Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2014

Por aqui chuva moderada a forte e rajadas consideráveis.

A estação mais próxima já conta com 19mm.

:rain::rain:

Forte temporal de chuva e vento pelo Porto:eek:

Durante esta madrugada ocorreu granizo e trovoada:rain: :trovao:

Apercebi-me de granizo com pedras enormes e fortes descargas eléctricas.

Grande descida de temperatura, sigo com 7.6 ºc actuais:cold:

Ora bem, aqui fica um resumo do que se passou esta madrugada em Seixas (Caminha - Viana do Castelo).

Choveu menos que 24 de Dezembro, mas vê-se que o tempo hoje, foi mais severo que esse dia.

Bons registos!

É de lamentar que um evento como o que aconteceu hoje em grande parte do Litoral Norte não tenha sido tratado convenientemente pelo IPMA.

Escusado será dizer que se metade do que aconteceu nesta madrugada fosse em Lisboa não faltariam alertas vermelhos e noticiários a abrir com reportagens.

Como acontece na província, granizo do tamanho de bolas de golfe, vento acima dos 120 kmh e rios a transbordar não importam a ninguém.

Um alertinha amarelo chega perfeitamente.

A reportar da rua. Encontro-me na Foz do Douro. Há momentos o vento conseguia desequilibrar qualquer um. As ondas, como e óbvio aumentaram a sua amplitude. A chuva torrencial parou. Vento a soprar agora moderado de Sudoeste.

Bons registos!

É de lamentar que um evento como o que aconteceu hoje em grande parte do Litoral Norte não tenha sido tratado convenientemente pelo IPMA.

Escusado será dizer que se metade do que aconteceu nesta madrugada fosse em Lisboa não faltariam alertas vermelhos e noticiários a abrir com reportagens.

Como acontece na província, granizo do tamanho de bolas de golfe, vento acima dos 120 kmh e rios a transbordar não importam a ninguém.

Um alertinha amarelo chega perfeitamente.

Concordo, mesmo que no fim não se verificassem as condições para um aviso laranja,mais vale prevenir que remediar...

É complicado lançar avisos, se se fazem e não acontecem correm o risco de não serem levados a sério da próxima vez, se não se lançam é porque não lançaram, eu acho que nestas situações mais vale "arriscar" um pouco e subir o aviso, como medida de prevenção, até porque os solos estão saturados e toda a chuva que vier pode causar situações complicadas!

Para hoje justificava-se plenamente um alerta laranja, em termos de chuvas fortes, granizo e trovoada aqui no Litoral Norte!

• Gosto
Reactions: CptRena e BeiraTejo
Brutal a descida de temperatura :surprise: Acabo de vir lá de fora, devem estar uns 6º, e com este vento muito forte torna-se muito desconfortável...
Agora estamos numa aberta, não chove e o vento acalmou um pouco...

Grande escuridão que se aproxima de Oeste :rain:

Temperatura actual: 7.4 ºc :cold:

Concordo, mesmo que no fim não se verificassem as condições para um aviso laranja,mais vale prevenir que remediar...

É complicado lançar avisos, se se fazem e não acontecem correm o risco de não serem levados a sério da próxima vez, se não se lançam é porque não lançaram, eu acho que nestas situações mais vale "arriscar" um pouco e subir o aviso, como medida de prevenção, até porque os solos estão saturados e toda a chuva que vier pode causar situações complicadas!

Para hoje justificava-se plenamente um alerta laranja, em termos de chuvas fortes, granizo e trovoada aqui no Litoral Norte!

Boas,

Ontem quando me deitei ás 2h da manhã havia Alerta Laranja para a precipitação e mar, não me recordo se também era para o vento.
O IPMA apenas tem que lançar avisos de acordo com o seu sistema de critérios, não tem que andar a "inventar" nada.
Se havia algum outro fenómeno ou coisa do género previsto, risco de inundações, rios a transbordar ou coisas do género ... quem tem que lançar Alertas é a Protecção Civil.
É muito chato quando se confunde as coisas na vida lá fora, quanto mais aqui no Forum !

Infelizmente é recorrente este tipo de discussão aqui no Forum ....
Aí queixam-se de falta de avisos, aqui queixo-me de avisos a mais, porque nunca se passa de nada (quase nunca) !

• Gosto
Reactions: CptRena