Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2013

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Por cá 5,3C...

Boas,

Extremos de hoje

mínima: 3.8 ºc

máxima: 8.6 ºc

Precipitação acumulada: 8.4 mm

Actual

temp: 6.1 ºc

Vento NW: 13 Km/h

Pressão:1019.8 hpa

Humidade: 92%

Acabou de cair um aguaceiro.:rain:

Boa noite. Ontem depois de uma semana de férias em Lisboa decidi ir dormir a Trancoso!!!!
Acertei na muche. Antes ainda passei pela Guarda por volta das 5 da tarde mas apenas chuva e muito vento.
Cheguei a Trancoso por volta das 6 e quando sai á rua para jantar começou a nevar!!! Nevou durante a noite e de manhã um manto de neve!
Sai de Trancoso em direção a Torre de Moncorvo e nada de neve...nem ponta. Quando cheguei a Vila Real ou Marão ou Alvão. Bem decidi ir pelo Alvão e até Fafe nevava. Notava-se que nos montes da zona de Fafe também tinha nevado bem. Tirei muitas fotos e amanhã com calma a ver coloco algumas.

Tenho horror ao termo "clima mediterrânico". E ainda pior quando se generaliza o país inteiro sob esta alcunha.

De mediterrânico, o clima do NO não tem muito. E em termos paisagísticos, geográficos, geológicos, agrícolas, florestais e culturais, ainda muito menos. Assim o disse o grande Orlando Ribeiro.

E acerca da Neve, este não é um fenómeno raro. Não sei de onde vem a ideia de que é uma coisa "de outros países".

Que eu saiba, neve TODOS OS ANOS no Noroeste de Portugal. Não é preciso ir a trás os montes ou à Serra da Estrela.

Concelhos como Vieira do Minho, Terras de Bouro, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Montalegre, etc etc etc, registam eventos de neve anualmente.

Mesmo aqui em baixo, nos vales onde não neva todos os anos, posso ver serras cobertas mais ou menos perto TODOS OS ANOS.

Portanto acho estranho considerar Neve como "uma coisa de outros países". Na verdade, acho inacreditável.

E, pessoalmente, se morasse em Gaia e quisesse ver Neve, há centenas de locais muito mais propícios do que a Penha que tem uma altitude limite para as cotas que normalmente nos assistem e, ainda por cima, está exposta a vento marítimo.

Bons dias,

mínima de 3.6 ºc

neste momento 4.2 ºc

tempo frio , céu encoberto :cold:

Tenho horror ao termo "clima mediterrânico". E ainda pior quando se generaliza o país inteiro sob esta alcunha. De mediterrânico, o clima do NO não tem muito. E em termos paisagísticos, geográficos, geológicos, agrícolas, florestais e culturais, ainda muito menos. Assim o disse o grande Orlando Ribeiro.
E acerca da Neve, este não é um fenómeno raro. Não sei de onde vem a ideia de que é uma coisa "de outros países".

Ok, eu só coloquei o vídeo mais pelas imagens; de resto até concordo com os teus comentários.

Tenho horror ao termo "clima mediterrânico". E ainda pior quando se generaliza o país inteiro sob esta alcunha.

De mediterrânico, o clima do NO não tem muito. E em termos paisagísticos, geográficos, geológicos, agrícolas, florestais e culturais, ainda muito menos. Assim o disse o grande Orlando Ribeiro.

Que eu saiba, neve TODOS OS ANOS no Noroeste de Portugal. Não é preciso ir a trás os montes ou à Serra da Estrela.

Concelhos como Vieira do Minho, Terras de Bouro, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Montalegre, etc etc etc, registam eventos de neve anualmente.

Mesmo aqui em baixo, nos vales onde não neva todos os anos, posso ver serras cobertas mais ou menos perto TODOS OS ANOS.

Portanto acho estranho considerar Neve como "uma coisa de outros países". Na verdade, acho inacreditável.

E, pessoalmente, se morasse em Gaia e quisesse ver Neve, há centenas de locais muito mais propícios do que a Penha que tem uma altitude limite para as cotas que normalmente nos assistem e, ainda por cima, está exposta a vento marítimo.

Mas é, e a neve não tem nada a ver, para que saibas esta a nevar em veneza a cota zero mais mediterraneo não pode ser