Mas estações no centro da cidade de Lisboa e Porto, podem ser representativas do que se passa exactamente no centro e no meio mais urbanizado, mas não são muito representativas da realidade geral..
Claro que é impossível satisfazer as duas opções a não ser com mais dados e mais previsões, mas talvez essas fossem demasiado confusas para o comum cidadão. Não?
- Amanhã 23º na zona NW do Porto, 26º no centro, 24º no Aeroporto, 24º em Gaia, por aí fora...
Não me parece lógico, apesar do meu exagero é claro!
Não só não era muito lógico e fácil de entender, como também provavelmente todas iam errar, dado o erro associado sempre a uma previsão..
E entre o dilema de escolher uma previsão para dados representativos para as ruas centrais da cidade, e menosprezer a realidade mais abrangente de se escolher previsão para uma estação sinóptica.. Eu continuaria a optar pela segunda.. Por diversos motivos:
- Parece-me mais fácil até para o comum cidadão entender que a realidade no centro da cidade será sempre um pouco mais quente que a previsão generalista dada para o aeroporto, pelos motivos óbvios, mais que não seja a palavra poluição, do que fazer compreender o oposto..
- As temperaturas inflaccionadas no centro de uma cidade são o caso excepção na realidade sinóptica envolvente, e não o contrário..
- mesmo em termos de verificação de acerto de previsões, certamente serão mais convenientes e fáceis de analisar os dados de estações mais "bem-comportadas" como as dos aeroportos
- por fim mesmo para previsão, para caracterizar o estado da atmosfera, até para input de modelos, obviamente os dados das estações que não estão num centro urbano demasiado denso são mais representativos da realidade da atmosfera.. e não o da estação no meio dos prédios que inflacciona tudo.. por mais que a medição seja verdadeira.... terão que ser sempre esses a entrar, senão ia dar para o torto..
É apenas o meu ponto de vista do porquê de entender continuar a ser assim..
Não que esteja errado até certo ponto o ponto de vista de se achar o da cidade mais lógico.. Mas isso tem outro problema, em várias zonas da cidade haverão leituras também completamente diferentes.. E qual afinal é a mais realista? Nenhuma então no fim.. A não ser que façam uma previsão para cada zona da cidade já agora.. Isso claro não é lógico penso eu..
Portanto à escala espacial à qual se apresentam valores previstos, ainda me parece para já o mais lógico o actual..
Mas sim, ainda em relação à Serra do Pilar, também acho que poderia ser a representativa do Porto.. Mas se calhar nem é tão diferente assim da do aeroporto ou é?
Provavelmente só não é essa por motivos técnicos, e por não terem a mesma "riqueza" ou frequência ou tratamento de dados que têm numa estação num aeroporto, sempre mais "obrigatória" de manter e cuidar pelo local em questão..