Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Boa tarde,

manhã marcada por fortes aguaceiros, alguns com bastante granizo e rajadas. Pela tarde a coisa acalmou e o sol tem espreitado bem embora neste momento esteja escuro a norte/oeste. 9,7ºC atuais.

Acumulados 18,6 mm.

Os instrumentos de medida, muitas vezes, motivados pelo local de observação e respetivo instrumento, demora um pouco a reagir a variação da temperatura.

É possível, que por coincidência, o fenómeno começou a ocorrer no momento em que foi registado o valor da temperatura. O instrumento reagiu, mas basta que tenha sido 2 min mais tarde depois da observação e fenómeno e daí ter-se observado o valor de 10ºC.

Houve um dia que registei uma situação dessas quando trabalhava na Serra do Pilar, onde ocorreu um fenómeno semelhante e a temperatura era de 7ºC. Os colegas (mais velhos na casa) que não estavam ao serviço acharam que eu tinha visto muito mal o fenómeno e suspeitaram do meu registo.
Facto é que depois de enviado o IM não o achou suspeito (pois o mesmo quando identifica algum registo de fenómeno ou valor de algum parâmetro fora do esperado, contacta com o observatório (caso hajam observadores) ou se for duma EMA dão como dado errado.

ESPERO NÃO ESTAR A PASSAR INFO CONFIDENCIAL...
O que Pedras Rubras estava a dar no Metar das 10:30z era aguaceiros de granizo SHGS e não neve (SN) em relação a temperatura podia ter baixado mais 2º ou 4º o que é normal.

Após acordar de noite com dois trovões fortes :trovao: , o dia tem seguido relativamente calmo com aguaceiros de granizo acompanhados de algum vento... :cold:

Vamos ver o que nos reserva a tarde. ;)

O que Pedras Rubras estava a dar no Metar das 10:30z era aguaceiros de granizo SHGS e não neve (SN) em relação a temperatura podia ter baixado mais 2º ou 4º o que é normal.

Eu não falei de neve!

O meu post foi em seguimento de outro que referiam a possibilidade de ter ocorrido neve molhada. E tal como tu, mencionaram o registo do METAR das 10:30 por ser estranho.

Apenas argumentei tendo em conta experiencia propria em situaçao similar, por isso não falei de neve.

Ceú nublado sobre a costa e vento a soprar moderado de Oeste. Algumas abertas sobre o mar a Sudoeste do local onde me encontro. Temperatura 11.9ºC.

Boa tarde,

Pelas 15h45, na zona de Tibães caía um aguaceiro com granizo à mistura e algum vento.

De momento, em Braga (centro) chuva moderada.

Boa tarde,
Sem chuva de momento, bastante frio lá fora.
Durante a madrugada, tivemos bastante chuva acompanhada de granizo.