Seguimento Litoral Norte - Agosto 2009

Max: 24,3ºC

Acho que vou deixar de fazer updates diários porque já tou farto destas temperaturas e destes dias sem sal. Se vier calor, ponho aqui as temperaturas. Se não, regresso no Outono.

E para quem estiver interessado, o IM mandou-me um mail a confirmar-me que as estações da S.Pilar e de Massarelos são EMA's e não REUMAS. Por isso os seus dados são 100% fiáveis.

Eu cá já estou é a preparar o Inverno. Estes dias não me aquecem nem arrefecem. Nunca mais chega as temperaturas abaixo de 5ºC e as manhãs em que é preciso raspar o gelo do pára-brisas do carro para sair de casa :lmao:

Agora mais on-topic, mínima de 18.5ºC, máxima de 25.6ºC. Boring.

E para quem estiver interessado, o IM mandou-me um mail a confirmar-me que as estações da S.Pilar e de Massarelos são EMA's e não REUMAS. Por isso os seus dados são 100% fiáveis.

Fiáveis, os dados são sempre. Podem é representar apenas aquele local.

Mas essa discussão nem se coloca, eu conheço a estação da Serra do Pilar e ela tem condições para ser uma EMA.

Na verdade, é uma RUEMA. Quem te comunicou que era uma EMA também falou verdade. :D

Passo a explicar; todas as estações são EMA's, pois são Estações Meteorológicas Automáticas. O que acontece é que algumas são consideradas urbanas (RUEMA) e outras climatológicas, para fins de elaboração de normais climatológicas.

Deste modo, quer a Serra do Pilar, quer Massarelos enquadram-se nas RUEMA, que são estações que não entram nos relatórios climatológicos mensais.

Quanto ao caso da Serra do Pilar, discordo dessa decisão. Bem poderia ser uma EMA; primeiro porque tem condições para isso e depois porque naquele local sempre existiu uma estação climatológica. Não entendo o porquê de terem recolocado ali uma estação e lhe retirarem os anteriores privilégios.

Penso que essa estação serve muito melhor a zona do Porto do que Pedras Rubras e apresenta dados bastante adequados e abrangentes, a nível de representatividade.

Acho que vou deixar de fazer updates diários porque já tou farto destas temperaturas e destes dias sem sal. Se vier calor, ponho aqui as temperaturas. Se não, regresso no Outono.

:shocking: O pessoal começa a desmotivar...vou ficar sozinho!!!:sad:
Talvez no outono, com a influência do "El Nino", estejamos aqui interessados na precipitação:rain: e deixemos de lado as temperaturas...:cold:Talvez!

Boa noite e agasalhem-se: mais uma noite bem fresca esta...

Bom dia "camaradas"

O dia começa muito luminoso, com céu quase limpo (alguma nebulosidade alta) e vento fraco a moderado (aparentemente de norte\nordeste).
Estão agora 19,0ºC de temperatura.

Tmín: 9,0ºC - bem fresca a noite novamente (se fizer as contas, não muito difíceis, chego à interessante média de 9,25ºC de mínima - claro que a média de ontem e de hoje:lol:)

Penso que essa estação serve muito melhor a zona do Porto do que Pedras Rubras e apresenta dados bastante adequados e abrangentes, a nível de representatividade.

O IM admitiu que vai continuar a dar as previsões para o Porto baseado nos dados de P.Rubras, para manter coerência em relação às outras cidades do país. Depois disseram que utilizam a estação do aeroporto em Lisboa e não a do centro da cidade, como modo de justificarem utilizarem uma estação menos representativa da cidade.

É claro que eu respondi que o aeroporto de Lisboa é na cidade de Lisboa, o mesmo não acontece com P.Rubras. E eu disse também que a estação da S.Pilar não é o equivalente às estações do centro da cidade de Lisboa. Aliás, só dizem isso porque já não têm estações no centro do Porto, porque as estações do Bonfim e da Sé batiam a S.Pilar no que toca às temperaturas aos pontos. Mas pronto, o que se pode fazer... se preferem utilizar uma estação que eles admitem pouco representativa do Porto, com constantes avarias, bom para eles.

É claro que eu respondi que o aeroporto de Lisboa é na cidade de Lisboa, o mesmo não acontece com P.Rubras. E eu disse também que a estação da S.Pilar não é o equivalente às estações do centro da cidade de Lisboa. Aliás, só dizem isso porque já não têm estações no centro do Porto, porque as estações do Bonfim e da Sé batiam a S.Pilar no que toca às temperaturas aos pontos. Mas pronto, o que se pode fazer... se preferem utilizar uma estação que eles admitem pouco representativa do Porto, com constantes avarias, bom para eles.

O aeroporto de Lisboa fica 10 km a Norte da dita cidade de Lisboa, localizando-se entre o Campo Grande e Camarate, normalmente designado por aeroporto da Portela.

Aí começamos novamente a entrar na discussão das RUEMA. É óbvio que também não iam poder fazer previsões com base nas estações da Sé nem do Bonfim, se são estações sem o mínimo de condições para serem consideradas EMA. Do mesmo modo, as previsões para Lisboa não se baseiam na Baixa, nem na Estrela, mas sim no aeroporto.

A própria estação do Geofísico não está instalada nas ruas, no meio da cidade. Está dentro do perímetro da cidade, sim, mas num enorme jardim e instalada num alto, a cerca de 110 metros de altitude, num Geofísico com mais de 100 anos, tal como a Serra do Pilar.

Mas sim, penso que o Porto merecia a Serra do Pilar como EMA oficial para as previsões.

Mas faz parte da cidade de Lisboa, que eu saiba o Campo Grande fica em Lisboa. Não tem nada a haver com P.Rubras.

Dizer que a S.Pilar é o mesmo que as estações da baixa lisboeta é ridiculo, não sei o que andam a fumar no IM.

Mas pronto, eles é que sabem.

-----

Max: 26,4ºC

Mas estações no centro da cidade de Lisboa e Porto, podem ser representativas do que se passa exactamente no centro e no meio mais urbanizado, mas não são muito representativas da realidade geral..
Claro que é impossível satisfazer as duas opções a não ser com mais dados e mais previsões, mas talvez essas fossem demasiado confusas para o comum cidadão. Não?
- Amanhã 23º na zona NW do Porto, 26º no centro, 24º no Aeroporto, 24º em Gaia, por aí fora...
Não me parece lógico, apesar do meu exagero é claro! :D
Não só não era muito lógico e fácil de entender, como também provavelmente todas iam errar, dado o erro associado sempre a uma previsão..

E entre o dilema de escolher uma previsão para dados representativos para as ruas centrais da cidade, e menosprezer a realidade mais abrangente de se escolher previsão para uma estação sinóptica.. Eu continuaria a optar pela segunda.. Por diversos motivos:

- Parece-me mais fácil até para o comum cidadão entender que a realidade no centro da cidade será sempre um pouco mais quente que a previsão generalista dada para o aeroporto, pelos motivos óbvios, mais que não seja a palavra poluição, do que fazer compreender o oposto..
- As temperaturas inflaccionadas no centro de uma cidade são o caso excepção na realidade sinóptica envolvente, e não o contrário..
- mesmo em termos de verificação de acerto de previsões, certamente serão mais convenientes e fáceis de analisar os dados de estações mais "bem-comportadas" como as dos aeroportos
- por fim mesmo para previsão, para caracterizar o estado da atmosfera, até para input de modelos, obviamente os dados das estações que não estão num centro urbano demasiado denso são mais representativos da realidade da atmosfera.. e não o da estação no meio dos prédios que inflacciona tudo.. por mais que a medição seja verdadeira.... terão que ser sempre esses a entrar, senão ia dar para o torto..

É apenas o meu ponto de vista do porquê de entender continuar a ser assim..
Não que esteja errado até certo ponto o ponto de vista de se achar o da cidade mais lógico.. Mas isso tem outro problema, em várias zonas da cidade haverão leituras também completamente diferentes.. E qual afinal é a mais realista? Nenhuma então no fim.. A não ser que façam uma previsão para cada zona da cidade já agora.. Isso claro não é lógico penso eu..
Portanto à escala espacial à qual se apresentam valores previstos, ainda me parece para já o mais lógico o actual..

Mas sim, ainda em relação à Serra do Pilar, também acho que poderia ser a representativa do Porto.. Mas se calhar nem é tão diferente assim da do aeroporto ou é?
Provavelmente só não é essa por motivos técnicos, e por não terem a mesma "riqueza" ou frequência ou tratamento de dados que têm numa estação num aeroporto, sempre mais "obrigatória" de manter e cuidar pelo local em questão..

Boa noite!

Desde hoje e até ao fim de semana vou estar a observar as condições diárias aqui desde a praia de Lavadores, Canidelo - Vila Nova de Gaia.

O dia esteve soleado e tranquilo, excelente para a praia;)!

Actualmente estão +18,3ºC.

Máximas e mínimas só amanhã... pois instalei a estação há 2 horas!!!:D

Boas férias a todos;)

Boa noite.
Mais um dia de sol mas sem o "verdadeiro" calor de verão...posso repetir isto vezes sem fim? Posso?!:D

A Tmáx foi de 24,5ºC.
A temp. actual é de 15,0ºC. Sem vento. Céu parcialmente nublado por nuvens altas mas que deixam ver perfeitamente a lua no seu quarto crescente - quase lua cheia
Boa noite noctívagos