Seguimento Litoral Norte - Julho 2014

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Há pouco a norte:

ma2y2ety.jpg

Boas,

por aqui céu muito nublado e algum vento de Oeste, 18.6 ºc actuais, o acumulado mantêm-se nos 24.6 mm :rain:

Foto que fiz há poucos minutos, uma longa exposição diurna de 10 segundos, registando o movimento das nuvens, para testar um filtro ND de 10 stops na Canon Eos 6d :

PgZJMVI.jpg

Cá fica mais uma longa exposição diurna feita há minutos, os mesmos 10 segundos, mas desta vez já com algum sol:

azJUp2I.jpg

Filtro Lee Big Stopper 10 stops + Canon 17-40 L + Canon Eos 6d

Bom filtro, recomendo!:thumbsup:

Sigo com 18.5 ºc actuais.

Bom dia

Na passada Sexta-feira à tarde, fui, com o nosso colega Estação SP, até Anadia, para fazer manutenção na EMA/parque meteo da respectiva cidade.

Este era o aspecto que o parque meteorológico tinha antes da nossa intervenção (em boa verdade, já tinha começado a cortar um pouco à entrada. Depois é que me lembrei que era melhor tirar fotos para documentar)

14509232129_55f3c46d5c_c.jpg

14509218200_ed650c604a_c.jpg

E, já de noite (≈22:05), após terminar os trabalhos, as possíveis fotos com a ajuda da iluminação do carro, do resultado final da intervenção no parque meteo/ema

14715770763_84bc089abb_c.jpg

14692724261_5aec784971_c.jpg

14509251848_69cd613a54_c.jpg

As que se seguem foram tiradas pelo colega Estação SP

14509249449_e79975d9c9_c.jpg

14692726491_3017a9ed4d_c.jpg

14693506394_bb613e72fd_c.jpg

Acções realizadas:

-> Efectuou-se o corte da erva com foicinhas, resultando naquele monte de erva que se pode ver na foto, e pondo a descoberto o termómetro de superfície que se encontrava completamente camuflado no meio do "mato". Uma tardada a foicinhar erva. :D
-> Fez-se uma limpeza, embora não se apresentasse muito sujo, ao udómetro e também se nivelou o mesmo, tendo resultado todo este processo numa contagem de 0,3mm de falsa "precipitação".
-> Limpou-se o RS do termohigrómetro, o típico varrer do pó com a trincha, embora o RS está mesmo a pedir para ser mergulhado num balde com água e sabão para limpar o verdete e o lixo que tem lá para dentro. Fica para a próxima manutenção.
-> Lavou-se, com um pano húmido, o piranómetro (cúpula de vidro e o escudo de radiação), os painéis solares e o RS da unidade central.

Bom dia

Na passada Sexta-feira à tarde, fui, com o nosso colega Estação SP, até Anadia, para fazer manutenção na EMA/parque meteo da respectiva cidade.

(...)

Acções realizadas:

-> Efectuou-se o corte da erva com foicinhas, resultando naquele monte de erva que se pode ver na foto, e pondo a descoberto o termómetro de superfície que se encontrava completamente camuflado no meio do "mato". Uma tardada a foicinhar erva. :D
-> Fez-se uma limpeza, embora não se apresentasse muito sujo, ao udómetro e também se nivelou o mesmo, tendo resultado todo este processo numa contagem de 0,3mm de falsa "precipitação".
-> Limpou-se o RS do termohigrómetro, o típico varrer do pó com a trincha, embora o RS está mesmo a pedir para ser mergulhado num balde com água e sabão para limpar o verdete e o lixo que tem lá para dentro. Fica para a próxima manutenção.
-> Lavou-se, com um pano húmido, o piranómetro (cúpula de vidro e o escudo de radiação), os painéis solares e o RS da unidade central.

Boa iniciativa de voluntariado. :thumbsup:
Assim dá para perceber, o porquê da falta de dados de algumas estações do IPMA.
Esperemos assim que a estação comece a debitar dados mais fiáveis.
Deve haver ainda mais "algumas" estações nessas condições deficientes.

Bom dia

Bom dia a todos:)

Bom trabalho que os dois fizeram.
Quando eu conheci a RUEMA de Luzim-Penafiel o cenário era "dantesco". Impressionante a altura do ervado que praticamente tapava o sensor termo-higrómetro e as videiras que alastravam ao udómetro e zonas adjacentes.
Por acaso é bem lembrado: tenho de lá voltar proximamente para ver se as ervas voltaram a crescer no final de primavera\início de verão, que com sol e chuva devem ter condiçoes excelentes para "treparem" por aí acima...:D

Dito isto, o dia de hoje começou com aguaceiros por vezes moderados e agora o céu encontra-se muito nublado (aprox. 6-7 octas ou 6 a 7 oitavos do céu encoberto).
O vento sopra fraco a moderado.
O acumulado do dia é de 5,3 mm.
Ontem o acumulado foi bem superior: 26,2 mm
.
Temos então um mês húmido. Veremos o que nos traz o resto do mês.
Ao que parece, ao contrário do previsto há 2 dias, as temperaturas sobem nos próximos 2 dias e depois baixam um pouco ao longo da semana. Calor, calor nao estará, mas deverá estar agradável...:thumbsup:

Tatual: 20,8ºC
Hr: 75%​

• Gosto
Reactions: StormRic
Boa iniciativa de voluntariado. :thumbsup:
Assim dá para perceber, o porquê da falta de dados de algumas estações do IPMA.
Esperemos assim que a estação comece a debitar dados mais fiáveis.
Deve haver ainda mais "algumas" estações nessas condições deficientes.

Obrigado.
Por acaso, outra que deve estar a precisar de um bom corte de erva, caso ainda ninguém o tenha feito, é a ema de Bencanta, em Coimbra. Por causa disso, da última vez que lá fui, parti um termómetro de solo, daqueles que pertencem à observação clássica. A dirigir-me para a unidade central da automática, pus-lhe o pé em cima e dei logo por ele. Era completamente impossível vê-lo lá. A erva estava mesmo muito compacta. Estava a pensar fazer uma visita a essa ema da próxima vez. Talvez tente contactar os colegas aqui do fórum da zona de Coimbra a ver se podem lá passar para dizer como é que está aquilo.
E seguir a imagem de satélite para ver onde pôr os pés e onde cortar primeiro: -> http://goo.gl/maps/6o6fb

Bom dia a todos:)

Bom trabalho que os dois fizeram.
Quando eu conheci a RUEMA de Luzim-Penafiel o cenário era "dantesco". Impressionante a altura do ervado que praticamente tapava o sensor termo-higrómetro e as videiras que alastravam ao udómetro e zonas adjacentes.
Por acaso é bem lembrado: tenho de lá voltar proximamente para ver se as ervas voltaram a crescer no final de primavera\início de verão, que com sol e chuva devem ter condiçoes excelentes para "treparem" por aí acima...:D

Obrigado.
Pois, é uma boa ideia ires lá dar uma volta e ver. Como dizes, temos tido condições óptimas, principalmente aqui na região norte, para a erva proliferar.

····························

A varanda segue quentinha com 24,0°C (Tin - Tout ≈ 1°C -> sensor auriol igualou a interior à exterior :p). O ar está um pouco abafado (HR elevada + T elevada)

Obrigado.
Por acaso, outra que deve estar a precisar de um bom corte de erva, caso ainda ninguém o tenha feito, é a ema de Bencanta, em Coimbra. Por causa disso, da última vez que lá fui, parti um termómetro de solo, daqueles que pertencem à observação clássica. A dirigir-me para a unidade central da automática, pus-lhe o pé em cima e dei logo por ele. Era completamente impossível vê-lo lá. A erva estava mesmo muito compacta. Estava a pensar fazer uma visita a essa ema da próxima vez. Talvez tente contactar os colegas aqui do fórum da zona de Coimbra a ver se podem lá passar para dizer como é que está aquilo.
E seguir a imagem de satélite para ver onde pôr os pés e onde cortar primeiro: -> http://goo.gl/maps/6o6fb
A semana passada andaram a cortar a erva no campo ao lado da EMA, onde antes existia uma vinha (visível nessa imagem de satélite), e recentemente instalaram uns painéis solares perto da estação, talvez tenham limpo aquela zona.
Quando passo por lá vou pela via rápida, por isso não dá para ver bem como está a EMA.
O ideal seria alguém da escola superior agrária fazer a manutenção, pois têm acesso facilitado e conhecem bem o local.

A máxima até agora já vai para o quentinho, considerando a hora em que se deu: 24,2C às 10:26 segundo o isep. No mapa do ipma a estação de S. Gens já volta a aparecer, com a marca de 23,5C às 9:00, e uma máxima de 23,8C provavelmente depois disso. Marca actual de 22,1C segundo o isep.

Aqui eu não senti calor na rua mas não andei ao sol, estava um vento agradável e fresco por volta das 10:00. Já agora gostaria de perguntar se alguém sabe onde fica a estação de S. Gens, porque se calhar é mesmo muito perto de onde eu moro, se coincidir com uma das ruas de nome idêntico/similar da Senhora da Hora. Perto, de qualquer das formas, deve ser. :)

Bonito cenário com o nevoeiro a subir o Rio Douro!

Corre uma brisa fresquinha e cheira a mar..:cool: