Bom dia
Na passada Sexta-feira à tarde, fui, com o nosso colega Estação SP, até Anadia, para fazer manutenção na EMA/parque meteo da respectiva cidade.
(...)
Acções realizadas:
Efectuou-se o corte da erva com foicinhas, resultando naquele monte de erva que se pode ver na foto, e pondo a descoberto o termómetro de superfície que se encontrava completamente camuflado no meio do "mato". Uma tardada a foicinhar erva.
Fez-se uma limpeza, embora não se apresentasse muito sujo, ao udómetro e também se nivelou o mesmo, tendo resultado todo este processo numa contagem de 0,3mm de falsa "precipitação".
Limpou-se o RS do termohigrómetro, o típico varrer do pó com a trincha, embora o RS está mesmo a pedir para ser mergulhado num balde com água e sabão para limpar o verdete e o lixo que tem lá para dentro. Fica para a próxima manutenção.
Lavou-se, com um pano húmido, o piranómetro (cúpula de vidro e o escudo de radiação), os painéis solares e o RS da unidade central.
Bom dia
Na passada Sexta-feira à tarde, fui, com o nosso colega Estação SP, até Anadia, para fazer manutenção na EMA/parque meteo da respectiva cidade.
Boa iniciativa de voluntariado.
Assim dá para perceber, o porquê da falta de dados de algumas estações do IPMA.
Esperemos assim que a estação comece a debitar dados mais fiáveis.
Deve haver ainda mais "algumas" estações nessas condições deficientes.
Bom dia a todos
Bom trabalho que os dois fizeram.
Quando eu conheci a RUEMA de Luzim-Penafiel o cenário era "dantesco". Impressionante a altura do ervado que praticamente tapava o sensor termo-higrómetro e as videiras que alastravam ao udómetro e zonas adjacentes.
Por acaso é bem lembrado: tenho de lá voltar proximamente para ver se as ervas voltaram a crescer no final de primavera\início de verão, que com sol e chuva devem ter condiçoes excelentes para "treparem" por aí acima...
A semana passada andaram a cortar a erva no campo ao lado da EMA, onde antes existia uma vinha (visível nessa imagem de satélite), e recentemente instalaram uns painéis solares perto da estação, talvez tenham limpo aquela zona.Obrigado.
Por acaso, outra que deve estar a precisar de um bom corte de erva, caso ainda ninguém o tenha feito, é a ema de Bencanta, em Coimbra. Por causa disso, da última vez que lá fui, parti um termómetro de solo, daqueles que pertencem à observação clássica. A dirigir-me para a unidade central da automática, pus-lhe o pé em cima e dei logo por ele. Era completamente impossível vê-lo lá. A erva estava mesmo muito compacta. Estava a pensar fazer uma visita a essa ema da próxima vez. Talvez tente contactar os colegas aqui do fórum da zona de Coimbra a ver se podem lá passar para dizer como é que está aquilo.
E seguir a imagem de satélite para ver onde pôr os pés e onde cortar primeiro: http://goo.gl/maps/6o6fb