MarioCabral
Cumulonimbus
Fui até à Póvoa de Varzim ainda há pouco, pelo caminho bastante chuva na zona de Vila do Conde...sigo com 7,5ºC e 81% de humidade relativa...continua a chover certinho...nada de muita acumulação...mas a terra agradece...
Mikovski, tal como tu e como o Snifa sou do Porto (embora não viva agora aí).
Nunca imaginei que pudesse ser possivel ver o Geres do Porto, e pensei que o Snifa tivesse visto outra serra qualquer, mas realmente no Google Earth dá para ver que é possivel ver a serra da Peneda-Geres do Porto.
Sim será preciso ar bastante límpido, e eu que vivo na Islândia (terra de ar incrivelmente limpído) tenho dificuldade em aceitar que será possivel ver o Geres do Porto, uma zona com poluição. Aqui na Islandia é fácil ver até 80km num dia limpo, ao nível do mar, e por vezes vê-se até 120km. Nas montanhas pode ver-se 170km em distancia recta num dia limpo, e há relatos de se ver até 300km, devido a distorções loucas que só ocorrem mesmo no Árctico (o limite normal costuma ser 80-100km num sítio plano) - e a propósito já vi mesmo fantásticas miragens aqui no verão.
Num dia limpo de inverno, e estando o Geres a cerca de 80km do Porto, creio que deve estar mesmo no limite da visibilidade, prov a neve de inverno reflectindo a luz solar deve facilitar a visão desde o Porto. Aposto que entre o meio dia e o final da tarde, deve ser a melhor altura para ver.
O Snifa tem fotos. Snifa, se calhar além da que postaste, poderias colocar uma com menos ampliação.
Inicialmente nao acreditei no relato do Snifa, mas agora depois de ter visto no Google Earth já acredito.
PS: os binóculos são uma excelente ajuda para identificar montanhas ao longe.
Boas noites.
Passei este fim de semana esperançado de ver algo dado que estava a 680m +ou-. Nada. Qual não é o meu espanto quando a caminho de Guimaraes, seriam 19.30, vejo as laterais da nacional Fafe/Póvoa de Lanhoso com alguma neve... fui ao GPS, 350m... E esta hein?
boas sou de fafe e confirmo que na estrada fafe povoa de lanhoso em travassos,vila cova etc nao nevou mas sim granizo/saraiva
Não seria acumulação de granizo/saraiva?
-------------------
Não duvido que de um ponto alto do Porto se veja o Gerês.
Das antenas do Marão, vê-se perfeitamente a Serra da Estrela (a 105km). E provavelmente do Alvão, nomeadamente junto à aldeia de Sarmadã, também se verá. E aí já serão uns 120km.