O que vejo nessa fotografia é apenas uma árvore tombada, no meio de outras tantas resistentes - qual o pormenor então a que me quero referir? Saliento que uma árvore aparentemente tão forte cai mas, se repararmos bem, a sua
raiz é demasiado pequena para sustentar aquele tronco maior.
Talvez seja um processo de selecção natural, em que os elementos mais fracos, naturalmente tendem a sucumbir.
Também em muitas situações do dia a dia, em que os processos de construção tendem a ser facilitadores, ou o tempo é um elo omni-presente no processo de desgaste dos materiais, a selecção dos mais fortes aconteça.
Tanta construção malfeita por aí fora a contribuir para a queda de telhados, de estruturas malconcebidas.
No meu caso a longevidade do telhado é causa de preocupação nestes dias - não fossem necessidades maiores e já o teria substituido.
É sabido que o clima é ciclíco, apenas as nossas memórias por vezes nos atraiçoam. O que é normal hoje pode não o ser amanhã...mas seguramente que num futuro próximo ou longínquo se repetirá.
No meio de tudo isto é pena o sofrimento humano; não fosse este e tudo seria uma doce lembrança destes momentos...
Dizia eu ao longo do dia: isto faz-me lembrar alguns temporais da minha meninice, horas e horas de vento que tudo dobrava à sua passagem, já lá vão cerca de 30 anos.