Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2014

  • Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Boa tarde,

passei há pouco na ponte de Prado e o Cávado mete medo, está bem próximo da ponte e de acordo com as previsões deverá subir ainda mais.

Estou a ver que a frente de logo à noite vai ser bem ativa, alerta laranja num período de 3 horas só indica que vai ser muita chuva em pouco tempo, muita atenção nas zonas ribeirinhas.

-------------
Dia de aguaceiros por aqui, 5,7 mm acumulados.

12,2ºC atuais.
 
Começa a chover pelo Porto.:rain:

Vento a aumentar gradualmente de intensidade de SW

EDIT: Chove bem!
 
Não confundir AVISO com ALERTA!
Os AVISOS são oficialmente emitidos pelo IPMA...o que acontece normalmente é que em função do AVISO emitido pelo IPMA, a ANPC emite o ALERTA...as cores de um não tem que corresponder obrigatoriamente ao outro...
Pessoalmente só totalmente contra a divulgação pública dos ALERTAS da ANPC, pois esses apenas dizem respeito ao Dispositivo de socorro...eles definem o grau de prontidão do dispositivo de socorro!
Para a população em geral, o AVISO sim,deve ser amplamente difundido!
 
Boa tarde ,

Durante o dia de hoje verifiquei que os rios voltaram ao normal . . .

O problema e que neste momento o normal e estarem completamente cheios ! ! !

Tenho a impresssao que se ocorresse chuva fraca durante 2 ou 3 horas a maioria dos rios transbordava .
 
e7e9ydub.jpg

uqu2e8y8.jpg


O mar tem feito muitos estragos no cordão dunar de VPÂncora. A paisagem costeira no Minho está a mudar de forma assustadora nos últimos anos.
 
Grande chuvada agora!:rain::rain:

6 mm acumulados :rain:
 
Extremos de ontem:

Tmin: 8,5°C
Tmax: 15,5°C

……………………………………………

Actualmente:

12,0°C (tendência de subida)

Pela imagem de satélite deveremos levar com a parte mais activa do pré-frontal daqui a umas horas.

A Galiza já está a começar a levar com ela.

Não sei se repararam mas o radar da Galiza esteve off até ao meio-dia de hoje. Provavelmente ficou afectado pelo temporal que por lá se abateu.
 
Nós no fórum à espera de cenários caóticos e o IPMA e protecção civil tranquilamente relaxados.

Hmmm... O IPMA, por vezes, parece ser um bode expiatório por aqui. Os alertas de agitação marítima eram tão correntes (mas nunca despropositados) que passaram a ser ignorados pela população.

Aqui no fórum andavam com a cabeça no ar :)
Ou na tentativa de perscrutar além do horizonte (tempestade de inverno nos EUA) mas prestes com os pés na água...

Acompanhei, e aguardei pelo desenvolvimento de informação de modelos numéricos, e, quando achei certezas, avisei sobre a aproximação de uma tempestade que iria influenciar a agitação marítima no nosso país. Mas quem se importou com isso?

Ainda assim, publiquei, nunca descontextualizado, noutros tópicos com o objetivo de informar mais pessoas. Inclusivamente, fui advertido pelo administrador, que desconhecendo, sugeriu-me uma leitura sobre os diversos tópicos presentes no fórum. Uma leitura, deveras interessante, diga-se de passagem, sobre um assunto que ainda não era conhecido por aqui.

Inscrevi-me no fórum não há muito tempo, contando partilhar e aprender experiência convosco. Continuo a confiar em vós, mas, por favor, não desiludam com generalizações e discriminações como aquela declaração de ontem sobre mostrar ser mais culto com ou sem canudo (se o canudo não interessa aqui, então, pela mesma ordem de ideias, não ter canudo não deve interessar para servir de distinção). ;)

Em regime de aguaceiros fracos ao final da tarde. Temperatura indicada pelo termómetro digital Auriol, 12ºC. Pressão atmosférica registada pelo antigo barómetro metálico Barigo, 1009 HPa.


Correcção: Entretanto, as rajadas começaram a intensificar-se.
 
Vento moderado a forte, sem chuva de momento
 
Meus caros já viram esta sátira aos amantes de fenómenos meteo como nós?
Espero que tenham bom sentido de humor.

É humor sobre uma coisa séria.

Devíamos ter como nosso patrono o Rei D. Sebastião I de Portugal, sobre quem se escreveram estas palavras:

"Lorsqu'il alloit à la chasse, il se plairoit à se battre seul contre les betes les plus farouches, & quand il faisoit quelque voiage sur mer, il affretoit de s'embarquer toujours pendant la tempete, comme si c'eut eté manquer de coeur que d'attendre un tems plus calme."

in, L'Histoire de l'Archiduc Albert (1693).

Quando ia à caça tinha gosto em defrontar sozinho as bestas mais ferozes e quando fazia alguma viagem por mar, mandava preparar os navios de modo a que pudesse sempre embarcar durante a tempestade, como se fosse sinal de falta de coragem esperar para fazê-lo em tempo mais calmo.