Seguimento Litoral Norte - Fevereiro 2016

1cd2f706033da36f2daa2aad86922c02.jpg

Cenário de fim de tarde.

Santuário do Sameiro, Braga (550m)

Portanto, por breves momentos, tivemos queda de alguma neve ( fraca ) à cota de 230 m e perto do mar, uma surpresa :w00t:

Bem me parecia que aqueles aguaceiros que vi aqui no Porto, em que as gotas eram esbranquiçadas e mais lentas, podiam ser de neve, bastava subir uns metros na cota, como por exemplo no Monte da Virgem :thumbsup:

Já agora fica o radar naquela altura, Monte da Virgem assinalado com a bola:
YIOBB5c.png

De salientar que o mar fica a cerca de 6km

Se efectivamente se registar algum aguaceiro durante a madrugada e o dia de amanhã por certo poderá ser de neve no Sameiro. Eu por norma só vou ao Sameiro quando em Braga estão 4º. Mais do que isso é difícil.

Quando cheguei a casa à pouco estavam 6º, por isso é aguardar que desça mais um pouco e claro que chova.

Parecem-me ser "Graupel". Ver na wikipédia
Como temos uma camada de ar muito arrefecido em altura e menor em camadas mais baixas, talvez esteja aí a explicação.

Por cá a temperatura aumentou com o aumento da intensidade do vento - sopra agora moderado com algumas rajadas de NNO.
A sensação térmica é agora de maior frio.
Há pouco caiu mais um aguaceiro fraco e acumulou mais 1,0 mm. Total: 41,1 mm.

Tatual: 5,4ºC
Windchill: 2,2 ºC
Hr: 92%
Taparente: 1,6ºC

• Gosto
Reactions: Joaopaulo
James nem cheta no Corno de bico só mesmo graupel! e subi até aos 883 metros. estavam -2 e simplesmente nao havia precipitaçao só nevoeiro cerrado. Quando desci voltou a chover, e talvez tenha nevado algo.

Também não vi nada, fui mais para as serras do interior, com binóculos e quase nada. Bons acumulados só acima dos 1000 metros, abaixo disso um autêntico flop aqui no Alto Minho. Saiu - nos a fava, o brinde foi para o centro.

Boas
Ora por Braga de momento nao chove......O resto da tarde foi marcado por aguaceiros.Esta frio ( e eu aqui embrulhado na manta e o que vale e que a minha casa e quente ):D
Venha de la a trovoada e o granizo e.....algo mais :rolleyes:.......

Para já, aqui no Litoral Norte, estamos a ter uma típica entrada de NO, sem nada de invulgar . Com muita neve acima dos 1000 metros e bastante frio abaixo dessas cotas, com situações de granizo, graupel, água - neve muito localizado, ou seja, o habitual nestas entradas, que acontecem todos os anos.
Vamos esperar que haja alguma surpresa para a próxima madrugada ( embora com pouca precipitacao prevista) , para ver se acontece algo mais fora do habitual. Para já, apenas um evento normal de inverno.

• Gosto
Reactions: Miguel96