Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2009

• Thread starter Thread starter Minho
  • Data de início Data de início
Começo a achar que a cota irá surpreender hoje. À pouco o meu pai relatou um episódio muito esporádico de neve a+/- 250mm (foi cerca de 1m que rapidamente passou a granizo).

Já de manha fiquei surpreendido com o relato do Lince porque o frio ainda estava a chegar. Este frio vem da escandinávia, na animação RGB (no eumetsat.int) vê-se isso muito bem.

Começo a achar que a cota irá surpreender hoje...

Já somos dois...
Afinal ,é a Surpresa a fonte de toda a água que alimenta os amantes da Meteorologia .

Por aqui o forte aguaceiro atrás descrito passou de raspão.
Ainda choveu, 4 ou 5 relâmpagos mas passou quase tudo a sul.
Entretanto de manhã fui ao rio cá da zona (o Leça)

311209040.jpg
[/URL][/IMG]

Obviamente que continua a transbordar...

Boa tarde!
O frio já se faz sentir.
Hoje de manha por volta das 13h15 caiu um forte granizo em Braga, ficou tudo branquinho, durou cerca de 5 minutos, coloco aqui duas fotos, as possiveis, com o telemovel.
Por agora e já em Vila Verde sigo com 8.4ºC

Tantos céus de tantas cores já passaram hoje por aqui.

311209006.jpg
[/URL][/IMG]

Para além dos aguaceiros, trovoadas, granizo, rajadas de vento,
sol com fundo negro de nuvens carregadas e azuis contrastantes
colados a brancos fortes

311209061.jpg
[/URL][/IMG]

há estes céus de todas as texturas, formas e feitios.
À espera do próximo aguaceiro e de mais céus de encher o olho,
descanso no Firmamento...

Olha que com os vossos relatos aí de Braga com precipitação próxima da neve, tenha atenção que em vez de granizo podes ter tido graupel, que já é quase considerado uma forma de neve.

São bolinhas de gelo, à primeira vista, semelhante a granizo e saltanto tb, mas mais suave e que facilmente se desfaz quando lhe tocas. O núcleo consiste num floco de neve à volta do qual a água condensa e congela.

Já há relatos de graupel em Viseu, à cota 400 metros... portanto não deve estar longe de Braga também.

Boa tarde!
O frio já se faz sentir.
Hoje de manha por volta das 13h15 caiu um forte granizo em Braga, ficou tudo branquinho, durou cerca de 5 minutos, coloco aqui duas fotos, as possiveis, com o telemovel.
Por agora e já em Vila Verde sigo com 8.4ºC

Não estou em Paços... mas deve ter já caído certamente alguma água-neve em Paços de Ferreira...Aristrocrata, rogers... confirmam-me isto?
Pela Maia, 14h10m, aguaceiros gelados de granizo!

Ainda não vi mas vou estar atento a partir de agora. como estive a dormir depois de mais uma noite de trabalho nada vi...:D
Mas como logo andarei por terras de Matosinhos acho não é desta que a neve ou outra forma gelada (sem ser granizo que esse está bem presente) me fará regalar a vista.:sad:

Umas boas entradas para todos e, meteorologicamente falando, emoções mil também:w00t::cheers:

Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Boas pessoal realmente hoje ta um tempo virado po frio.
Aqui em guimaraes (10KM) caiu saraiva, mas caiu mesmo. E está um pouco frio em relacao ao costume.
Deixo aqui uma foto para verem como ficou isto, parecia neve acumulada :

Cumprimentos

Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Boas pessoal realmente hoje ta um tempo virado po frio.
Aqui em guimaraes (10KM) caiu saraiva, mas caiu mesmo. E está um pouco frio em relacao ao costume.
Deixo aqui uma foto para verem como ficou isto, parecia neve acumulada :

Cumprimentos

nao se ve nada :D

Sigo com 7.0ºC
Continua a descer... E parece vir mais uma carga de granizo, segundo as imagens de satelite, sim, porque tudo o que cai agora é sobre a forma de gelo!

Boas tardes meus amigos.

Aqui sigo com:

temperatura:10ºc
pressao atmosferica:1002hpa
vento:24.14 km/h
humidade:66%

nao chove, mas estará prestes a qualquer momento. :)

Mas nao há trevoada. :angry: