Seguimento Litoral Norte - Julho 2010

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Por aqui, em 90 minutos subida abrupta da temperatura.
Às 7,30 h estavam 20,1º e agora já 30,0º.
Não será alheio a esta subida o factor vento que era inexistente na altura e agora sopra de Leste, pois então...
O IM aponta aqui para a região para uma máxima de 32º.
Oh...oh...A aposta será em quantos graus pecará por defeito esta previsão...
Veremos...

No metar de P.Rubras às 11 UTC ( 12 horas) já 35º.

2010/07/06 11:00
LPPR 061100Z 00000KT CAVOK 35/15 Q1017

Ou seja , já mais 3º que a previsão para a máxima .Mas o vento que era de leste já parou.
Estaremos perto da máxima?
Aqui agora , dos sítios mais quentes de Portugal.
Eternas surpresas da meteorologia , ou especificidades locais?
Talvez ambas...

Apesar do IM falhar na sua previsão, o modelo deles até previu bem esse aumento da temperatura no Porto.

Se não vejamos:

portj.png

Segundo o modelo deles, o ALADIN, às 9h já a linha dos 30ºC envolvia o Porto.
Às 12h o modelo previa no Porto entre 34 e 36ºC.
Às 15h já estarão mais frescos. Na ordem dos 28-30ºC.

No entanto a máxima prevista na previsão descritiva foi de 32ºC.

Boa, boa , André.
...E pronto: quanto a máximas , por aqui estamos conversados (35.8º).
Rotação do vento agora a soprar já de NW e a descida dos valores da temperatura consequente ( agora já 34,1º)...
Mas convenhamos que para P.Rubras foi ( é) uma máxima de respeito...

Boas Tardes!!

Encontro-me na biblioteca da minha escola a estudar para os exames, enfim... :p
Está muito calor, xiça.
Tou todo molhado, parece que tomei banho todo vestuido :sweat:

Há pouco, o termómetro da farmácia, que costuma ser um bocado fiável (pelo menos este, visto que nunca leva com o sol), marcava 33ºC :D

Até já!
'Tou mortinho para saber a máxima lá para minha casa, que fica mais baixa e menos exposta que este sítio. ;)

Boa tarde cheguei agora de leça por la 21 graus por aqui 35,7 graus :shocking:

como e possivel no espaço de 1000 metros a temperatura subir 10 graus visto que em leça registava 21 e no porto de leixoes junto ao norteshoping registava 31 graus?!?!

Boas tardes,

por aqui mais um dia quente com céu limpo, o vento Leste que soprou toda a manhã por vezes moderado foi regulando uma subida maior da temperatura, quando acalmou e a temperatura subia eis que roda para Oeste/ NW e a temperatura não subiu mais..ficando a máxima nos 33.7ºc ( 13:24h)

Neste momento

temp:32.7ºc

Vento: NNW:7 Km/h

Pressão: 1014.3 hpa

Humidade:37%

Boa tarde,

Registei hoje a máxima do ano e também máxima absoluta da minha estação:

37,4ºC

A temperatura por aqui subiu constantemente até atingir a máxima, pelas 14:00. Depois, o vento rodou repentinamente para Oeste e a temperatura deu um trambolhão de 5ºC, para uns ainda respeitosos 32ºC.

Agora, pelas 18:38 sigo a ainda com 32,5ºC.

A mínima foi tropical, de 21,6ºC.

Boa tarde cheguei agora de leça por la 21 graus por aqui 35,7 graus :shocking:

como e possivel no espaço de 1000 metros a temperatura subir 10 graus visto que em leça registava 21 e no porto de leixoes junto ao norteshoping registava 31 graus?!?!

Tanto é possível como ainda ontem eu experimentei o mesmo (vê os posts de ontem dia 5).
Aqui há uns anos Vinha eu da Maia para Leça da Palmeira. Na zona da Maia estavam precisamente 34ºC. Quando cheguei à estrada marginal da praia de Leça estavam...16ºC!
(ressalvo sempre o tipo de sensor - automóvel - e sempre em movimento)
Outro dado...Também há uns anos atrás saí de paredes para Amarante. Em Paredes o sensor acusava 24,5ºC. Em Amarante o sensor chegou aos 38,5ºC.
São diferenças por vezes negligenciadas mas perfeitamente possíveis no nosso território.;)

Boas ,

mais uma noite sufocante, ainda 29.2ºc a esta hora,tudo muito parado e abafado, nem uma leve aragem corre...:sweat:

Humidade: 43 %

Pressão: 1013.9 hpa

Pessoal avisto grande incêndio para a zona da Petrogal em Leça da Palmeira, inclusivé avista-se o clarão do fogo em baixo...

alguém dessa zona pode confirmar o que se passa?

Foto de há momentos ( 5 minutos atrás) tirada de minha casa para Oeste com muito zoom:

leca.jpg

:huh:

Pessoal avisto grande incêndio para a zona da Petrogal em Leça da Palmeira, inclusivé avista-se o clarão do fogo em baixo...

alguém dessa zona pode confirmar o que se passa?

Foto de há momentos ( 5 minutos atrás) tirada de minha casa para Oeste com muito zoom:

:huh:

Avisto daqui de casa essa mesma imagem....