Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2025

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Boa noite. Muito...

O vento mantém-se forte com rajadas fortes a muito fortes, de SSO.
A precipitação oscila muito, ora fraca, ora moderada, ocasionalmente forte. É persistente. Eu gosto delas assim...Ai Hermínia! :malandro:

Também cá tenho uma pequena infiltração na varanda. Chatice.

O acumulado diário segue nos 56,5 mm. E o acumulado mensal é agora de 325,8 mm.
Na estação amadora de Modelos - PF o acumulado diário é de 53,6 mm.

Aparentemente teremos um incremento da precipitação nas próximas horas, pela imagem que se segue observa-se importante banda de precipitação ainda no oceano:
Satelite IR.webp

Tactual: 14,7ºC
Hr: 90%
P.Orvalho: 13,0ºC

Abrandou a precipitação. Se continuasse mais umas horas todos os rios saiam dos seus leitos.

68mm por aqui. O Rio Ave já estava a começar a sair das margens quando voltei para casa.

Como se explica uma tão grande diferença entre estações aparentemente próximas no mapa? :intrigante:
Ñão se explica porque são dados errados. Pelas médias a de Ferreiros parece estar a registar menos do que deveria.

Não há qualquer elemento geográfico que as distinga. Ambas estão em baixa cota e sem influência de maciços montanhosos imeditados.

Há uma estação amadora em Vieira do Minho que segue com 111,5 mm de acumulado.
À passagem da frente registou intensidade máxima de 54 mm\h, com queda de temperatura associada.
Vieira do minho.webp

O radar identifica bem a célula a essa hora:
Vieira do Minho radar.webp

Aqui levo 57,7 mm de acumulado.
O vento sopra moderado com rajadas fortes.

Tactual: 14,3ºC
Hr: 90%
P.Orvalho: 13,0ºC

Votos de uma excelente semana!:thumbsup:

Como se explica uma tão grande diferença entre estações aparentemente próximas no mapa? :intrigante:
Já reparei várias vezes nisso e acho mais que a de Merelim anda a registar a menos. As estações do wunderground aqui pela cidade andam mais próximas da de Braga, agora a de Braga está num local bastante exposto e pode não estar a registar muito bem se não estiver bem instalada, mas os acumulados estão mais próximos de Vila Verde e Caldelas por exemplo.

Ñão se explica porque são dados errados. Pelas médias a de Ferreiros parece estar a registar menos do que deveria.

Não há qualquer elemento geográfico que as distinga. Ambas estão em baixa cota e sem influência de maciços montanhosos imeditados.
Eu escrevi da estação de Merelim e de Braga CIM, não de nenhuma de Ferreiros.

Acordei com mais vendaval e barulho de vasos a virar. Amanhã vou me dedicar a jardinagem.

Bom dia / noite,
Vento moderado a forte, temperatura em queda.
Quando sai de casa estavam 12°C e uma humidade relativa de 77%.
Só me apercebi de uma aguaceiro durante a noite.
Estou de serviço EPH e o mar aqui a 200 metros da minha posição faz um barulho ensurdecedor
Vamos ver o que nos reserva as próximas horas.

Enviado do meu 22126RN91Y através do Tapatalk

Bom dia a todos !
Resumo Diário na minha Estação : 2025-01-26
Temperatura Máxima: 16°C (16:49)Temperatura Mínima: 10.8°C (00:04)
Precipitação Total: 29.49 mm Humidade média: 92
Velocidade do Vento Máxima: 23 km/h (23:39)Rajada Máxima : 42.1 km/h (15:34)

Bom dia a todos !
Resumo Diário na minha Estação : 2025-01-26
Temperatura Máxima: 16°C (16:49)Temperatura Mínima: 10.8°C (00:04)
Precipitação Total: 29.49 mm Humidade média: 92
Velocidade do Vento Máxima: 23 km/h (23:39)Rajada Máxima : 42.1 km/h (15:34)