A cidade de Braga encontra-se numa zona de vale "encaixado", ou seja, está um pouco protegida de ventos de NO que costumam arrefecer a temperatura. Por outro lado quando o vento é de NE\E no verão propicia o aquecimento.
Não sei se o facto da estação se encontrar em meio urbano\urbanizado é importante aqui.
Ponte de Lima também sofre efeito parecido ao de Braga pelo facto de se encontrar em pleno vale do rio Lima, o que favorece a existência de temperaturas mais elevadas que outras localidades minhotas.
Localidades como Monção e Melgaço em pleno vale do rio Minho, Vizela no vale do rio homónimo, Paredes no vale do rio Sousa e, nomeadamente, Amarante no vale do rio Tâmega, primam por apresentar valores da temperatura muito elevados nesta altura do ano. Tudo localidades inseridas ainda no litoral norte e cujas temperaturas rivalizam com muitas das zonas mais quentes do país.
No meu caso, Paços de Ferreira, por se encontrar num planalto, sendo menos protegido, sofre o efeito não só da altitude (entre 250 mts e 500 mts - zona habitada) como da exposição aos ventos que arrefecem o ambiente.
Chamo a atenção para cidade de Amarante: localiza-se num estreito vale do Tâmega, protegido por zonas montanhosas em praticamente todos os quadrantes. Aí verificam-se constantemente temperaturas elevadas nesta época, bem mais que no Vale do rio Sousa e muito acima das regiões mais litorais do grande Porto. É pena não haver uma estação oficial\amadora com dados desta cidade...
Sigo com:
Temp: 25,0ºC
Hr: 62%
Pressão: 1017 mb