Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2016

vi agora na cmtv cheias na Trofa e em Agueda em directo

vXarQjH.jpg

A precipitação em Arouca chegou aos 57,6 mm em 6 horas; totaliza mais de 130 mm em 24 horas, à semelhança de Luzim e P.Ferreira, mas foi mais concentrada nas últimas horas.

vi agora na cmtv cheias na Trofa e em Agueda em directo

Confirmo. Passei pela Trofa e o Rio Ave leva um enorme caudal e já galgou as margens.

Rios Lima e Cávado também já levam caudais significativos.

Quase todos os pequenos rios já inundam os campos.

Também está frio, com tatual de 10 graus. Já deve estar a nevar nos pontos mais elevados das maiores serras.

O pior ja passou amigos?ou espera-se ainda muita chuva?

A maior parte da precipitação que trazia a frente já caiu. Agora, na transição para o pós - frontal, já não vai chover tanto, mas, por outro lado, pode chover muito em pouco tempo em alguns locais.

Mas não vai melhorar muito, pois vai aumentar de novo a intensidade do vento e o tempo vai arrefecer bastante.

• Gosto
Reactions: TekClub e StormRic
E quanto ao rio Douro?tanto na régua como no Porto e em Gaia?durante esta semana pode subir?vejo que vai chover nos proximos dias,dai a minha questão

E quanto ao rio Douro?tanto na régua como no Porto e em Gaia?durante esta semana pode subir?vejo que vai chover nos proximos dias,dai a minha questão

Acho que vai depender muito do que chover no Alto Douro Superior e na mesma espanhola ( no Alto Douro inferior e Douro Litoral está mais ou menos garantido muita chuva) e da gestão que vai ser feita nas barragens.

• Gosto
Reactions: slbgdt

Aqui na Régua ainda está num nível normal mas diz-me os muitos anos que tenho de cheias que com a chuva que ainda vai cair até à próxima segunda, com destaque para dias 8 e 11 quase de certeza que vai atingir o cais da Régua, o que é considerado normal por aqui...
A capacidade de encaixe das barragens até ainda pode ser alguma mas com esta quantidade de chuva em tão pouco tempo, rapidamente se esgota

Boa tarde,

Em relação à gestão das barragens vai depender muito de "nuestros hermanos" pois tanto Carrapatelo como Crestuma já estão a debitar à capacidade maxima.

Cumps.

Depois de tantas horas a chover, eis que finalmente não chove, segue-se agora um intervalo antes da chegada dos aguaceiros no pós frontal. :rain: :cold: :trovao:

55.4 mm acumulados.

Está a ficar algo frio com 10.1 ºc actuais.

Última edição:
O intervalo não é assim tão grande, neste momento cai um aguaceiro :rain: