Seguimento Litoral Norte - Julho 2014

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Este evento foi especialmente sensível à altitude.

Ainda há pouco desci do Sameiro e chovia moderadamente e cá em baixo, à voltados 150m era apenas uma chuva miúda molha tolos.

Imagino então nas serras altas que o efeito orográfico tivesse sido marcante.

Aqui na funda dos vales, 20mm acumulados agora que parece ter parado a chuva. Passaremos a pequenos regimes de aguaceiros durante a tarde.

E depois... vem a secura do estio!

O céu já apresenta boas abertas e um bonito azul profundo:

foto que fiz há momentos, ando a testar os 17 mm na Canon Eos 6d, daí a perspectiva exagerada :D

WawQQOT.jpg

Sigo com 19.1 ºc , temperatura agradável.

O acumulado está nos 23.2 mm

Bom fim de tarde.

Este evento foi mais uma prova de que a meteorologia pode ser interessante, "provocadora" (agitadora até...), imprevisível.
Por aqui o acumulado foi de 27,8 mm no dia de hoje a que se junta mais 1,0 mm ontem.
Para um dia de julho, é muito bom, chuva estratiforme.
Como habitual, também, a zona da Peneda-Gerês a apresentar excelentes acumulados em poucas horas.
Para quem se queixava de termos um verão "raquítico", eis que o mesmo verão nos traz água em abundância a este litoral norte. Porque no verão não há só calor e seca, há também a "magia" do litoral norte para nós amantes da meteorologia.:w00t:
Relembro que mesmo mais para a frente são possíveis episódios destes - o exemplo é o que referiu o André num episódio de julho de 2009, entre os dias 22 e 23. Bem mais dentro do verão...

Neste momento as abertas deixam o sol brilhar timidamente (o sol já anda baixo), o céu vai ficando pouco nublado, mas ainda com nebulosidade alta presente e do tipo médio já um pouco ao longe.
O vento sopra fraco a moderado de O.

Tatual: 17,5ºC
Hr: 71%​

A todos uma excelente semana de veraneio e bom resto de domingo.

• Gosto
Reactions: Névoa e StormRic
Boas :)

O dia aqui esteve meio cinzento, mas neste momento o céu encontra-se apenas com algumas nuvens.
Amanhã rumo a Apúlia, Esposende, para 10 dias de trabalho. O S.Pedro vai ser meu amigo mas veremos se não vou levar com muita nortada :D

Por agora levo 19.3ºC e vento fraco.

• Gosto
Reactions: Aristocrata
Bom dia,

chuva fraca por aqui :rain:

15.5 ºc actuais

Bom dia, é de salientar a neblosidade existente da parte da manhã no litoral, quase pensei que fosse chover como aconteceu mais a Norte no Porto.

É de realçar também a presistência da Nortada com rajadas moderadas...

E 22ºC dentro de casa.

Boa tarde,
Dados atuais:
- Leixões : 18,8ºC e hr 67% vento NNO
- Isep : 25,2ºC e hr 47% vento ENE
- Canelas : 24,4ºC e Hr 45 vento NE

Estou junto estacao litoral da aguda por aqui o vento estava de E/NE mas rodou para NO ! Está uma nortada daquelas...

É pena os teus dados não estarem a ser enviados para o wunderground , nem saber os dados daqui na estação litoral da aguda para verificar a velocidade do vento . Por aqui a partir das 12h levantou uma nortada bastante forte!

Eu sei que é uma pena os dados não estarem a ser enviados para o wunderground, mas nos últimos 5 meses construíram em frente( lado Norte) e de lado(lado Noroeste e Oeste) um prédio de 4 andares o que faz com que os dados da direção do vento e velocidade do vento não sejam reais e por isso a estação meteorológica não tem estado online.
Espero que a casa esteja concluída daqui a 1 mês para eu poder falar com o proprietário do prédio a ver se o convenço a colocar lá a minha estação meteorológica. Eu já falei com o proprietário do prédio antes e ele disse-me que sim, agora espero que futuramente ele não mude de ideias.
Se a estação for para o terraço do prédio, neste caso o telhado ficará a 12 metros do solo e a uma altitude de 28 metros. Mais tarde espero instalar uma webcam HD com vista para o mar.

Deixo aqui o meu tópico onde estão as fotografias do prédio que construíram.
http://www.meteopt.com/forum/instrumentos-meteorologicos/em-davis-vantage-vue-em-espinho-6591.html

Boas tardes,

por aqui dia quente com máxima de 29.0 ºc ( mínima de 17.7ºc )

Neste momento 27.3 ºc com vento já de NW em geral fraco.