Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2009

  • Thread starter Thread starter Minho
  • Data de início Data de início
Descargas eléctricas depois da meia-noite (serve para ver a área por onde trovejou):

Trovoadas_PORTO.JPG
 
O radar o IM não costuma apanhar nada que chegue ao Porto,

123456m.gif

Bem observado. Imagina se hoje tivéssemos por aqui um radar...
Ele há-de chegar...
E tudo isto continua volátil. Desde o meu ultimo post , profundas alterações:
a trovoada foi-se. O vento de Oeste intensificou-se e até imagine-se,esteve
a " morrinhar" à boa maneira do Porto durante 10 minutos , aproximadamente.
E agora volta a chuva moderada. E nestas últimas 3 horas recheadas de emoções, ainda consegui ver estrelas no céu...
Tudo terminado? Hoje , especialmente hoje, o recato será sempre bom conselheiro...
 
Foi um dia inteiramente fanbtástico com períodos de chuva bem torrencial do príncipio ao fim, e trovoada como há muito não via.
O episódio do graupel (ice pellets) de ontem no Porto tinha sido apenas o início.

Alguém sabe em que local começou esta ciclogénese? Parece ter tido uma origem semi-tropical
E que mais vem depois?
 
Bem observado. Imagina se hoje tivéssemos por aqui um radar...
Ele há-de chegar...

No dia em que ele chegar, será um grande dia meteorológico aí no norte! Ele há-de vir. ;)

Toda a sequência das 21h30 às 1h.

1456.gif



Descargas:

descargasy.png
 
Chuva provoca caos na cidade do Porto
JN

Circulação na VCI (Porto) esteve interrompida


O temporal que, na noite de ontem (terça-feira) e na madrugada de hoje (quarta-feira), se abateu sobre o Porto, com chuva diluviana, ventos fortes e trovoada, provocou inundações um pouco por toda a cidade, para além de diversas situações problemáticas.

Uma das que causaram mais preocupação ocorreu na Via de Cintura Interna, no sentido Arrábida-Freixo. Uma viatura – que circulava pela faixa central – viu a a água subir até quase metade das portas, sob o viaduto da Avenida da Boavista. A circulação foi de imediato interrompida.

Na zona das piscinas do Clube Fluvial Portuense, foram cinco os carros que ficaram retidos pela água provocando o pânico, já que duas crianças tiveram de permanecer dentro de um dos veículos sem que aparecesse qualquer força de socorro. Para evitar males maiores, o trânsito passou a ser regulado por civis.

Na Avenida da Boavista, no sentido Foz-Rotunda, no último cruzamento antes da Casa da Música, um automóvel caiu num buraco, devido ao facto de a força da corrente da água ter levantado o asfalto, e ficou danificado. O viaduto de Francos, sobre a Via de Cintura de Interna, esteve intransitável. A água era tanta que uma viatura dos Bombeiros Voluntários Portuenses, ao tentar socorrer automobilistas imobilizados, ficou atolada.

No Cais de Gaia, a rua marginal ao Rio Douro começou a inundar pelas 0 horas, assim como alguns cafés e restaurantes. Vários carros ficaram presos na água. Apesar dos muitos pedidos de auxílio, os bombeiros só chegaram duas horas mais tarde, já depois de a água ter baixado.

As três corporações de bombeiros do Porto não tiveram mãos a medir, sobretudo os Sapadores, com cinco viaturas em circulação, para tentar dar resposta aos pedidos de socorro a inundações. Aliás, foram os telefones dos bombeiros e também da Protecção Civil os primeiros a sentir as consequências do mau tempo, com as linhas a ficarem congestionadas, tal o número de chamadas, quase todas elas motivadas por inundações.

Segundo os Bombeiros Voluntários do Porto há casos complicados ainda por resolver na Via panorâmica (Campo Alegre), túnel da AEP, na zona da Areosa e em caves de casas.

Em frente ao Edifício JN, em pleno viaduto de Gonçalo Cristóvão, os automóveis tinham diculdade em acessar ao viaduto, na direcção à Praça da República, dado que o vento, forte, empurrava a chuva e tornava a visibilidade quase nula. Falhou a luz em diversos pontos da Invicta e a maioria dos cruzamentos tinha os semáforos desligados ou intermitentes.

No mar, e segundo informação do piquete da Polícia Marítima, a ondulação atingiu os seis metros, mas não houve pedidos de socorro.

-----

Fotos JN:

mautempo1.jpg

mautempo2.jpg

mautempo3.jpg

mautempo4.jpg

mautempo5.jpg

mautempo6.jpg

mautempo7.jpg

mautempo8.jpg

mautempo9.jpg

mautempo10.jpg

mautempo11.jpg

mautempo12.jpg
 
pessoal foi o diluvio aqui em gondomar . dezenas d estradas alagadas riaxos que pareciam rios subermegindo a estrada e o rio ferreira transbordou subermegimdo a ponte . tambem falhou mts vezes a luz . tou a mandar o relato daqui do telemovel nunca vi tanta chuva torrencial e tanta trovoada como hoje . um grande dia sem duvida . nem sei como tara o rio douro e afins abcs
 
Bom dia. Fiquei sem internet logo que a trovoada começou (obrigado ZON:angry:) e nada pude relatar.

Vejo contudo que o evento foi bem acompanhado pelos meus distintos colegas do Litoral Norte (pelo menos os que não foram "sabotados":p).

Manhã calma para já, vento fraco e 12,2º.
 
Bom dia.

Grande animação aí pelo Porto , sim senhor. Aqui, a uns míseros 20 km do Porto, não se passou nada! Excepto pela trovoada contínua ao longe (SW). Estava no meio de dois corredores de instabilidade, um a Sul e outro a Norte.

Ontem acabei por acumular 38mm. Hoje já passaram pelo meu funil 9mm.

Sigo com 10.9ºC e céu muito nublado.
 
Hoje a caminho do Trabalho passei pelo Rio Leça... Estava Brutal!!! :surprise: Galgou as margens uns valentes metros... nunca antes visto!

Tive foi um grande azar.. esqueci-me do telemovel em casa. Nem sequer consegui tirar uma fotografia:(