7h00)
5,0 mm Sesimbra Q.Conde.
3,8 mm Palmela.
4,0 mm Setúbal.

Fica aqui a situação às 7h00

XAABDek.gif

Edição: actualizados os acumulados às 8h30.

Última edição:
3.2mm Fajarda, esperava mais? Sim, ainda por cima os clarões que vi e a chuva forte caiu na zona Benavente, mas depois do que vi quando virei reto para a Fajarda, na zona Foros Salvaterra, um chão molhadito sem poças de água..., já não foi mau os 3.2. Até fiquei com medo estar igual, mas felizmente à medida que me aproximei de casa as poças água foram surgindo. Sabe bem este encoberto tudo molhado e descida temperatura, típico outonal.

PS: meu pai diz que ouviu trovão aqui também

Primeiro, o único radar disponível é o de Arouca, pelo que a zona sul está sem cobertura, e a parte centro-sul mal coberta pois o radar apenas apanha as elevações mais altas. Depois, a situação é de instabilidade, pelo que poderão haver zonas da frente a ativar-se de um momento para o outro e vice-versa. O modelo do centro europeu prevê convecção embebida na frente à sua passagem pelo centro/sul do país esta noite/madrugada, provável motivo para o aviso de nível amarelo em vários distritos. Se poderá ser excessivo? Em alguns locais será certamente, típico de situações de convecção que não tocam a toda a gente. Mas noutros locais, um aviso amarelo até poderá ser "curto".
Bom dia, sim, tenho noção pelo que se foi falando por aqui que o único radar de referência no IPMA será o de Arouca, pelo que o raio de visibilidade para a zona centro não é o mais adequado, também por isso coloquei a hipótese de estar algo para aparecer que não estivesse nesse mesmo raio de alcance do radar.
A minha observação foi mais no sentido de tentar perceber o que me estava a escapar visto que todo o continente estava sob aviso amarelo devido à precipitação, mesmo tendo em conta a volatilidade deste tipo de eventos.

Pela zona Oeste tivemos algumas chuvadas e trovões entre as 4h e as 6h mas já tudo acalmou e deveremos ter um dia com pouca ou nenhuma chuva aguardando o que se passará no dia de amanhã.

Um bom dia para todos.

Última edição: