1186 para Viana?
Estás a brincar comigo e com o fórum, não?
Por mim, termina aqui a conversa com quem anda por aqui a brincar à meteorologia e às inundações.
E qual barreira de condensação em Braga? Braga fica a 30 km do mar, não sofre efeito de barreira de condensação nenhuma.
... Convém estudar o relevo do Minho ...
(...)
Para quem foi tão leste a contestar uma afirmação por demais errada de um outro membro, não ficaste muito bem na fotografia.
Não só Braga como todo o Minho intermédio (ou seja, entre as áreas Serranas e Litorais), enfrentam uma barreira de condensação muito grande. Toda a gente que aqui anda sabe disso.
O "Anfiteatro do Minho", ou melhor, do Entre Douro e Minho é bem real. São Obstáculos montanhosos que surgem com maior presença a partir da zona em questão e que vão aumentando a altitude até formarem os maciços montanhosos Arga, Peneda, Amarela, Gerês, Cabreira, Barroso, Marão e Alvão.
Braga fica imediatamente no sopé da primeira barreira montanhosa digna desse nome graças à presença da Serra da Falperra que nada mais é que um braço da Serra da Cabreira.
Resumindo, não só Braga como quase todo o Entre Douro e Minho deve a precipitação elevada a essa barreira gigantesca e por demais evidente sendo mencionada ao longo dos anos por tudo quanto é geógrafo.