Tenho horror ao termo "clima mediterrânico". E ainda pior quando se generaliza o país inteiro sob esta alcunha.
De mediterrânico, o clima do NO não tem muito. E em termos paisagísticos, geográficos, geológicos, agrícolas, florestais e culturais, ainda muito menos. Assim o disse o grande Orlando Ribeiro.
E acerca da Neve, este não é um fenómeno raro. Não sei de onde vem a ideia de que é uma coisa "de outros países".
Que eu saiba, neve TODOS OS ANOS no Noroeste de Portugal. Não é preciso ir a trás os montes ou à Serra da Estrela.
Concelhos como Vieira do Minho, Terras de Bouro, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Montalegre, etc etc etc, registam eventos de neve anualmente.
Mesmo aqui em baixo, nos vales onde não neva todos os anos, posso ver serras cobertas mais ou menos perto TODOS OS ANOS.
Portanto acho estranho considerar Neve como "uma coisa de outros países". Na verdade, acho inacreditável.
E, pessoalmente, se morasse em Gaia e quisesse ver Neve, há centenas de locais muito mais propícios do que a Penha que tem uma altitude limite para as cotas que normalmente nos assistem e, ainda por cima, está exposta a vento marítimo.