Seguimento Litoral Norte - Agosto 2009

A noite segue calma e quente!

Temperatura estagnada, só desceu uma décima desde o meu último post...

Actual: 26.8ºc

Não corre ponta de vento.

Nos últimos 5 minutos, máximo de 1 km/ de E.

Boas noites!
Depois de uma máxima de 33.1º,
seguimos às 23:50 com uns tórridos 25.5º e sem ponta de vento...

Boa noite...
O calor já chegou, o sol que queima e o vento que tudo seca...também nos visitam.
A noite ainda não é tropical - dificilmente será por estas bandas - mas é agradável! Agora estão 18,5ºC de temperatura...:thumbsup:

Dia 10:
Tmín - 13,5ºC
Tmáx - 30,0ºC

Dia 11:
Tmín - 13,0ºC
Tmáx - 31,5ºC

Podem perguntar: não seria lógico aquecer mais por aí?
Bem, não é fácil dizer porquê mas esta é uma zona com clima específico - Penso que será uma das zonas mais frescas da região; há por aqui zonas à volta do concelho de Paços de Ferreira em que é possível sentir mais 4 a 5 graus de temperatura na máxima. No entanto por vezes é possível, em determinadas condições, sentir altas temperaturas, igualando as máximas das zonas mais baixas ao redor deste planalto.

Pelas ruas do centro do Porto, o nosso amigo João Soares relatava, há pouco, uma noite bastante quente. Com o vento a soprar fraco, ou nulo, tornava-se até desconfrontável andar pela rua!

A RUEMA de Massarelos, às 00h registava ainda 24,6ºC.

Boas Noites !! ;)

Depois de uma caminhada desde a Trindade até Canidelo :hehe: onde o calor me fez transpirar imenso (ficando com a camisa que era branca, torno-a transparente de tanto suor)

----------

Chegado a casa registo actualmente, 20,5ºC céu totalmente limpo e vento nem vê-lo.

----------

Extremos do dia 11.Agosto.2009:

Temperatura Máxima: 30,4ºC
Temperatura Mínima: 19,8ºC

Precipitação Acumulada: 0,0mm

Bom dia,

mínima de 21.9ºc

Dados actuais:

Temperatura: 25.4ºc

Vento nulo ( máximo nos últimos 5 minutos: 4 km/h de ESE)

Humidade:57%

Pressão 1016 hpa.

Isto sem vento Leste.... :hmm: a brisa vai entrar a meio da manhã.... já não será um dia tão quente aqui pelo Porto a meu ver...:intrigante:

Sigo com 24,8º no Aviz, a brisa marítima não vai permitir grandes veleidades;).

A brisa marítima já sopra desde as 10 horas da manhã , embora muito fraca é o suficiente para não permitir grandes subidas de temperatura...

Dados actuais:

Temperatura: 28.4ºc

Vento: WSW: 8 Km/h

Humidade: 54%

Pressão : 1017 hpa.

Pelas ruas do centro do Porto, o nosso amigo João Soares relatava, há pouco, uma noite bastante quente. Com o vento a soprar fraco, ou nulo, tornava-se até desconfrontável andar pela rua!

A RUEMA de Massarelos, às 00h registava ainda 24,6ºC.

Linda foto tens tu, do nosso Centro Histórico, mais propriamente do Largo 25 de Abril, mais conhecido pelo "Campo da Feira".
Os malandros vêm cá e não dizem nada...

Seguimos por Guimarães, no dia em que passa cá a "Volta a Portugal", com 34.7º
Sente-se o calor a sair do cimento e a bater na cara quando se anda na rua.
Está impossível hoje...

A temperatura recuperou durante a tarde em especial com a rotação do vento para N/NW fraco.

Dados actuais:

Temperatura: 30.9ºc ( máxima de 31.8ºc às 15:34h)

Vento: NNW:11 km/h

Humidade:40%

Pressão:1014.9 hpa.

Boa tarde!

Mais um dia de calor a fazer lembrar a estação - Andávamos esquecidos do que é o verão, não é?!:cool:

A Temperatura actual ainda rola acima dos 30 - 31,0ºC mais precisamente.

A Tmáx do ano foi atingida esta tarde: 32,5ºC (a temperatura sentida é um bocado superior!)
A Tmín foi de 15,5ºC

Hoje andei por Penafiel e Paredes - a temperatura do sensor do meu OPEL andou entre os 38,0ºC e os 35,0ºC no trajecto desde Penafiel, passando por Paredes e depois até Paços de Ferreira - trouxe comigo 1 termómetro comprado no LIDL (a 1 €!) e, curiosidade, ao colocar o mesmo ao vento em várias zonas dava-me exactamente os mesmos valores do sensor do carro.
Tenho 2 sensores exteriores com fio numa parede voltada a NNE e ambos me davam à chegada a casa 31,0ºC (no carro tinha 35,0ºC).
O vento sopra actualmente, de forma intermitente fraco a moderado de NNO - um vento quentinho...:hehe:

Edito: vejo um alto-cúmulo a SE. Parece um daqueles que pode dar mesmo origem a trovoadas; penso que será aquele que está neste preciso momento a providenciar trovoadas na região de Viseu (relatado no post do interior norte e centro)
Boa tarde a todos!
Relato neste momento trovoes por Viseu:thumbsup:
Parece-me o inicio de uma trovoada seca.:w00t:
Cumps

Estou a ver muito ao longe e pouco nitida a bigorna desses cumolonimbos para SE que estão a provocar a trovoada na zona de Viseu!:w00t:

Incrivel como essas nuvens são visiveis a grandes distâncias!

Temperatura actual: 30.1 ºc

Vento 7 km/h de NW