Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2016

Manha fria por vila do conde com o termómetro a registar 5 graus às 9:30. Havia ainda uns vestígios de geada.
0IgOOoC.jpg

Bastante escorregadio

jrWxOjD.jpg

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk

Boa tarde,

por cá tive uma madrugada e manhã bem geladas, com mínima negativa. Às 7:00 a EMA marcava -0,2ºC. Pela primeira vez vi geada neste outono. :cold:

Reparei agora, aqui de minha casa no Porto também consigo ver o Santuário do Sameiro em Braga ( edifício branco ao fundo lado esquerdo com a cúpula bem visível), hoje as condições não são boas com muita bruma, por isso desculpem a qualidade..

A propósito, a grande elevação que se vê por trás do Santuário será a Santa Eufémia? Onde existem retransmissores? A ser é uma elevação já praticamente em Espanha se não estou em erro, pois quando se vêm de Lóbios ( Galiza ) esta elevação é bem visível com vários retransmissores no topo..e existe um desvio que diz: Santa Eufémia 9 Km, isto ainda em Espanha quase a chegar à Portela do Homem :unsure:

Também esta grande elevação está sem neve..

sameirojpeg.jpg
Boa foto :thumbsup:

Como já foi referido, essa elevação é a Serra Amarela com as antenas da Louriça no topo.

Por acaso essa serra também é visível daqui, duas fotos tiradas no dia 24 Abril, o Santuário do Sameiro aparece do lado esquerdo da foto:
31305042165_b84a61087f_k.jpg

Neste aqui com uma angulo mais aberto, aparecem duas grandes elevações, na direita a Serra Amarela e na esquerda penso ser o Soajo:
31305040495_b6dae8fa1a_k.jpg

Joaopaulo e Snifa, vocês vivem num autêntico miradouro. :D

Conseguir ver o Sameiro do Porto é obra. Grandes fotos. :thumbsup:

• Gosto
Reactions: Aristocrata
Reparei agora, aqui de minha casa no Porto também consigo ver o Santuário do Sameiro em Braga ( edifício branco ao fundo lado esquerdo com a cúpula bem visível), hoje as condições não são boas com muita bruma, por isso desculpem a qualidade...

Fiquei impressionado... Nunca imaginei que se podia ver o Sameiro do Porto e ainda menos que se podia reproduzir esse avistamento de uma forma tão clara numa fotografia. Imagino que tenham tirado a foto no cimo de um prédio alto e numa zona de terreno elevado nos arredores do Porto e com recursos e técnicas fotográficas bastante sofisticadas.

Última edição:
Bom dia.

Eh lá!!! Quem abriu a porta do congelador?!
Eta frio bonzinho...:D :p

Ontem tivemos uma Tmín de -0,8ºC e uma Tmáx de 12,7ºC.
A geada era moderada mas "bela". Também "em terra de cegos quem tem olho é rei!" :malandro:
Hoje amanhecemos ainda com mais frio, fruto da geada ainda mais marcada, e com uma Tmín de -1,4ºC.
O céu está hoje com nebulosidade alta mas ainda vai deixando passar o sol. O vento sopra fraco\calmo de N\NNE.

Tatual: 10,5ºC
Hr: 70%
DAo5LoK.png

Na zona de Penafiel cheguei a apanhar -1°C, depois foi sempre a subir à medida que me aproximava do Porto onde estavam 7°C na zona do H. de São João.

Olá Fil. essa zona que apanhaste na AUTO-ESTRADA é o "congelador" natural entre as cidades de Paredes e de Penafiel - é o vale onde passa o rio Sousa. É normal nestas noites de inversão encontrar temperaturas muito baixas. Valores de -4 ou -5 acontecem muitas vezes nos anos propícios a inversões. Este é anormal...

Boa noite,

Por aqui muito dificilmente tenho um amanhecer com geada, o vento sopra moderado e é constante durante toda a noite.
Mas de manhã, perto do IPO Porto , vi um terreno junto a uma linha de água com bastante geada, estava tudo branco :cold:

Dados de Hoje: Mínima de 2,6ºC e Máxima de 12,7ºC

lkTorRH.png

Neste momento 9,3ºC e 84% de humidade.